O LIVRO DIDÁTICO E
A CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO
BRASIL
Orientador: Ezequiel Theodoro
da Silva
Tese de Doutorado
Data de início: 26/02/2013
Resumo: Este
projeto objetiva investigar como as
estratégias editoriais presentes no
livro didático de literatura brasileira
indicam formas de apropriação aos alunos
e professores para garantir a
consolidação (manutenção) das práticas
institucionalizadas da educação
literária Pretende-se, portanto,
compreender como se estabelecem as
relações entre o leitor e os "novos
textos literários" que se formam a
partir de um considerado original. A
representação de processos de leitura
oferece um leque de possibilidades de
apropriação, como forma de exercício
para associar e entender o que se lê ao
que se vê, isto é, o mundo
ficcional/imaginário ao mundo
representado pelo leitor. Por outro
lado, vivenciamos uma educação na qual
os recursos disponibilizados para fazer
a mediação entre o leitor e o referido
mundo ficcional/imaginário geralmente
atendem a práticas institucionalizadas,
as quais não contemplam a gama de
leitores de realidades heterogêneas, que
se pretende formar. Por isso,
tencionamos discutir as concepções de
leitura literária presentes nos manuais
didáticos selecionados para esta
pesquisa, e estratégias editoriais como
recortes, fragmentos, figuras, tipo de
letra, material impresso, dentre outras,
as quais contribuem para a consolidação
das práticas institucionalizadas de uma
poderosa educação literária.
Pesquisadores como Marisa Lajolo, Regina
Zilberman, Bárbara Freitag, Márcia
Abreu, Antônio Gomes Batista, Ezequiel
Theodoro da Silva, Roxane Rojo e Maria
José Coracini, entre outros fundamentam
este estudo.
Palavras-chave: Livro didático.
Estratégias Editoriais. Educação
Literária. Literatura.
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