Patrícia Andréa Gurgeira

WALMIR AYALA E SUAS AVENTURAS DO ABC

Orientadora: Profª Drª Norma Sandra de Almeida Ferreira.
Trabalho de Conclusão de Curso
Concluído em 2007

Resumo: È sabido que a produção literária voltada para o público infantil manteve sempre uma estreita ligação com a escola, já que esta se tornou responsável por habilitar a criança para a leitura de obras impressas. Assim, a literatura, ao longo do tempo, necessitou promover e estimular a ação da escola como condição de sua própria circulação e permanência enquanto gênero. Muitos escritores de literatura infantil optaram por atender a essa demanda escolar. Eles vêm seguindo diversos caminhos, mesclando sua atividade literária à didática, na tentativa de não atender somente às exigências da escola. Dentre a vasta produção literária voltada para o público infantil escolar, escolhemos a obra “Aventuras do ABC” de Walmir Ayala. Apesar da quantidade de livros publicados por este autor, especialmente os de literatura infantil, sua produção continuou desconhecida nos meios acadêmicos. Tentamos investigar de que maneira a obra escolhida se relaciona com a escola, com que objetivos e a partir de quais concepções a respeito do seu público leitor, da alfabetização e de literatura para crianças, buscando colaborar para um maior conhecimento dessa produção literária voltada para a instituição escolar. Colocamos, dessa forma, as seguintes questões de pesquisa: Que materialidade assume a quarta edição do livro “Aventuras do ABC”? Qual a concepção de alfabetização, de literatura infantil e de leitor que o livro apresenta? Quais os objetivos a que essa obra se propõe? Os objetivos descritos na quarta-capa do livro se concretizam efetivamente? Para responder a estas questões, decidimos realizar uma análise qualitativa, utilizando o método “estudo de caso”, já que este método de pesquisa permite a descoberta pelo detalhamento de aspectos do objeto investigado, produzindo sentidos e aproximações às nossas indagações. Buscamos ainda situar esta obra em seu contexto histórico particular, na tentativa de nos aproximarmos do debate teórico atual sobre os temas: alfabetização, educação do leitor e literatura infantil. Por fim, a partir de nossa análise, percebemos que esta obra, além de ser construída por textos que partem do princípio alfabetizador que orienta a edição, matiza um uso particular e singular da linguagem. Sua linguagem predominantemente literária propõe prender a atenção do leitor, incitar a imaginação, cativá-lo. Ela concretiza seus objetivos pedagógicos – auxiliar na aquisição inicial da leitura - de maneira lúdica, divertida, dinâmica para o leitor. Mais do que isto, ela sugere uma educação do leitor, contribui para adentrar a criança ao universo literário e torná-la assídua de sua produção, em seus momentos de lazer e entretenimento.