Orientadora: Lilian Lopes
Martin da Silva
Dissertação de Mestrado
Conclusão: Novembro/2013
Resumo: Esta
pesquisa teve como um de seus objetivos
inventariar a produção acadêmica gerada
na última década (2000- 2010) e que se
dedicou a pensar as relações entre a
leitura e a biblioteca. O recorte
temporal escolhido apoiou-se em pesquisa
anterior (Ferreira, 1999), e, assim como
outras investigações, deu corpo a uma
das frentes de trabalho do grupo de
pesquisa ‘Alfabetização, Leitura e
Escrita’(ALLE). Buscou localizar e
reunir essa produção, aproximando
reflexões desenvolvidas em diferentes
localidades do país, interrogando
momentos, lugares e sujeitos envolvidos.
Como pesquisa de caráter bibliográfico,
buscou construir uma visão do tipo
“Estado da Arte”, através do mapeamento
e sistematização das investigações em
leitura que abordam o tema da
biblioteca, tomando como suporte teórico
as pesquisas de Ferreira (1999, 2002,
2003); Teixeira e Megid (2006) e Ribeiro
(2011). A sistematização dos dados
evidenciou uma produção com
características bastante diversas, mas
que se concentra majoritariamente em
programas de pós-graduação em educação.
A leitura dos resumos desse último
conjunto nos permitiu esboçar e discutir
como a biblioteca escolar se apresenta
nessa recente produção acadêmica, suas
ênfases e seu diálogo com as
preocupações e desafios desse campo. As
reflexões de Michéle Petit (2008), Jacob
(2008), Silva (2001, 2005, 2012) e
Moreira (2008, 2012), ajudaram a dar
contorno ao assunto maior desta
investigação, assim como os referenciais
da história cultural, especialmente os
estudos de Roger Chartier (1994, 1996, e
outros).
Palavras chave: biblioteca, leitura,
estado da arte.
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