¿Qué "lee" un niño en un experimento?
A construção de conceitos em ciências naturais na interação em sala de aula
A construção de práticas discursivas na negociação de contextos e
oportunidades de
ensino-aprendizagem da leitura e escrita
A construção de sentidos na escrita do sujeito surdo
A discursive approach to classroom interactions as speech genres: from heteroglossia and social
languages to authoritative discourse
A emoção como locus de produção do conhecimento - Uma reflexão inspirada em Vygotsky e no
seu diálogo com Espinosa
A emoção nas relações de conhecimento: um estudo realizado com adolescentes no espaço
escolar
A escrita na internet como mediadora de novos processos sócio-cognitivos
A formação da identidade lingüística e cultural da criança indígena e o ensino escolar: vantagens
de retardar o ingresso na escola
A infância pelas mãos do escritor - Um ensaio sobre a formação da
subjetividade na psicologia
sócio-cultural
A linguagem e a imaginação no brincar de faz-de-conta
A organização do trabalho pedagógico da escola Kambeba: quando a cultura alicerça o fazer
pedagógico
A questão da ideologia
A relação do sujeito com o conhecimento: condições de possibilidades no enfrentamento da
deficiência mental
A relação escrita/oralidade/leitura/cultura na construção do saber lingüístico
A seleção de problema para a dissertação de PhD: teses em psicologia social e
antropologia/etnologia sob a perspectiva dos doutorandos
Ação e linguagem em episódios interativos: uma perspectiva teórico-metodológica para o estudo
da interação criança-criança
Acquiring of the social concepts system and its effect on development of child's thinking - The
analysis of Yugoslav social science textbooks (I-IV level)
Afasia e Apraxia: sentidos que constituem corpo e linguagem
Alfabetização de jovens e adultos: práxis contribuidora à constituição de um sujeito de poder, saber
e amor
Alteridade e formas de saber
Analysis of the teaching of mother tongue from the activity theory
Appropriation of tools of intellectual work: elements for a discussion on university education
Appropriation through collaboration: analysis of discussion in a Japanese first graders’ classroom
Are two better than one? - The role of the relational context in pupils’ performance in statistical
tasks
As necessidades educativas especiais e as necessidades formativas de professores
Co-construction of school knowledge in subjugated contexts
Colaboración entre iguales y aprendizaje escolar
Collaborative learning and the construction of common knowledge
Comunicación, personalidad y sujeto: hacia un replanteamiento del desarrollo y del aprendizaje
Concepções sobre a deficiência mental e a constituição da subjetividade da pessoa deficiente
Constituição dos processos de simbolização: limites e possibilidades
Constructing mutualities in the classroom: discursive practices in teacher training in Norway
Continuing education: teachers' collaboration in the construction of meaning in their classroom
discourse practices
Conversations and the representation of mind in preschool children
Creating networks - Changing cultures
Cuando los niños crean notaciones para memorizar y comunicar
Cultura acústica e letramento em Moçambique: em busca de fundamentos para uma educação
intercultural
Cultura da escrita - Um projeto para a universidade, suas utopias e sua problemática
Cultural activities of students: how a culturology of education can explain them
Design for learning conversations in primary science
Developing exploratory talk and collective reasoning among Mexican primary school children
Developing the affective ZPD
Development of early communication: contributions from a dynamic, historical, and dialogical
approach
Dinâmicas interacionais e práticas discursivas em situação de trabalho
Discursive interactions in the classroom: meanings, contradictions and heterogeneity
Documentos oficiais e gêneros do discurso - Rumo a novas práticas discursivas
Educação diferenciada: o projeto colonialista da etno-escola. Ou: duas palavras sobre Paulo
Freire, educação libertadora e autonomia.
Educating for commitment: a cultural production of minds
El discurso cívico en la escuela
El lenguaje ordinario como presupuesto en la participación social: J. L. Austin y las emisiones
realizativas
El nicho evolutivo gitano. Pautas de crianza y cambio cultural en una comunidad étnica
minoritaria
El sujeto y la subjetividad: algunos de los dilemas actuales de su estudio
Enseignement/aprentissage interdisciplinaire français/géographie et production de textes
expositifs écrits
Ensino e surdez num enfoque sócio-cultural
Entrée dans l’écrit: influence des contextes didactiques
Escrevendo narrativas de aventuras de viagens na 3ª série (Ensino Fundamental)
Estudo sobre o processo de institucionalização de alunos que apresentam deficiência mental
severa
Étude de l'impact d'une situation de production coopérative d'orthographes inventées sur la
construction de la dimension phonogrammique chez des enfants de maternelle
Étude des stratégies de travail des enfants dans deux situations pédagogiques différentes: les
influences du milieu socio-culturel
Etudes sociologiques: a critical analysis of the Piagetian perspective
Families as cultural mediators in the science museum
Formal schooling, memory actions and regulatory speech: a microgenetic study
Formative evaluation in the service of educational outreach program development
Functional participation: interactive production of conceptions and schematizations as
preliminaries to entering the dynamics of adult learning
Gender representations in the discourse of appellate decisions on rape cases: a critical
discourse analysis
Gêneros ensinados em inglês como língua estrangeira: uma problemática de transposição
Genres narratifs et construction de l'identité. Se présenter dans le texte
Giving voice to the echoes: innovative dynamics of knowledge production at school
Identity and influence in children’s social interactions
Institucionalização das práticas racistas através dos discursos
Interação e discurso: implicações para a análise dos grupos com finalidades educacionais
Interactive teaching - Active learning: the learning embedded in socio-cultural context
Intervenção pedagógica e formação do professor
Itard, a (Psico)Pedagogia e seu Selvagem
Jean Itard e Victor do Aveyron: uma experiência pedagógica do século XIX e suas repercussões
L. S. Vygotsky and the question of personality in the historical-cultural approach
La lectura en albergues de refugiados: un espacio de diversidad e interculturalidad
La mediación sociocultural en la resolución de problemas educativos: aproximación empírica
preliminar al estudio de los discursos en diadas asimétricas
La production de connaissances dans un champ disciplinaire: l'exemple des sciences de
l'education en Europe
La transformación de conocimientos políticos en sala de clase de 6º año EGB
La transformación de los contenidos abordados por los alumnos en las situaciones de revisión de textos
Las practicas sociales y la construccion de la identidad profesional
Las teorías implícitas de los docentes formadores. Tensiones con el discurso pedagógico de la
transformación educativa en Argentina
Leitura e escrita como prática cultural de jovens brasileiros e alemães: o
"olhar estrangeiro" como metodologia de pesquisa em culturas diferentes
Leitura em segunda língua por surdos: a produção de sentidos na
abordagem histórico-discursiva
Leitura escrita de crianças e adolescentes na contemporaneidade
Les processus de socialisation. Le déterminisme culturel et son dépassement
Letramento escolar: construção dos saberes ou de maneiras de impor o saber?
Linguagem do e no ensino de ciências: o conhecimento biológico e as interações em sala
de aula
Linguagem e semiótica em Jean Itard
Literacy without liberation: an examination of literacy pedagogy and practice in Botswana
Living with a past: reconciliation and moral accountability in the social organisation of
remembering
Los niños, los educadores y los textos: los diálogos entre los niños y las educadoras durante la
producción de textos
Mediações docentes e construção de significados
Memória e literatura: uma análise das posições de sujeito no texto narrativo
Memória(s) da língua. Língua nacional e língua materna
Memoriais de formação: processos de autoria e de (re)construção identitária
Metacommunication and the development of the "self"
Microgenetic analysis and the dynamic of explanations in science classroom
Modelo educativo de comprensión intercultural. Consejo Nacional de Fomento Educativo
Modernidade e produção de subjetividades
Morte simbólica, não-ser em vida: construindo o conceito
Multivoicedness of history textbooks and new social practice in Ukraine
Narrando em sinais: se vendo e se fazendo surdo
Narrative as a cultural tool in collective memory
Narrative construction of the problem of juvenile delinquency in Japan
Niveles de evaluación del impacto de una actividad en el desarrollo comunitario
O desenho da criança e a imaginação - Observações em contexto educativo
O desenho e suas relações com a linguagem escrita em alunos portadores de deficiência mental
O papel do instrutor surdo no ensino de língua de sinais para usuários de uma clínica de
fonoaudiologia
O trabalho partilhado entre alunos surdos numa sala de aula especial do Ensino Fundamental
On the shoulders of Bakhtin and Vygotsky:
towards a cultural-historical, social practice theory of identity and social movements
Oralidade e escrita e novos gêneros (hiper)textuais na internet
Os efeitos da interpretação do adulto na fala da criança autista
Os professores e o processo de significação em um contexto institucional. O caso do Município do Rio de Janeiro
Palavras e ações nos movimentos interativos: a constituição histórico-cutural do
desenvolvimento humano com/além da deficiência
Palavras escritas, indícios de palavras ditas
Peer interactions in mathematics classes: their importance for knowledge production and
pupils' performances
Piaget y Vygotsky en la perspectiva de las relaciones entre comprensión y explicación
Práticas culturais de leitura e construção da subjetividade
Preferências e significados culturais nas estratégias educacionais com crianças pequenas: um
estudo sobre educadores de creches e jardins de infância
Processo de produção textual: o olhar da criança
Processos de produção do texto escrito: análise de refacção coletiva dos gêneros narrativo e
explicativo em textos de crianças
Processos identitários do sujeito-professor: uma análise da produção de narrativas de professor
Produccion y consumo de herramientas culturales en una clase de fisica en un colegio
secundario. Analisis de una experiencia de aula
Psychological functions of culture in totalitarian and post-totalitarian societies
Reading and writing labels: ADD, PDD, LD, Torettes, and so forth
Relações indivíduo e cultura no campo da psicologia e antropologia
Rememoração de histórias de leituras da professora-alfabetizadora: possibilidade de
re-significação da prática da leitura
Representing phenomena: data as semiotic constructions
Rethinking emotions: discourse, self, and television in the classroom
School activities, social practice and thinking forms
Science learning as the appropriation of the artifact-based practices of normal science
Ser menina na linguagem: a questão de gênero na assimilação da palavra do outro
Social representations and functional uses of the written language: a study among farming adults in the semiarid of the Brazilian northeast
Socializing through verbal comments: a comparison of families from different socio-cultural
background
Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky
Sujeitos da/na história da Educação Especial
Symbols in the making: a genetic-semiotic approach to vocalizations
Teaching and learning thinking as a process of implication
Television in classroom discourses: an empirical study
Telling and writing fictions together: children as meaning makers
Tempo, trabalho, Elias e pesquisa em organizações
The Cyber Elite
The lost dialogue: communication in families where there is concern about sexual abuse
The politics of consumption at home: practices and dispositions in the uses of technologies
The role of the other in the process of knowledge construction during
interactions: developments from the Symbolic Action Theory of Ernst Boesch
The stimulus-means as interpretative actions
The threat of Cyberimperialism
The visually impaired child: development, learning and school inclusion
Tipos e mitos da modernidade
Topologies of durability and transformation in networks at work: exploring the organization of
accountability and agency in neonatal intensive care
Transformations in teachers' conceptions perceived by teachers in a process of curriculum
change
Um diálogo entre Bakhtin e Vygotsky a respeito da educação dos surdos
Um olhar e um meta-olhar sobre os encontros entre bebês na creche
Unconscious: a new socio-historical approach
Violência, educação e subjetividade: algumas reflexões sobre a violência em jovens na
atualidade
Vygotsky and modern educational space
Where does my past begin?: lessons from recent cross-cultural studies of autobiographical
memory
Work motivation in the context of culture and activity - A study of foreign and local enterprises in
South China
|