LETRAMENTO EM
LIBRAS NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE: A ESCRITA
VISUAL NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE
CONHECIMENTO
Orientadora: Heloisa Andréia de
Matos Lins
Tese de Doutorado
Data de inicio: março de 2016
Resumo: O
presente projeto de doutorado, através
de pesquisa aplicada à educação cuja
abordagem é qualitativa, tem por
objetivo registrar o ensino de uma
escrita visual própria para a Libras,
destinando-se a abranger um grupo de
crianças surdas inseridas em uma escola
bilíngue para surdos registrando o
processo por um período de dois anos e
meio. A proposta de ensino pretende ser
compatível com a educação bilíngue,
utilizando a tecnologia da escrita como
possibilidade para aquisição do
conhecimento. O referencial
teórico-metodológico que norteará a
pesquisa, compatível com a perspectiva
sócio-histórica de investigação, será
pautado nas obras de Vigotski (1998a,
1998b e 2000), pois tal referencial
auxilia refletir sobre o processo de
ensino e aprendizagem da escrita. São
três as questões que nortearão a
pesquisa: 1) Quais são as etapas do
processo de aquisição de uma escrita em
sinais por crianças surdas sinalizadoras
de Libras na fase inicial de
escolarização?; 2) Quais os usos e
registros efetuados em escrita de
sinais?; 3) A tecnologia da escrita na
própria língua contribui afetivamente
(no sentido de afetar, mobilizar o
sujeito e também no sentido psicológico
de identificação afetiva) para o momento
da aprendizagem? O objetivo geral deste
projeto de pesquisa é o de contribuir
para os Estudos Surdos em Educação no
Brasil e os específicos são: a)
registrar o processo de aquisição de um
letramento natural através do ensino da
escrita em Libras para um grupo de
crianças surdas sinalizadoras de Libras
visando identificar mecanismos e
singularidades envolvidos na aquisição
de língua natural em sua gênese, nesta
circunstância específica; b) avaliar os
usos que os sujeitos da investigação
fazem de tal conhecimento. A metodologia
de coleta e análise dos dados será
embasada na obra de Bogdan e Biklen
(1994).
Palavras-chave: Signwriting –
Educação Bilíngue – Libras escrita
|