Perguntas frequentes

Desejando que todas as pessoas inscritas tenham uma participação prazerosa e autorregulada, adiantamos algumas questões, com o intuito de sanar dúvidas:

  1. Serão publicados Anais do Seminário?
  2. Os anais dos trabalhos apresentados no evento serão disponibilizados em arquivo pdf no site a partir de 30 de agosto.

  3. Quando serão entregues os certificados?
  4. Os certificados dos painéis serão entregues pelos monitores no dia da apresentação. Os certificados de participação como ouvinte serão disponibilizados no site, para download, a partir de 30 dias após o término do evento.

  5. Se houver algum problema nos certificados?
  6. Se houver alguma pendência ou necessidade de retificação não realizada durante o Seminário, solicitamos que, posteriormente ao término do mesmo, seja contatada a comissão organizadora, via email aprendizagemautorregulada2016@gmail.com e teremos prazer em atendê-los assim que for possível.

  7. Preciso de atestado de frequência/recibo de inscrição. Como obtê-lo?
  8. Se for o caso de frequência no dia o atestado deverá ser procurado com algum integrante da comissão organizadora para solicitá-lo. O pessoal da organização estará devidamente identificado no local do evento durante sua realização. Se precisar de atestado de frequência dos três dias do evento, poderá pegá-lo no último dia, a partir das 17:00h.

  9. Se houver dúvidas acerca do Jantar de confraternização ou da apresentação dos painéis, consultar os detalhes em destaque no próprio site.

Pôster|Orientações

Importante

Caso o seu resumo não conste na lista de aprovados, a comissão lhe enviará um e-mail, a partir do dia 06/06, com o parecer de seu texto, solicitando-o que faça as alterações e depois o devolva para passar por uma nova avaliação. Após essa segunda avaliação, haverá a divulgação da lista de aprovados final, no dia 21/06.



O I Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Contexto Educativo é uma importante iniciativa, de caráter internacional, envolvendo países como Brasil, Portugal e Estados Unidos. Tem como objetivos principais:

Tem como tema as iniciativas e investigações que adotam como referencial a perspectiva da aprendizagem autorregulada, nas suas dimensões cognitivas, metacognitivas, motivacionais, afetivas e sociais, no contexto da escolarização formal, desenvolvidas por pesquisadores e estudantes de pós-graduação..

A sua realização contará com a participação conjunta de 3 programas de Pós-graduação em Educação de universidades brasileiras: FE/ Unicamp- Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia (GEPESP); FaE/ Universidade Federal de Pelotas Grupo de Estudos e Pesquisas da Aprendizagem Autorregulada - GEPAAR e Programa de Pos-graduação em Educação da PUC-Campinas, programas esses os mais vinculados à pesquisa e a produção de conhecimento em Autorregulação da Aprendizagem no Brasil.

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOPEDAGOGIA (GEPESP)

O grupo tem como finalidade principal produzir conhecimentos teóricos e práticos em Psicopedagogia, com foco na aprendizagem e no rendimento escolar e suas relações com o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motivacional e social de estudantes. Reúne professores, pesquisadores e estudantes interessados na pesquisa e no estudo aprofundado de temas como afetividade, dificuldades de aprendizagem, motivação para aprender, interações entre pares, relações familiares, estratégias de aprendizagem, autorregulação da aprendizagem, metacognição, entre outros processos relacionados à aprendizagem.

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA APRENDIZAGEM AUTORREGULADA (GEPAAR)

O grupo tem como objetivo ampliar a reflexão teórica e empírica sobre os processos implícitos no construto da autorregulação da aprendizagem, investindo na relação entre práticas educativas e o desenvolvimento de competências e estratégias com foco na aprendizagem. Discute e reflete acerca das contribuições que a autorregulação da aprendizagem possibilita aos estudantes nas diferentes dimensões: cognitiva, metacognitiva, motivacional, afetiva, social e comportamental. Investe em estudos acerca da prática educativa, tendo como meta a criação de oportunidades para o desenvolvimento de competências autorregulatórias, como também a interlocução com narrativas de (auto)formação para o fortalecimento da formação inicial e continuada de professores

FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE

Os estudos realizados no grupo buscam analisar a formação de professores da educação básica e suas práticas pedagógicas, sobretudo as referentes à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Há especiais investimentos no exame crítico da formação inicial e continuada de professores, nas relações destas com as práticas pedagógicas concretizadas na vida da escola e da sala de aula, na vida das crianças e das famílias. As abordagens teóricas que fundamentam as pesquisas realizadas pelos participantes do grupo são, prioritariamente: a tendência Histórico-crítica (na Pedagogia) e a teoria Histórico-cultural (na Psicologia). As produções dos pesquisadores tem sido publicadas em livros integrais, em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados e divulgadas através de apresentação em eventos científicos. Os participantes do grupo realizam, também, assessorias a Secretarias de Educação (em Campinas, Amparo, Itatiba e Pedreira) e tem tido, regularmente, oportunidade de ministrar cursos e palestras para professores, equipes gestoras e educadores das redes de ensino estadual e municipais.





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