Maria Yolanda Monteiro

CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Supervisora: Lilian Lopes Martin da Silva
Pós-Doutorado
Início: 2007
Conclusão: 2008

Resumo: A presente pesquisa de pós doutoramento procurou realizar a articulação entre algumas contribuições dos estudos lingüísticos com pesquisas sobre a área de alfabetização e os cursos de formação inicial e continuada de professores. Foi desenvolvida no âmbito de um curso de formação continuada, oferecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, “Teia do Saber”, em 2007, e operacionalizado pela Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara – SP – UNESP. Envolveu 20 professoras efetivas e 05 eventuais, que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental na rede pública do Estado de São Paulo, em escolas da região de Araraquara, com média de oito anos e meio de docência. O estudo visou à identificação das dificuldades de leitura e escrita consideradas mais graves pelas professoras, quando trabalham com seus alunos determinadas especificidades da língua, como a articulação do nível da escrita e o nível da leitura de cada criança, o uso das características dos vários gêneros discursivos na linguagem oral e escrita, a produção de textos coesos e coerentes, aplicando regularidades e irregularidades ortográficas do sistema de escrita.
Palavras-Chave: formação de professores – alfabetização – dificuldades de leitura/escrita.

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