- A PRESENÇA DA COMPETÊNCIA EM
INFORMAÇÃO NO PLANO NACIONAL DO LIVRO
E DA LEITURA:
- ASPECTOS SOBRE MEDIAÇÃO
DA LEITURA E FORMAÇÃO DE MEDIADORES
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Orientador: Ezequiel Theodoro
da Silva
Tese de Doutorado
Defesa - dezembro de 2015
Resumo: Na
perspectiva de formar uma sociedade de
leitura, extinguir o analfabetismo e
promover a inclusão social e a inclusão
informacional, o governo federal
brasileiro criou em 2006 o Plano
Nacional do Livro e Leitura - PNLL, para
promoção e incentivo da leitura em todas
as regiões do país. O Eixo 2 do PNLL tem
como finalidade formar mediadores e
leitores na perspectiva da competência
em informação e para confirmar este
propósito, desenvolvemos essa pesquisa
com o objetivo de estabelecer
fundamentação teórica tanto para a
Educação quanto para a Ciência da
Informação, sobre os conceitos de
mediação e competência em informação;
identificar a presença da competência
nos projetos de formação de mediadores;
analisar a estrutura de cada ação
utilizando as dimensões características
da competência em informação, e elaborar
Padrões e Indicadores de Competência em
Informação como estratégia para o
desenvolvimento da capacidade leitora
dos indivíduos. O estudo é uma
combinação de pesquisa exploratória e
descritiva, com análise de conteúdo e
documental adequadas ao Discurso do
Sujeito Coletivo (DSC). Para análise dos
projetos, utilizamos toda a documentação
fornecida pela Coordenação do PNLL e
recuperamos os registros históricos de
10 ações, disponíveis na internet, pelo
nome do projeto ou da instituição
promotora. A leitura do conteúdo de cada
projeto foi realizada com base nas
dimensões características da competência
em informação, e a construção dos
padrões e indicadores observaram os
modelos da American Library Association
(ALA) e da American Association School
Librarians Association for Educational
Communications and Technology (AASL). Os
resultados da análise documental
permitiram a construção de Padrões e
Indicadores de Habilidades de
Competência em Informação aplicados no
ensino e aprendizagem da leitura, que
poderá ser utilizado como uma diretriz
na implantação de programas de leitura
nas escolas, bibliotecas e centros de
formação, e/ou auxiliar no planejamento
das práticas educativas em diferentes
níveis educacionais (fundamental, médio,
superior, educação de jovens e adultos e
educação não-formal, cursos de
especialização), nos quais o aprendizado
da leitura é a via principal para a
compreensão de uma sociedade onde
prevalece a informação.
Palavras-chave: Plano Nacional do
Livro e da Leitura; Competência em
informação; Mediação; Leitura.
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