- PLURALIDADE CULTURAL, LEITURA E
LINGUAGEM NA FORMAÇÃO DOCENTE
Orientador: Ezequiel Theodoro
da Silva
Pós-Doutorado
Início: Agosto/2010
Resumo: Esta
pesquisa tem como tema o desenvolvimento
da leitura, da oralidade e da escrita
nas escolas ribeirinhas do município de
Porto Velho/RO, envolvendo todo o
processo discursivo na relação do aluno
com as atividades de letramento como
lugar privilegiado na constituição do
sujeito. Propiciar aos alunos a
aprendizagem da aceitação às diferenças,
reconhecendo que existem indivíduos e
grupos que são diferentes entre si, mas
que possuem direitos correlatos.
Discute-se também mecanismos para a
superação das relações opressoras e
preconceituosas que se estabelecem no
âmbito da escola e que fortalecem a
solidariedade, a inclusão e o respeito
pela diversidade. Ainda: a) Investiga a
ação pedagógica do professor e das suas
relações com o aluno nas atividades de
letramento, leitura, lúdico e cultura
ribeirinha, verificando se as escolas
atendem o previsto no Currículo Nacional
do Ensino Básico, no que diz respeito às
Competências Essenciais: Compreensão e
Expressão Oral; Leitura, Expressão
Escrita e Conhecimento Explícito,
proporcionando acesso ao letramento e ao
desenvolvimento das habilidades e
competências em Língua Portuguesa:
ouvir, falar, ler, escrever e refletir;
b) Incentiva a prática da produção
textual e da reescrita de texto em sala
de aula, a fim de proceder à análise
lingüística, verificando que gêneros
textuais os alunos utilizam com mais
frequência em práticas orais e escritas
em sala de aula; c) Registra e armazenar
dados culturais das comunidades
pesquisadas, catalogando o vocabulário
característico da comunidade, assim como
sua cultura; d) Analisa os livros
didáticos e/ou cartilhas utilizados nas
séries pesquisadas, buscando aspectos
ideológicos, gráficos, linguísticos e de
conteúdo.
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