PRÁTICAS DE LEITURA: O QUE SE LÊ, COMO SE LÊ E PARA QUE SE LÊ NA SALA DE LEITURA ESCOLAR?

Orientadora: Sérgio Antônio da Silva Leite
Início da pesquisa: março de 2016

Resumo: Este trabalho busca compreender um dos aspectos da complexa realidade educacional: a mediação pedagógica. Toma-se como aporte teórico a concepção histórico-cultural, que concebe o ser humano como ser monista, não cindido entre razão e emoção, e como ser cultural, fundamentalmente constituído nas e pelas relações sociais, as quais sempre são mediadas por sistemas simbólicos. Admite-se, assim, que o processo de apropriação do conhecimento pelos alunos é mediado, sendo o principal agente mediador o professor. Contudo, as relações que se estabelecem nesse processo não tem apenas caráter cognitivo, mas, também, forte componente afetivo. Esta dimensão pode produzir movimentos em dupla direção: sendo positivo, colabora para a aproximação do aluno com o conhecimento, mas, sendo negativo, produz o movimento de afastamento do mesmo. Neste sentido, pretende-se identificar aspectos de três práticas pedagógicas, do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, que podem ser considerados facilitadores do processo de aproximação afetiva entre os alunos e os conteúdos de um campo específico do conhecimento: a matemática. Para isso, propõe-se a observação das práticas pedagógicas dos quatro docentes, sendo que, para o Ensino Médio, serão utilizados os dados e discussões de pesquisa anterior (LIMA, 2014). Após cada sessão de observação, serão realizadas minientrevistas com os professores e alguns dos alunos. A partir do material coletado, serão criados núcleos temáticos com o intuito de reproduzir todos os aspectos identificados nos dados que possam ser interpretados como fatores de natureza afetiva e que, portanto, produzem impactos positivos ou negativos. Desta forma, esperamos, como resultado, demonstrar que as relações que se estabelecem entre sujeito (aluno) e objeto (conhecimento) são determinadas basicamente pela mediação do professor, independente do nível de sua atuação, sendo que tais relações são, também, de natureza afetiva.
Palavras-chave: mediação pedagógica, matemática, afetividade, aproximação afetiva.