- LITERATURA INFANTIL NA SALA DE
AULA:
- CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DAS
SÉRIES INICIAIS
Orientadora: Norma Sandra de Almeida
Ferreira.
Data de Conclusão: agosto de 2011
Resumo: Este
trabalho objetiva conhecer as
representações e práticas de leitura
literária de professores de séries
iniciais em uma escola pública da cidade
de Sumaré (SP), para com base nelas
analisar as estratégias adotadas pelo
grupo pesquisado quanto ao uso da
leitura literária dentro da sala de
aula. Além da pesquisa bibliográfica
referente ao tema, foram utilizados,
para a coleta de dados, um questionário,
além de entrevistas – em forma de
conversa, destacando-se os seguintes
tópicos: concepção de leitor; concepção
de leitura literária; escolha do
material literário e práticas
pedagógicas. Foi possível perceber que
as professoras pesquisadas não expressam
de forma clara uma distinção entre
leitura de modo geral e leitura
literária. Respostas vagas,
contraditórias, podem ser reveladoras de
um não conhecimento sobre a
especificidade da linguagem literária ao
longo da formação dessas professoras.
Percebe-se, de forma implícita, uma
concepção de leitura com uma finalidade
que se apresenta externa a si mesma. A
leitura literária é percebida como
aquela que presumivelmente desenvolve
habilidades cognitivas no indivíduo,
aperfeiçoando-o, quando exercida. Grande
parte das vezes, ela aparece como forma
de prazer passageiro e entretenimento,
em práticas puramente receptivas.
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