LETRAMENTO EM LIBRAS NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE: A ESCRITA VISUAL NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO

Orientadora:  Heloisa Andréia de Matos Lins
Tese de Doutorado
Data de inicio: março de 2016

Resumo: O presente projeto de doutorado, através de pesquisa aplicada à educação cuja abordagem é qualitativa, tem por objetivo registrar o ensino de uma escrita visual própria para a Libras, destinando-se a abranger um grupo de crianças surdas inseridas em uma escola bilíngue para surdos registrando o processo por um período de dois anos e meio. A proposta de ensino pretende ser compatível com a educação bilíngue, utilizando a tecnologia da escrita como possibilidade para aquisição do conhecimento. O referencial teórico-metodológico que norteará a pesquisa, compatível com a perspectiva sócio-histórica de investigação, será pautado nas obras de Vigotski (1998a, 1998b e 2000), pois tal referencial auxilia refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem da escrita. São três as questões que nortearão a pesquisa: 1) Quais são as etapas do processo de aquisição de uma escrita em sinais por crianças surdas sinalizadoras de Libras na fase inicial de escolarização?; 2) Quais os usos e registros efetuados em escrita de sinais?; 3) A tecnologia da escrita na própria língua contribui afetivamente (no sentido de afetar, mobilizar o sujeito e também no sentido psicológico de identificação afetiva) para o momento da aprendizagem? O objetivo geral deste projeto de pesquisa é o de contribuir para os Estudos Surdos em Educação no Brasil e os específicos são: a) registrar o processo de aquisição de um letramento natural através do ensino da escrita em Libras para um grupo de crianças surdas sinalizadoras de Libras visando identificar mecanismos e singularidades envolvidos na aquisição de língua natural em sua gênese, nesta circunstância específica; b) avaliar os usos que os sujeitos da investigação fazem de tal conhecimento. A metodologia de coleta e análise dos dados será embasada na obra de Bogdan e Biklen (1994).
Palavras-chave: Signwriting – Educação Bilíngue – Libras escrita