PROFESSORES EM FORMAÇÃO: o lugar da leitura nos cursos de licenciatura em Letras, Matemática, Ciências Biológicas, História e Geografia

Orientadora:  Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
Tese de Doutorado
Data de inicio: março de 2016

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo focalizar, documentar e analisar o lugar da leitura nos discursos e práticas em circulação nos cursos de licenciatura para o efetivo trabalho em sala de aula, buscando compreender como a temática da leitura tem sido trabalhada nos diferentes cursos de licenciatura. No que se refere aos aspectos teóricos, este estudo ancora-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano de Vigotski e na perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin, por compreender que estas abordagens possibilitam a construção de dados com um olhar mais atento às condições de produção e ao movimento discursivo da produção e circulação de sentidos. O levantamento de dados deverá ser realizado por meio da técnica do Grupo Focal e em instituição de ensino superior de Campinas.
Palavras-chave: Leitura. Interação. Formação inicial de professores.