JOÃO KÖPKE : A concepção de ensino
da Língua Materna na obra de João köpke
Orientador: Norma Sandra de
Almeida Ferreira
Tese de Doutorado
Data de início: março de 2016
Resumo: Esta pesquisa tem como
objetivo analisar o livro Curso de
Língua Materna, 1892, de autoria de João
Köpke, Editora Teixeira & Irmãos
Edtores, para, a partir dessa obra, do
momento histórico-educacional, outras
produções editoriais e conferências
proferidas pelo autor bem como
informações sobre o mesmo, tentar
compreender sua concepção de língua
materna. Nessa análise serão utilizados
os autores da Nova História Cultural
para tentar compreender a produção e
circulação de impressos na época (final
do Império e início da República), bem
como sua utilização no ambiente escolar.
Para a análise enunciativa discursiva,
Bakhtin será o ponto de partida. Autores
como Marisa Lajolo, Marcia Abreu, Regina
Zilbermann e Maria do Rosário Mortatti
auxiliarão nas questões relativas à
história da literatura e da leitura.
Ainda, as produções recentes sobre João
Köpke, incluídos os trabalhos de Norma
Sandra de Almeida Ferreira, Cláudia
Panizzolo e Maria Lygia Köpke serão
importantes referências para o processo
de pesquisa e elaboração do trabalho.
Palavras-chave: João Köpke. Língua
Materna. Leitura. Método Analítico.
Método Sintético.
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