Lázara Nanci de Barros Amâncio

ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA MODELO BARÃO DE MELGAÇO, EM CUIABÁ, MT:
práticas, propostas, ideários pedagógicos e circulação de cartilhas e livros de leitura nas primeiras décadas

Supervisora: Lilian Lopes Martin da Silva
Pós-Doutorado
Início: 2007
Conclusão: 2008

Resumo: Pesquisa realizada em caráter de pós-doutoramento com o objetivo de continuar estudos anteriores realizados em nível de Mestrado e Doutorado em Educação, relacionados com a história da alfabetização no Brasil, focando especialmente o estado de Mato Grosso. Situa-se no referencial das pesquisas qualitativas de fundo histórico, com a intenção de contribuir para a construção de uma historiografia regional. Visa ainda à ampliação do campo de pesquisa da Cultura Escolar, na medida em que o estudo das práticas de leitura e escrita na instituição em pauta não poderá deixar de abordar aspectos organizacionais do ensino primário, na perspectiva de uma escola moderna que se constitui a partir de um ideário de renovação pedagógica defendido por intelectuais e administradores do ensino público, objetivando a formação do cidadão republicano. Os procedimentos metodológicos são os próprios da pesquisa de natureza histórica: localização, reunião,seleção, organização e análise de fontes documentais pertinentes ao objeto em estudo com análise da configuração textual dos documentos que forem definidos como corpus no decorrer da investigação.