PLURALIDADE CULTURAL, LEITURA E LINGUAGEM NA FORMAÇÃO DOCENTE

Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
Pós-Doutorado
Início: Agosto/2010

Resumo: Esta pesquisa tem como tema o desenvolvimento da leitura, da oralidade e da escrita nas escolas ribeirinhas do município de Porto Velho/RO, envolvendo todo o processo discursivo na relação do aluno com as atividades de letramento como lugar privilegiado na constituição do sujeito. Propiciar aos alunos a aprendizagem da aceitação às diferenças, reconhecendo que existem indivíduos e grupos que são diferentes entre si, mas que possuem direitos correlatos. Discute-se também mecanismos para a superação das relações opressoras e preconceituosas que se estabelecem no âmbito da escola e que fortalecem a solidariedade, a inclusão e o respeito pela diversidade. Ainda: a) Investiga a ação pedagógica do professor e das suas relações com o aluno nas atividades de letramento, leitura, lúdico e cultura ribeirinha, verificando se as escolas atendem o previsto no Currículo Nacional do Ensino Básico, no que diz respeito às Competências Essenciais: Compreensão e Expressão Oral; Leitura, Expressão Escrita e Conhecimento Explícito, proporcionando acesso ao letramento e ao desenvolvimento das habilidades e competências em Língua Portuguesa: ouvir, falar, ler, escrever e refletir; b) Incentiva a prática da produção textual e da reescrita de texto em sala de aula, a fim de proceder à análise lingüística, verificando que gêneros textuais os alunos utilizam com mais frequência em práticas orais e escritas em sala de aula; c) Registra e armazenar dados culturais das comunidades pesquisadas, catalogando o vocabulário característico da comunidade, assim como sua cultura; d) Analisa os livros didáticos e/ou cartilhas utilizados nas séries pesquisadas, buscando aspectos ideológicos, gráficos, linguísticos e de conteúdo.