Orientadora:
Norma Sandra de Almeida Ferreira
Dissertação de Mestrado – Educação
Conclusão: agosto/2013
Resumo: Esta
pesquisa teve como objetivo levantar e
trazer para discussão e análise as
relações estabelecidas com a linguagem
escrita por crianças em anos finais de
alfabetização, buscando compreender os
movimentos discursivos construídos em
cada resposta, considerando as condições
de produção que as configuraram:
crianças em anos finais de
alfabetização,respondendo a uma questão
da “Prova Campinas-2008” – uma avaliação
institucional Municipal cujas questões
exigiam respostas dissertativas. Para
analisar as respostas que compõem o
corpus constituído por 187 produções
escritas – das quais 21 foram
selecionadas para compor o texto -,
recorremos à perspectiva enunciativa da
linguagem (BAKHTIN, 2010a), considerando
os três elementos que compõem o
enunciado – conteúdo temático,
construção composicional e estilo.
Algumas questões nortearam a leitura das
respostas dos alunos: Para quem
escrevem? Como escrevem? Sobre o que
escrevem? Percebemos que a eleição de
diferentes interlocutores em cada
produção escrita foi o que nos forneceu
mais elementos para interrogar e
compreender o trabalho exercido sobre e
com a linguagem por cada aluno de forma
particular. Neste estudo, preocupamo-nos
ainda em observar indícios de leituras
(PIMENTEL, 1998; CUNHA, 2009) que
pudessem nos indicar elementos dos quais
as crianças se utilizaram para compor
seus textos: leituras de outros textos,
leituras de mundo, leituras mais
“escolarizadas” ou não. A pesquisa
ancora-se, fundamentalmente, nos
referenciais que estudam e interpretam a
leitura e a escrita como práticas
culturais, cotidianas, históricas (CHARTIER,
1990; CERTEAU, 2012; GINZBURG, 2001) e
nos estudos no campo da linguagem
(BAKHTIN, 2010a, 2010b; SMOLKA, 2008;
GERALDI, 1997, 2011).
Palavras-chave: práticas de
escrita, discurso, linguagem, leituras.
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