JOÃO KÖPKE : A concepção de ensino da Língua Materna na obra de João köpke

Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
Tese de Doutorado
Data de início: março de 2016

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o livro Curso de Língua Materna, 1892, de autoria de João Köpke, Editora Teixeira & Irmãos Edtores, para, a partir dessa obra, do momento histórico-educacional, outras produções editoriais e conferências proferidas pelo autor bem como informações sobre o mesmo, tentar compreender sua concepção de língua materna. Nessa análise serão utilizados os autores da Nova História Cultural para tentar compreender a produção e circulação de impressos na época (final do Império e início da República), bem como sua utilização no ambiente escolar. Para a análise enunciativa discursiva, Bakhtin será o ponto de partida. Autores como Marisa Lajolo, Marcia Abreu, Regina Zilbermann e Maria do Rosário Mortatti auxiliarão nas questões relativas à história da literatura e da leitura. Ainda, as produções recentes sobre João Köpke, incluídos os trabalhos de Norma Sandra de Almeida Ferreira, Cláudia Panizzolo e Maria Lygia Köpke serão importantes referências para o processo de pesquisa e elaboração do trabalho.
Palavras-chave: João Köpke. Língua Materna. Leitura. Método Analítico. Método Sintético.