O LIVRO DIDÁTICO E A CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO BRASIL

Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
Tese de Doutorado
Data de início: 26/02/2013

Resumo: Este projeto objetiva investigar como as estratégias editoriais presentes no livro didático de literatura brasileira indicam formas de apropriação aos alunos e professores para garantir a consolidação (manutenção) das práticas institucionalizadas da educação literária Pretende-se, portanto, compreender como se estabelecem as relações entre o leitor e os "novos textos literários" que se formam a partir de um considerado original. A representação de processos de leitura oferece um leque de possibilidades de apropriação, como forma de exercício para associar e entender o que se lê ao que se vê, isto é, o mundo ficcional/imaginário ao mundo representado pelo leitor. Por outro lado, vivenciamos uma educação na qual os recursos disponibilizados para fazer a mediação entre o leitor e o referido mundo ficcional/imaginário geralmente atendem a práticas institucionalizadas, as quais não contemplam a gama de leitores de realidades heterogêneas, que se pretende formar. Por isso, tencionamos discutir as concepções de leitura literária presentes nos manuais didáticos selecionados para esta pesquisa, e estratégias editoriais como recortes, fragmentos, figuras, tipo de letra, material impresso, dentre outras, as quais contribuem para a consolidação das práticas institucionalizadas de uma poderosa educação literária. Pesquisadores como Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Bárbara Freitag, Márcia Abreu, Antônio Gomes Batista, Ezequiel Theodoro da Silva, Roxane Rojo e Maria José Coracini, entre outros fundamentam este estudo.
Palavras-chave: Livro didático. Estratégias Editoriais. Educação Literária. Literatura.