O ABZ do Ziraldo

Orientador: Profª Dr.ª Norma Sandra de Almeida Ferreira
Trabalho de Conclusão de Curso
Conclusão: dezembro/2008

Resumo: Do interesse pelos livros, como leitora, passei a buscar nos livros de Ziraldo, o meu objeto de investigação. Como eu poderia ter uma leitura dessas obras com o olhar de uma educadora? Como essa produção de Ziraldo dialogaria com minhas inquietações ligadas ao mundo da escola? A Coleção ABZ reunida em um único livro lançado em 2003 em sua 1ª edição traz vinte e seis histórias, uma para cada letra do alfabeto. O objetivo dessa pesquisa foi conhecer e estudar esta Coleção como uma produção que circula no ambiente escolar, buscando verificar e indagar sobre a imagem de leitor pressuposto e de literatura infantis inscritas nessa obra. Para conhecer a atualidade da recepção dessa obra, foi feita uma pesquisa de campo nas bibliotecas e sebos na cidade de Sumaré-SP, identificando ou não a presença dos livros. Também foi feita uma pesquisa bibliográfica on-line nos sites das bibliotecas das Universidades Públicas Paulistas, UNICAMP, USP e UNESP das produções acadêmicas acerca de Ziraldo nos sites: http://www.sbu.unicamp.br  da UNICAMP, http://bibliotecas-cruesp.usp.br/unibibliweb  da UNESP e http://www.usp.br/sibi/  da USP, com o intuito de conhecer o quê e como esse autor já foi objeto de investigação e estudo. As produções acadêmicas encontradas abordaram diferentes obras de Ziraldo, em também distintas abordagens teórico-metodológicas, com objetivos bastante diversos entre si. A análise da obra propriamente dita - o "ABZ do Ziraldo" – explorou o enredo, a ilustração, a linguagem, a intertextualidade e intenção pedagógica ou literária da Coleção tendo como foco o leitor pressuposto para ela. Ziraldo usa da intertextualidade como um recurso para atrair seus leitores para a obra. Tal estratégia pode instigar o leitor a pesquisar sobre os mais variados temas e o colocam em um mundo cultural em que literatura e outras artes dialogam.