ANÁLISE DE PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTO DIGITAL: GAMES E SUBJETIVIDADES INFANTIS

Orientadora: Heloísa Andreia Matos Lins
Data de conclusão: 12/2015

Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de investigar as relações estabelecidas entre crianças de Educação Infantil e seus interesses midiáticos, as práticas e eventos de letramento envolvidas na subjetividade infantil. Para alcançar nossos objetivos, utilizamos da pesquisa qualitativa com estudo de caso, buscando dados em uma escola municipal de Educação Infantil do município de Campinas/SP. Nossas idas à escola foram com o intuito de mapear os interesses que as crianças possuem pelas mídias, considerando os dispositivos tecnológicos e os programas que costumam assistir, além de considerar as práticas de letramento apresentadas pelas mídias atuais. Acreditamos que esse levantamento de práticas e eventos de letramento possam nos mostrar quais os interesses das crianças pelas mídias e tecnologias, e que esses dados possam servir como apoio para futuras pesquisas na área sobre a criação de objetos digitais de aprendizagem (O.As). Com os dados obtidos nas idas à escola, buscaremos analisá-los, afim de encontrar novas concepções sobre as culturas infantis e os impactos trazidos pelas mídias no desenvolvimento e subjetividade das crianças. Autores como Belloni (2010) trazem a educação e a tecnologia como aliados no desenvolvimento infantil, e levando em consideração o que as mídias podem oferecer de lúdico aos pequenos, relacionamos essa questão com as concepções trazidas pelos autores da psicologia, que salientam a importância e necessidade da brincadeira no desenvolvimento das crianças. Nos baseando em autores como Corsaro (1997) e Graue e Walsh (2003), realizamos a pesquisa com o desafio de ouvir e entender o que as crianças tinham a dizer, desconsiderando os pensamentos que já possuímos como adultos e entrando na realidade infantil.
Palavras-chave: mídias, objetos de aprendizagem, infância, subjetividade, educação infantil.

Relatório completo: clique aqui

Biblioteca digital - LInk - http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000962388&opt=4