HISTÓRIAS DE LEITURA EM NARRATIVA DE PROFESSORES: UMA ALTERNATIVA DE FORMAÇÃO

Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
Tese de Doutorado - Educação

Resumo: Este estudo toma como referência a Formação Continuada de Professores, uma prática realizada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas-MS. A inquietação básica é a articulação da leitura e escrita como proposta de construção do conhecimento que prioriza o ato de ler e escrever enquanto elementos primordiais ao desenvolvimento da prática pedagógica que se efetiva em sala de aula, em que, através da Pesquisa-ação, seja possível desencadear o registro de tal prática. O trabalho está fundamentado em estudos sobre Formação de Professores com base nas contribuições de Kincheloe (1997), Nóvoa (1995), Fazenda (1995-1999), Demo (1995-1998), Geraldi, Fiorentini e Pereira (orgs. 1998), teóricos aliados à construção do conhecimento, via pesquisa-ação, como possibilidade de fortalecimento do currículo e, conseqüentemente, da profissão do docente. Utiliza-se a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977) e a Análise Temática, para a caracterização e interpretações dos textos monográficos dos 15 sujeitos selecionados, de acordo com os objetivos da pesquisa.

Texto completo em PDF . Clique para visualizar.