COMO PROFESSORES SE TORNARAM LEITORES AUTÔNOMOS E
COMO FORMARAM ALUNOS LEITORES AUTÔNOMOS

Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
Tese de Doutorado
Data de início: agosto de 2012

Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo revelar as experiências de mediações pelos quais os professores se formaram leitores e também os processos de mediações que eles desenvolvem na escola para formar alunos leitores autônomos. Os sujeitos da pesquisa serão professores da rede pública estadual do 1º ano do Ensino Médio. Para a realização dessa pesquisa, a técnica de coleta dos dados será a entrevista recorrente. Esse tipo de entrevista permite que, a partir da primeira entrevista que fizermos, possamos fazer uma análise daquilo que o entrevistado disse e se tiver algo que precisa ser melhor explorado, tenhamos a possibilidade de reencontrar o entrevistado para explorar assuntos relevantes que ainda não foram explorados para a pesquisa que precisam ser melhor elucidados. Pretendemos, ainda, analisar os dados coletados à luz da teoria histórico-cultural. Nessa esteira, a teoria de Vygostsky, por exemplo, aplicada ao desenvolvimento do conhecimento, revelou que os estudantes para desenvolverem a sua linguagem plenamente precisam também estabelecer uma interação intensa com o meio em que vivem, pois desenvolvendo suas linguagens através dessas conexões, tem plenas condições de serem eficientes leitores. Para que isso ocorra é preciso que a escola proporcione situações educacionais que estimulem aos alunos a desenvolverem as suas potencialidades psicológicas.
Palavras-chave: leitura; mediações; formação do leitor.