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Maria Yolanda Monteiro
CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Supervisora: Lilian Lopes Martin da
Silva Resumo: A presente pesquisa de pós
doutoramento procurou realizar a articulação entre
algumas contribuições dos estudos lingüísticos
com pesquisas sobre a área de alfabetização
e os cursos de formação inicial e continuada de
professores. Foi desenvolvida no âmbito de um curso de
formação continuada, oferecido pela Secretaria de
Educação do Estado de São Paulo, “Teia
do Saber”, em 2007, e operacionalizado pela Faculdade de
Ciências e Letras – Campus de Araraquara – SP –
UNESP. Envolveu 20 professoras efetivas e 05 eventuais, que atuam
nas séries iniciais do Ensino Fundamental na rede pública
do Estado de São Paulo, em escolas da região de
Araraquara, com média de oito anos e meio de docência.
O estudo visou à identificação das
dificuldades de leitura e escrita consideradas mais graves pelas
professoras, quando trabalham com seus alunos determinadas
especificidades da língua, como a articulação
do nível da escrita e o nível da leitura de cada
criança, o uso das características dos vários
gêneros discursivos na linguagem oral e escrita, a produção
de textos coesos e coerentes, aplicando regularidades e
irregularidades ortográficas do sistema de
escrita. Trabalho integral - clique aqui |