¿Qué "lee" un niño en un experimento?

A construção de conceitos em ciências naturais na interação em sala de aula

A construção de práticas discursivas na negociação de contextos e oportunidades de ensino-aprendizagem da leitura e escrita

A construção de sentidos na escrita do sujeito surdo

A discursive approach to classroom interactions as speech genres: from heteroglossia and social languages to authoritative discourse

A emoção como locus de produção do conhecimento - Uma reflexão inspirada em Vygotsky e no seu diálogo com Espinosa

A emoção nas relações de conhecimento: um estudo realizado com adolescentes no espaço escolar

A escrita na internet como mediadora de novos processos sócio-cognitivos

A formação da identidade lingüística e cultural da criança indígena e o ensino escolar: vantagens de retardar o ingresso na escola

A infância pelas mãos do escritor - Um ensaio sobre a formação da subjetividade na psicologia sócio-cultural

A linguagem e a imaginação no brincar de faz-de-conta

A organização do trabalho pedagógico da escola Kambeba: quando a cultura alicerça o fazer pedagógico

A questão da ideologia

A relação do sujeito com o conhecimento: condições de possibilidades no enfrentamento da deficiência mental

A relação escrita/oralidade/leitura/cultura na construção do saber lingüístico

A seleção de problema para a dissertação de PhD: teses em psicologia social e antropologia/etnologia sob a perspectiva dos doutorandos

Ação e linguagem em episódios interativos: uma perspectiva teórico-metodológica para o estudo da interação criança-criança

Acquiring of the social concepts system and its effect on development of child's thinking - The analysis of Yugoslav social science textbooks (I-IV level)

Afasia e Apraxia: sentidos que constituem corpo e linguagem

Alfabetização de jovens e adultos: práxis contribuidora à constituição de um sujeito de poder, saber e amor

Alteridade e formas de saber

Analysis of the teaching of mother tongue from the activity theory

Appropriation of tools of intellectual work: elements for a discussion on university education

Appropriation through collaboration: analysis of discussion in a Japanese first graders’ classroom

Are two better than one? - The role of the relational context in pupils’ performance in statistical tasks

As necessidades educativas especiais e as necessidades formativas de professores

Co-construction of school knowledge in subjugated contexts

Colaboración entre iguales y aprendizaje escolar

Collaborative learning and the construction of common knowledge

Comunicación, personalidad y sujeto: hacia un replanteamiento del desarrollo y del aprendizaje

Concepções sobre a deficiência mental e a constituição da subjetividade da pessoa deficiente

Constituição dos processos de simbolização: limites e possibilidades

Constructing mutualities in the classroom: discursive practices in teacher training in Norway

Continuing education: teachers' collaboration in the construction of meaning in their classroom discourse practices

Conversations and the representation of mind in preschool children

Creating networks - Changing cultures

Cuando los niños crean notaciones para memorizar y comunicar

Cultura acústica e letramento em Moçambique: em busca de fundamentos para uma educação intercultural

Cultura da escrita - Um projeto para a universidade, suas utopias e sua problemática

Cultural activities of students: how a culturology of education can explain them

Design for learning conversations in primary science

Developing exploratory talk and collective reasoning among Mexican primary school children

Developing the affective ZPD

Development of early communication: contributions from a dynamic, historical, and dialogical approach

Dinâmicas interacionais e práticas discursivas em situação de trabalho

Discursive interactions in the classroom: meanings, contradictions and heterogeneity

Documentos oficiais e gêneros do discurso - Rumo a novas práticas discursivas

Educação diferenciada: o projeto colonialista da etno-escola. Ou: duas palavras sobre Paulo Freire, educação libertadora e autonomia.

Educating for commitment: a cultural production of minds

El discurso cívico en la escuela

El lenguaje ordinario como presupuesto en la participación social: J. L. Austin y las emisiones realizativas

El nicho evolutivo gitano. Pautas de crianza y cambio cultural en una comunidad étnica minoritaria

El sujeto y la subjetividad: algunos de los dilemas actuales de su estudio

Enseignement/aprentissage interdisciplinaire français/géographie et production de textes expositifs écrits

Ensino e surdez num enfoque sócio-cultural

Entrée dans l’écrit: influence des contextes didactiques

Escrevendo narrativas de aventuras de viagens na 3ª série (Ensino Fundamental)

Estudo sobre o processo de institucionalização de alunos que apresentam deficiência mental severa

Étude de l'impact d'une situation de production coopérative d'orthographes inventées sur la construction de la dimension phonogrammique chez des enfants de maternelle

Étude des stratégies de travail des enfants dans deux situations pédagogiques différentes: les influences du milieu socio-culturel

Etudes sociologiques: a critical analysis of the Piagetian perspective

Families as cultural mediators in the science museum

Formal schooling, memory actions and regulatory speech: a microgenetic study

Formative evaluation in the service of educational outreach program development

Functional participation: interactive production of conceptions and schematizations as preliminaries to entering the dynamics of adult learning

Gender representations in the discourse of appellate decisions on rape cases: a critical discourse analysis

Gêneros ensinados em inglês como língua estrangeira: uma problemática de transposição

Genres narratifs et construction de l'identité. Se présenter dans le texte

Giving voice to the echoes: innovative dynamics of knowledge production at school

Identity and influence in children’s social interactions

Institucionalização das práticas racistas através dos discursos

Interação e discurso: implicações para a análise dos grupos com finalidades educacionais

Interactive teaching - Active learning: the learning embedded in socio-cultural context

Intervenção pedagógica e formação do professor

Itard, a (Psico)Pedagogia e seu Selvagem

Jean Itard e Victor do Aveyron: uma experiência pedagógica do século XIX e suas repercussões

L. S. Vygotsky and the question of personality in the historical-cultural approach

La lectura en albergues de refugiados: un espacio de diversidad e interculturalidad

La mediación sociocultural en la resolución de problemas educativos: aproximación empírica preliminar al estudio de los discursos en diadas asimétricas

La production de connaissances dans un champ disciplinaire: l'exemple des sciences de l'education en Europe

La transformación de conocimientos políticos en sala de clase de 6º año EGB

La transformación de los contenidos abordados por los alumnos en las situaciones de revisión de textos

Las practicas sociales y la construccion de la identidad profesional

Las teorías implícitas de los docentes formadores. Tensiones con el discurso pedagógico de la transformación educativa en Argentina

Leitura e escrita como prática cultural de jovens brasileiros e alemães: o "olhar estrangeiro" como metodologia de pesquisa em culturas diferentes

Leitura em segunda língua por surdos: a produção de sentidos na abordagem  histórico-discursiva

Leitura escrita de crianças e adolescentes na contemporaneidade

Les processus de socialisation. Le déterminisme culturel et son dépassement

Letramento escolar: construção dos saberes ou de maneiras de impor o saber? 

Linguagem do e no ensino de ciências: o conhecimento biológico e as interações em sala de aula

Linguagem e semiótica em Jean Itard

Literacy without liberation: an examination of literacy pedagogy and practice in Botswana

Living with a past: reconciliation and moral accountability in the social organisation of remembering

Los niños, los educadores y los textos: los diálogos entre los niños y las educadoras durante la producción de textos

Mediações docentes e construção de significados

Memória e literatura: uma análise das posições de sujeito no texto narrativo

Memória(s) da língua. Língua nacional e língua materna

Memoriais de formação: processos de autoria e de (re)construção identitária

Metacommunication and the development of the "self"

Microgenetic analysis and the dynamic of explanations in science classroom

Modelo educativo de comprensión intercultural. Consejo Nacional de Fomento Educativo

Modernidade e produção de subjetividades

Morte simbólica, não-ser em vida: construindo o conceito

Multivoicedness of history textbooks and new social practice in Ukraine

Narrando em sinais: se vendo e se fazendo surdo

Narrative as a cultural tool in collective memory

Narrative construction of the problem of juvenile delinquency in Japan

Niveles de evaluación del impacto de una actividad en el desarrollo comunitario

O desenho da criança e a imaginação - Observações em contexto educativo

O desenho e suas relações com a linguagem escrita em alunos portadores de deficiência mental

O papel do instrutor surdo no ensino de língua de sinais para usuários de uma clínica de fonoaudiologia

O trabalho partilhado entre alunos surdos numa sala de aula especial do Ensino Fundamental

On the shoulders of Bakhtin and Vygotsky: towards a cultural-historical, social practice theory of identity and social movements

Oralidade e escrita e novos gêneros (hiper)textuais na internet

Os efeitos da interpretação do adulto na fala da criança autista

Os professores e o processo de significação em um contexto institucional. O caso do Município do Rio de Janeiro

Palavras e ações nos movimentos interativos: a constituição histórico-cutural do desenvolvimento humano com/além da deficiência

Palavras escritas, indícios de palavras ditas

Peer interactions in mathematics classes: their importance for knowledge production and pupils' performances

Piaget y Vygotsky en la perspectiva de las relaciones entre comprensión y explicación

Práticas culturais de leitura e construção da subjetividade

Preferências e significados culturais nas estratégias educacionais com crianças pequenas: um estudo sobre educadores de creches e jardins de infância

Processo de produção textual: o olhar da criança

Processos de produção do texto escrito: análise de refacção coletiva dos gêneros narrativo e explicativo em textos de crianças

Processos identitários do sujeito-professor: uma análise da produção de narrativas de professor

Produccion y consumo de herramientas culturales en una clase de fisica en un colegio secundario. Analisis de una experiencia de aula

Psychological functions of culture in totalitarian and post-totalitarian societies

Reading and writing labels: ADD, PDD, LD, Torettes, and so forth

Relações indivíduo e cultura no campo da psicologia e antropologia

Rememoração de histórias de leituras da professora-alfabetizadora: possibilidade de re-significação da prática da leitura

Representing phenomena: data as semiotic constructions

Rethinking emotions: discourse, self, and television in the classroom

School activities, social practice and thinking forms

Science learning as the appropriation of the artifact-based practices of normal science

Ser menina na linguagem: a questão de gênero na assimilação da palavra do outro

Social representations and functional uses of the written language: a study among farming adults in the semiarid of the Brazilian northeast

Socializing through verbal comments: a comparison of families from different socio-cultural background

Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky

Sujeitos da/na história da Educação Especial

Symbols in the making: a genetic-semiotic approach to vocalizations

Teaching and learning thinking as a process of implication

Television in classroom discourses: an empirical study

Telling and writing fictions together: children as meaning makers

Tempo, trabalho, Elias e pesquisa em organizações

The Cyber Elite

The lost dialogue: communication in families where there is concern about sexual abuse

The politics of consumption at home: practices and dispositions in the uses of technologies

The role of the other in the process of knowledge construction during interactions: developments from the Symbolic Action Theory of Ernst Boesch

The stimulus-means as interpretative actions

The threat of Cyberimperialism

The visually impaired child: development, learning and school inclusion

Tipos e mitos da modernidade

Topologies of durability and transformation in networks at work: exploring the organization of accountability and agency in neonatal intensive care

Transformations in teachers' conceptions perceived by teachers in a process of curriculum change

Um diálogo entre Bakhtin e Vygotsky a respeito da educação dos surdos

Um olhar e um meta-olhar sobre os encontros entre bebês na creche

Unconscious: a new socio-historical approach

Violência, educação e subjetividade: algumas reflexões sobre a violência em jovens na atualidade

Vygotsky and modern educational space

Where does my past begin?: lessons from recent cross-cultural studies of autobiographical memory

Work motivation in the context of culture and activity - A study of foreign and local enterprises in South China