PROFESSORES EM FORMAÇÃO: o lugar
da leitura nos cursos de licenciatura em
Letras, Matemática, Ciências Biológicas,
História e Geografia
Orientadora: Cláudia Beatriz de
Castro Nascimento Ometto
Tese de Doutorado
Data de inicio: março de 2016
Resumo: Esta
pesquisa tem como objetivo focalizar,
documentar e analisar o lugar da leitura
nos discursos e práticas em circulação
nos cursos de licenciatura para o
efetivo trabalho em sala de aula,
buscando compreender como a temática da
leitura tem sido trabalhada nos
diferentes cursos de licenciatura. No
que se refere aos aspectos teóricos,
este estudo ancora-se na perspectiva
histórico-cultural do desenvolvimento
humano de Vigotski e na perspectiva
enunciativo-discursiva de Bakhtin, por
compreender que estas abordagens
possibilitam a construção de dados com
um olhar mais atento às condições de
produção e ao movimento discursivo da
produção e circulação de sentidos. O
levantamento de dados deverá ser
realizado por meio da técnica do Grupo
Focal e em instituição de ensino
superior de Campinas.
Palavras-chave: Leitura.
Interação. Formação inicial de
professores.
|