- COMO PROFESSORES SE TORNARAM
LEITORES AUTÔNOMOS E
- COMO FORMARAM ALUNOS LEITORES
AUTÔNOMOS
Orientador: Sérgio Antonio da
Silva Leite
Tese de Doutorado
Data de início: agosto de 2012
Resumo: A
presente pesquisa tem por objetivo
revelar as experiências de mediações
pelos quais os professores se formaram
leitores e também os processos de
mediações que eles desenvolvem na escola
para formar alunos leitores autônomos.
Os sujeitos da pesquisa serão
professores da rede pública estadual do
1º ano do Ensino Médio. Para a
realização dessa pesquisa, a técnica de
coleta dos dados será a entrevista
recorrente. Esse tipo de entrevista
permite que, a partir da primeira
entrevista que fizermos, possamos fazer
uma análise daquilo que o entrevistado
disse e se tiver algo que precisa ser
melhor explorado, tenhamos a
possibilidade de reencontrar o
entrevistado para explorar assuntos
relevantes que ainda não foram
explorados para a pesquisa que precisam
ser melhor elucidados. Pretendemos,
ainda, analisar os dados coletados à luz
da teoria histórico-cultural. Nessa
esteira, a teoria de Vygostsky, por
exemplo, aplicada ao desenvolvimento do
conhecimento, revelou que os estudantes
para desenvolverem a sua linguagem
plenamente precisam também estabelecer
uma interação intensa com o meio em que
vivem, pois desenvolvendo suas
linguagens através dessas conexões, tem
plenas condições de serem eficientes
leitores. Para que isso ocorra é preciso
que a escola proporcione situações
educacionais que estimulem aos alunos a
desenvolverem as suas potencialidades
psicológicas.
Palavras-chave: leitura;
mediações; formação do leitor.
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