ANÁLISE DE PRÁTICAS
E EVENTOS DE LETRAMENTO DIGITAL: GAMES E
SUBJETIVIDADES INFANTIS
Orientadora: Heloísa Andreia
Matos Lins
Data de conclusão: 12/2015
Resumo: Esta
pesquisa teve o objetivo de investigar
as relações estabelecidas entre crianças
de Educação Infantil e seus interesses
midiáticos, as práticas e eventos de
letramento envolvidas na subjetividade
infantil. Para alcançar nossos
objetivos, utilizamos da pesquisa
qualitativa com estudo de caso, buscando
dados em uma escola municipal de
Educação Infantil do município de
Campinas/SP. Nossas idas à escola foram
com o intuito de mapear os interesses
que as crianças possuem pelas mídias,
considerando os dispositivos
tecnológicos e os programas que costumam
assistir, além de considerar as práticas
de letramento apresentadas pelas mídias
atuais. Acreditamos que esse
levantamento de práticas e eventos de
letramento possam nos mostrar quais os
interesses das crianças pelas mídias e
tecnologias, e que esses dados possam
servir como apoio para futuras pesquisas
na área sobre a criação de objetos
digitais de aprendizagem (O.As). Com os
dados obtidos nas idas à escola,
buscaremos analisá-los, afim de
encontrar novas concepções sobre as
culturas infantis e os impactos trazidos
pelas mídias no desenvolvimento e
subjetividade das crianças. Autores como
Belloni (2010) trazem a educação e a
tecnologia como aliados no
desenvolvimento infantil, e levando em
consideração o que as mídias podem
oferecer de lúdico aos pequenos,
relacionamos essa questão com as
concepções trazidas pelos autores da
psicologia, que salientam a importância
e necessidade da brincadeira no
desenvolvimento das crianças. Nos
baseando em autores como Corsaro (1997)
e Graue e Walsh (2003), realizamos a
pesquisa com o desafio de ouvir e
entender o que as crianças tinham a
dizer, desconsiderando os pensamentos
que já possuímos como adultos e entrando
na realidade infantil.
Palavras-chave: mídias, objetos
de aprendizagem, infância,
subjetividade, educação infantil.
Relatório completo:
clique aqui
Biblioteca digital -
LInk -
http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000962388&opt=4