PRÁTICAS DE
LEITURA: O QUE SE LÊ, COMO SE LÊ E PARA
QUE SE LÊ NA SALA DE LEITURA ESCOLAR?
Orientadora:
Sérgio Antônio da Silva Leite
Início da pesquisa: março de 2016
Resumo: Este
trabalho busca compreender um dos
aspectos da complexa realidade
educacional: a mediação pedagógica.
Toma-se como aporte teórico a concepção
histórico-cultural, que concebe o ser
humano como ser monista, não cindido
entre razão e emoção, e como ser
cultural, fundamentalmente constituído
nas e pelas relações sociais, as quais
sempre são mediadas por sistemas
simbólicos. Admite-se, assim, que o
processo de apropriação do conhecimento
pelos alunos é mediado, sendo o
principal agente mediador o professor.
Contudo, as relações que se estabelecem
nesse processo não tem apenas caráter
cognitivo, mas, também, forte componente
afetivo. Esta dimensão pode produzir
movimentos em dupla direção: sendo
positivo, colabora para a aproximação do
aluno com o conhecimento, mas, sendo
negativo, produz o movimento de
afastamento do mesmo. Neste sentido,
pretende-se identificar aspectos de três
práticas pedagógicas, do Ensino
Fundamental I e II e Ensino Médio, que
podem ser considerados facilitadores do
processo de aproximação afetiva entre os
alunos e os conteúdos de um campo
específico do conhecimento: a
matemática. Para isso, propõe-se a
observação das práticas pedagógicas dos
quatro docentes, sendo que, para o
Ensino Médio, serão utilizados os dados
e discussões de pesquisa anterior (LIMA,
2014). Após cada sessão de observação,
serão realizadas minientrevistas com os
professores e alguns dos alunos. A
partir do material coletado, serão
criados núcleos temáticos com o intuito
de reproduzir todos os aspectos
identificados nos dados que possam ser
interpretados como fatores de natureza
afetiva e que, portanto, produzem
impactos positivos ou negativos. Desta
forma, esperamos, como resultado,
demonstrar que as relações que se
estabelecem entre sujeito (aluno) e
objeto (conhecimento) são determinadas
basicamente pela mediação do professor,
independente do nível de sua atuação,
sendo que tais relações são, também, de
natureza afetiva.
Palavras-chave: mediação
pedagógica, matemática, afetividade,
aproximação afetiva.