A PRESENÇA DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO PLANO NACIONAL DO LIVRO E DA LEITURA:
 ASPECTOS SOBRE MEDIAÇÃO DA LEITURA E FORMAÇÃO DE MEDIADORES
 
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  • Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
    Tese de Doutorado
    Defesa - dezembro de 2015

    Resumo: Na perspectiva de formar uma sociedade de leitura, extinguir o analfabetismo e promover a inclusão social e a inclusão informacional, o governo federal brasileiro criou em 2006 o Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL, para promoção e incentivo da leitura em todas as regiões do país. O Eixo 2 do PNLL tem como finalidade formar mediadores e leitores na perspectiva da competência em informação e para confirmar este propósito, desenvolvemos essa pesquisa com o objetivo de estabelecer fundamentação teórica tanto para a Educação quanto para a Ciência da Informação, sobre os conceitos de mediação e competência em informação; identificar a presença da competência nos projetos de formação de mediadores; analisar a estrutura de cada ação utilizando as dimensões características da competência em informação, e elaborar Padrões e Indicadores de Competência em Informação como estratégia para o desenvolvimento da capacidade leitora dos indivíduos. O estudo é uma combinação de pesquisa exploratória e descritiva, com análise de conteúdo e documental adequadas ao Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Para análise dos projetos, utilizamos toda a documentação fornecida pela Coordenação do PNLL e recuperamos os registros históricos de 10 ações, disponíveis na internet, pelo nome do projeto ou da instituição promotora. A leitura do conteúdo de cada projeto foi realizada com base nas dimensões características da competência em informação, e a construção dos padrões e indicadores observaram os modelos da American Library Association (ALA) e da American Association School Librarians Association for Educational Communications and Technology (AASL). Os resultados da análise documental permitiram a construção de Padrões e Indicadores de Habilidades de Competência em Informação aplicados no ensino e aprendizagem da leitura, que poderá ser utilizado como uma diretriz na implantação de programas de leitura nas escolas, bibliotecas e centros de formação, e/ou auxiliar no planejamento das práticas educativas em diferentes níveis educacionais (fundamental, médio, superior, educação de jovens e adultos e educação não-formal, cursos de especialização), nos quais o aprendizado da leitura é a via principal para a compreensão de uma sociedade onde prevalece a informação.
    Palavras-chave: Plano Nacional do Livro e da Leitura; Competência em informação; Mediação; Leitura.

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