A POESIA DE CECÍLIA MEIRELES NOS LIVROS DIDÁTICOS

Orientadora: Profª Drª Norma Sandra de Almeida Ferreira
Trabalho de Iniciação Científica
Apoio: FAPESP

Resumo: A pesquisa tem como objetivo conhecer e dar a compreender práticas de escolarização da leitura do texto poético, especialmente os poemas de Cecília Meireles e presentes nos livros didáticos de língua portuguesa, do 1.º ano, do ciclo I do Ensino Fundamental. Desta maneira, pretendemos apoiar nossas reflexões nos estudos realizados por Chartier (1990, 1996) que vem defendendo a leitura como tensão operatória entre leitor e texto. Tomar livros didáticos de língua portuguesa que trazem um conjunto de poemas de Cecília Meireles, com propostas de leitura aos leitores-alunos, significa conhecer uma história de leitura que se dá no interior da escola, de um determinado tempo e lugar. Como é pensada e entendida a leitura de poemas pelos "fazedores" (editor, autor, ilustrador) dos livros didáticos? Quais recursos, estratégias são tomados pela decisão editorial dos livros didáticos para apresentarem ao leitor –aluno os poemas de Cecília Meireles? Que figura de leitor é pensada, imaginada, inscrita nas propostas de livros didáticos junto com os poemas de Cecília Meireles?