FORMAÇÃO DOCENTE E
O CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL
Orientadora: Lilian Lopes
Martin da Silva
Tese de Doutorado
Data de inicio: março de 2016
Resumo: O
presente projeto propõe a construção de
uma pesquisa sobre formação docente no
Brasil, na perspectiva histórica,
tomando como corpus de pesquisa os
documentos gerados nas dezenove edições
realizadas do Congresso de Leitura do
Brasil. Nesse sentido, visa integrar e
contribuir com os esforços que já vêm
sendo realizados no projeto “ALB:
Memórias”. Para isso, toma como aporte
teórico/metodológico os referenciais da
Nova História e História Cultural, a
partir de autores como Chartier (1990,
1991, 1995), Darton (1992) entre outros;
além de pesquisadores brasileiros que,
também nessa perspectiva, têm realizados
pesquisas sobre memória e história da
leitura e formação docente, como Abreu
(1999; 2003) Faria Filho (2000, 2003) e
Vidal (2003).
Palavras-chave: Congresso de
Leitura do Brasil, memória, história,
formação docente.
|