A BIBLIOTECA ESCOLAR NA PRODUIÇÃO ACADÊMICA SOBRE LEITURA: MOVIMENTOS, DIÁLOGOS, APROXIMAÇÕES

Orientadora: Lilian Lopes Martin da Silva
Dissertação de Mestrado
Conclusão: Novembro/2013

Resumo: Esta pesquisa teve como um de seus objetivos inventariar a produção acadêmica gerada na última década (2000- 2010) e que se dedicou a pensar as relações entre a leitura e a biblioteca. O recorte temporal escolhido apoiou-se em pesquisa anterior (Ferreira, 1999), e, assim como outras investigações, deu corpo a uma das frentes de trabalho do grupo de pesquisa ‘Alfabetização, Leitura e Escrita’(ALLE). Buscou localizar e reunir essa produção, aproximando reflexões desenvolvidas em diferentes localidades do país, interrogando momentos, lugares e sujeitos envolvidos. Como pesquisa de caráter bibliográfico, buscou construir uma visão do tipo “Estado da Arte”, através do mapeamento e sistematização das investigações em leitura que abordam o tema da biblioteca, tomando como suporte teórico as pesquisas de Ferreira (1999, 2002, 2003); Teixeira e Megid (2006) e Ribeiro (2011). A sistematização dos dados evidenciou uma produção com características bastante diversas, mas que se concentra majoritariamente em programas de pós-graduação em educação. A leitura dos resumos desse último conjunto nos permitiu esboçar e discutir como a biblioteca escolar se apresenta nessa recente produção acadêmica, suas ênfases e seu diálogo com as preocupações e desafios desse campo. As reflexões de Michéle Petit (2008), Jacob (2008), Silva (2001, 2005, 2012) e Moreira (2008, 2012), ajudaram a dar contorno ao assunto maior desta investigação, assim como os referenciais da história cultural, especialmente os estudos de Roger Chartier (1994, 1996, e outros).
Palavras chave:
biblioteca, leitura, estado da arte.

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