PSICOLOGIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA:
O PROCESSO DE REFLEXÃO DE UMA PROFESSORA
Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
Tese de Doutorado
Resumo: Este trabalho analisa a relação Psicologia e Prática Pedagógica a partir do processo reflexivo de uma professora. Define-se como um estudo qualitativo de caso que se utilizou de vídeo-gravações de aulas que foram editadas e submetidas à reflexão da professora protagonista, em sessões posteriores gravadas em áudio (Autoscopia). Estratégias auxiliares como entrevistas, depoimentos e Diário de Campo também foram utilizadas. Dos dados verbais emergiram os seguintes referenciais: Gestalt, Humanismo, Vygotsky, Bruner, Ausubel, Piaget, Wallon e Comportamentalismo, os quais foram analisados numa abordagem indiciária que confrontou os pressupostos teóricos, a prática e o contexto educacionais, identificando-se como características da psicologia educacional da professora o eixo em torno do ensino/ trabalho docente; a peculiaridade da relação teoria-prática que rompe com sistemas teórico-práticos fechados, concebendo importância na pluralidade de contribuições da Psicologia para a Educação e o modo de funcionamento inter-teórico que admite circulação de conceitos e a transferência de esquemas cognitivos entre os referenciais.
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