CULTURA MIDIÁTICA NA LICENCIATURA EM LETRAS

Orientador: Lílian Lopes Martin da Silva
Tese de doutorado

Resumo: Esta pesquisa procurou compreender como a mídia, articulada ao universo cultural e à formação de professores, se apresentou no currículo da licenciatura em Letras Vernáculas de uma universidade pública durante o período 1995-2002. Ela se desenvolveu com base num estudo de caso, a partir da coleta e análise de informações oficiais em diferentes documentos como currículos, disciplinas, projetos, eventos e capacitações docentes. Além disso, foram feitas entrevistas com professores e egressos do curso. O trabalho está fundamentado nos Estudos Culturais, Teorias de Mídia-Educação e do Currículo, que ajudaram a desenhar um pensamento em que a mídia é refletida a partir do questionamento dos limites entre as culturas, juntamente com uma formação de professores enfocada no âmbito da renovada relação entre teoria e prática. Atravessando todos estes caminhos, surgem as práticas, saberes tornados hegemônicos e silenciados nas licenciaturas. No meio do caminho das Letras, a mídia.

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