LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA:
CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS

Orientadora: Norma Sandra de Almeida Ferreira.
Data de Conclusão: agosto de 2011

Resumo: Este trabalho objetiva conhecer as representações e práticas de leitura literária de professores de séries iniciais em uma escola pública da cidade de Sumaré (SP), para com base nelas analisar as estratégias adotadas pelo grupo pesquisado quanto ao uso da leitura literária dentro da sala de aula. Além da pesquisa bibliográfica referente ao tema, foram utilizados, para a coleta de dados, um questionário, além de entrevistas – em forma de conversa, destacando-se os seguintes tópicos: concepção de leitor; concepção de leitura literária; escolha do material literário e práticas pedagógicas. Foi possível perceber que as professoras pesquisadas não expressam de forma clara uma distinção entre leitura de modo geral e leitura literária. Respostas vagas, contraditórias, podem ser reveladoras de um não conhecimento sobre a especificidade da linguagem literária ao longo da formação dessas professoras. Percebe-se, de forma implícita, uma concepção de leitura com uma finalidade que se apresenta externa a si mesma. A leitura literária é percebida como aquela que presumivelmente desenvolve habilidades cognitivas no indivíduo, aperfeiçoando-o, quando exercida. Grande parte das vezes, ela aparece como forma de prazer passageiro e entretenimento, em práticas puramente receptivas.