V- BANCAS E COMISSÃO JULGADORAS.
Mestrado.
PUC-SP 1979.
Doutorado.
PUC-SP
1980.
Doutorado.
PUC-SP 1980.
Doutorado.
PUC-SP 1980.
Doutorado.
PUC-SP 1980.
Doutorado.
PUC-SP 1981.
Mestrado.
PUC-SP 1981.
Mestrado.
PUC-SP 1982.
Mestrado.
PUC-SP 1982.
Mestrado.
UNICAMP 1982.
Mestrado.
UNICAMP 1982.
Doutorado.
UNICAMP 1982.
Doutorado.
PUC-SP 1982.
Doutorado.
PUC-SP 1982.
Mestrado.
PUC-SP 1983.
Mestrado.
PUC-SP 1983.
Doutorado.
PUC-SP 1983.
Mestrado.
PUC-SP 1983.
Doutorado.
PUC-SP 1983.
Doutorado.
PUC-SP 1983.
Doutorado.
UNICAMP 1984.
Doutorado.
UNICAMP 1985.
Mestrado.
PUC-SP 1985.
Doutorado.
PUC-SP 1985.
Doutorado.
PUC-SP 1985.
Mestrado.
UNICAMP-1985.
Mestrado.
UNICAMP- 1985.
Doutorado.
PUC-SP 1986.
Mestrado.
PUC-SP 1986.
Mestrado.
PUC-SP 1986.
Mestrado.
PUC-SP 1986.
Doutorado.
PUC-SP-1986.
Doutorado.
PUC-SP-1987.
Doutorado.
PUC-SP-1987.
Doutorado.
PUC-SP-1987.
Doutorado.
USP-1987.
Mestrado.
PUC-SP-1987.
Doutorado.
PUC-SP-1987.
Mestrado.
UNICAMP-1987.
Mestrado.
PUC-SP-1987.
Doutorado.
UNICAMP-1987.
Mestrado.
PUC-SP-1987.
Mestrado.
PUC-SP-1987.
Mestrado.
UNICAMP-1987.
Mestrado.
PUC-SP-1987.
Mestrado.
PUC-SP-1987.
Mestrado.
PUC-SP-1987.
Doutorado.
PUC-SP-1988.
Doutorado.
PUC-SP-1988.
Mestrado.
PUC-SP-1988.
Doutorado.
PUC-SP-1988.
Mestrado.
PUC-SP-1988.
Doutorado.
PUC-SP-1988.
Mestrado.
UNICAMP-1988.
Doutorado.
PUC-SP-1988.
Mestrado.
PUC-SP1988.
Doutorado.
UNICAMP-1988.
Doutorado.
PUC-SP-1989.
Doutorado.
UNICAMP-1989.
Doutorado.
UNICAMP-1989.
Doutorado.
UNICAMP-1989.
Doutorado.
UNICAMP-1989.
Mestrado.
UNICAMP-1990
Mestrado.
UNICAMP-1990.
Doutorado.
UNICAMP-1990.
Mestrado.
PUC-SP-1990.
Doutorado.
UNICAMP-1990.
Doutorado.
UNICAMP-1990.
Mestrado.
PUC-SP-1990.
Doutorado.
UNICAMP-1990.
Doutorado.
PUC-SP-1990.
Doutorado.
USP-1990.
Mestrado
PUC-SP-1991.
Doutorado.
PUC-SP-1991.
Mestrado.
PUC-SP-1991.
Doutorado.
PUC-SP-1991.
Doutorado.
PUC-SP-1991.
Doutorado.
PUC-SP-1991.
Doutorado.
PUC-SP-1991.
Doutorado.
UNICAMP-1991.
Doutorado.
UNICAMP-1991.
Doutorado.
UNICAMP-1992.
Doutorado.
UNICAMP-1992.
Mestrado.
UNICAMP-1992.
Doutorado.
PUC-SP-1992.
Doutorado.
UNICAMP-SP- 1992.
Doutorado.
UNICAMP-1993.
Mestrado.
UNICAMP-1993.
Mestrado.
UNICAMP-1993.
Doutorado.
UNICAMP-1993.
Mestrado.
UNICAMP- 1995.
Mestrado.
UNICAMP- 1995.
Mestrado.
UNICAMP- 1995.
Doutorado.
UNICAMP- 1996.
Doutorado.
UNICAMP-1993.
Doutorado.
UNICAMP-1993.
Doutorado.
UFMT- 1998.
Mestrado.
UNICAMP- 1998.
Mestrado.
UFMT- 1999.
Mestrado.
UFMS- 1999.
Mestrado.
UNICAMP- 1999.
Doutorado.
UNICAMP-1999.
Doutorado.
UNICAMP- 1999.
Doutorado.
UNICAMP- 1999.
Doutorado.
UNICAMP- 1999.
Doutorado.
UNICAMP- 2000.
Doutorado.
UNICAMP-2000.
Implicaçoes
Filosóficas da Tecnologia Educacional.
UNIMEP 1974.
O Modelo da Pesquisa
em Ação Aplicado ao Treinamento de Professores.
PUC-SP 1971.
Programa de treinamento
de Professores para a Profilaxia do Comportamento.
PUC-SP
1971.
Comunicação Docente.
PUC-SP 1973.
O Método Dialético na
Investigação Histórica de Educação Brasileira.
PUC-SP
1975.
Crítica Histórica das
ideologias Subjacentes ao Conflito Escola Particular-Escola Pública (1956-1961).
UNIMEP- 1975.
Os Condicionantes
Sociais de Oposição entre Teoria e Prática na Educação Brasileira.
PUC-SP-1976.
Uma nova Educação
para o Meio Rural.
PUC-SP 1977.
O Pensamento
Educacional de Lubienska e sua Influência
na Educação Brasileira.
PUC-SP 1977.
Os Conflitos
ideológicos na Reconstrução da Educação Nacional na Segunda república,
(1930-1934).
PUC-SP 1977.
Em Busca de uma
Metodologia para uma Educação Libertadora.
PUC-SP 1977.
Política Educacional
e Populismo no Brasil.
UnB 1977.
As Belas Mentiras.
PUC-SP 1978.
Dois Planos de
Alfabetização de Adultos: Paulo Freire e Mobral.
PUC-SP 1978.
O Sentido do Outro em
Paulo Freire.
PUC-SP 1978.
Consciência Crítica e
Universidade.
PUC-SP 1978.
Crítica da Autonomia
do Pensamento Pedagógico Brasileiro.
PUC-SP 1978.
Educação Brasileira
Contemporânea: da Necessidade de uma prática Educacional Discriminatória à
impossibilidade de uma Educação Igual para Todos.
PUC-SP 1978.
A Responsabilidade
pelo Sucesso e Fracasso Escolar em Crianças.
PUC-SP 1978.
Implicações
Filosóficas e Científicas de Operacionalizaçao de Objetivos Educacionais.
PUC-SP 1979.
A Decisão em
Orientação Vocacional.
PUC-SP 1979.
A
"Pedagógica"de Enrique Dussel.
PUC-SP 1979.
"Operaçao-Escola".
PUC-SP 1979.
Fundamentos
antropológicos Filosóficos da Comunicação Docente e a Tecnologia Educacional.
PUC-SP 1979.
Contracorrente (o
aluno, o professor ou a instituição ?)
PUC-SP 1979.
O Positivismo como
Superestrutura Ideológica no Brasil e sua influência na Educação.
PUC-SP 1979.
Análise dos
Procedimentos de Ensino usados pelo Professor: o Problema da Formação Docente.
PUC-SP 1979.
UFMG, 1979.
Os Movimentos de
Educaçao Popular no Brasil, de 1961 a 1964.
IESAE-FGV 1979.
Treinamento de
Análise Transacional em organização: um Estudo Exploratório.
PUC-SP 1980.
Didática e Psicologia.
PUC-SP.
A Descaracterização
da Orientação Educacional no Brasil.
PUC-SP 1980.
Educação e Mercado de
Trabalho.
PUC-SP 1979.
Política de Formação
de Pesquisadores.
UFSCar 1980.
A Ilusão da Escola e
a Realidade do Trabalho.
UFSCar 1981.
UNIMEP, 1981.
A Organização
Administrativa da Escola de 1º grau, em decorrência da Reforma
proposta pela Lei 5692/71.
UNICAMP 1981.
A Teoria, na Prática,
é outra?
UFSCar 1981.
Da História à
História da Educação.
UFSCar, 1981.
Administração de
Empresa e Administração Escolar.
UNICAMP 1982.
A Educação de John
Dewey em debate.
UNIMEP 1983.
O Professor como Agente Político.
PUC-SP 1981.
Matemática e
Realidade.
PUC-SP
1981.
Inovação na Pedagogia
Institucional, (1a fase).
PUC-SP 1982.
Júlio de Mesquita
Filho: Formação e Evolução de um Liberal.
PUC-SP 1982
A expansão escolar
campineira e a grande lavoura no fim do Império, (1860-1889).
UNICAMP- 1982.
O Conselho Federal de
Educação e o Exercício da Função Normativa no Sistema Escolar Brasileiro.
PUC-SP 1983.
Filosofia no Ensino
de 2º grau.
PUC-SP 1983.
Gramsci: uma nova
concepção de Filosofia.
PUC-SP 1983.
Estudo de política
Nacional em Face das Necessidades Educacionais das Crianças das Classes
Trabalhadoras (em questão: a Pré-Escola).
PUC-SP 1984.
A Educação no
Processo Revolucionário de Moçambique.
PUC-SP 1984.
Trabalho Produtivo na
Escola: como administrar uma inovação".
UNICAMP- 1984.
Estudo do Sistema
Educacional e da Psicologia de Maria Montessori.
PUC-SP 1985.
O Acordo MEC-USAID e
a Reforma Universitária.
UERJ 1985.
Ensino Superior,
Ciência e Tecnologia.
UNICAMP 1985.
Pedagogia, Educação e
Movimento Operário na 1ª República.
PUC-SP 1986.
Psicologia e Educação
nas Perspectivas Liberal e Socialista.
PUC-SP 1985.
Pedagogia, Educaçao e
Movimento Operário na 1ª República.
PUC-SP-1986
O Papel crítico do
supervisor educacional da desmistificação do ensino e na democratização da
Educaçao.
UNICAMP-1986.
O Contexto da
política de criação das universidades do Estado do Paraná.
UNICAMP- 1986.
Elementos para a
crítica de propostas voltadas para a questão educacional da zona rural.
PUC-SP-1987.
Os intelectuais
orgânicos e a Educaçao.
PUC-SP-1987.
Da Leitura a produção
da escrita.
UNICAMP-1987.
O Trabalho do
Professor no Ensino Superior Particular.
USP-1987.
A Questão pedagógica
da Educaçao popular.
UNICAMP-1988.
Filosofia Empresarial
e Educaçao do trabalhador.
PUC-SP-1988.
O Caráter educativo
da propaganda de brinquedos veiculada pela TV.
PUC-SP-1988.
A Orientação
Profissional: uma abordagem crítica.
PUC-SP-1988.
Análise das bases
teórico-metodológica da Educaçao especial.
PUC-SP-1988.
A Estatística e sua
História: uma contribuição para o ensino da estatística aplicada a Educaçao.
PUC-SP-1989.
Fundamentos
filosóficos da concepção de Educaçao no Estado Militar.
PUC-SP-1989.
O Conteúdo do Ensino
Supletivo.
PUC-SP-1989.
A Educatividade do
trabalho (o trabalho como princípio educativo).
PUC-SP-1989.
Revisitando a obra de
Freinet.
IESAE-FGV-1989.
A Contribuição da
concepção histórico-crítica de filosofia da Educaçao para o exercício do
magistério na área de língua portuguesa e literatura brasileira no 2º
grau da escola pública.
PUC-SP-1989.
O Enfoque autonomista
da Educaçao: crítica a proposta de Educaçao popular autônoma.
UNICAMP-1989.
Didática e Sociedade:
o conteúdo implícito do ato de ensinar.
UNICAMP-1990.
O aluno trabalhador:
das possibilidades de um cotidiano político a uma política para o cotidiano.
UNICAMP-1990.
O Centro de Ensino
Superior do Médio Araguaia: um projeto para o desenvolvimento e a integração
regional/nacional.
UFGO-1991.
O Comunista e a
Educaçao nas décadas de 40 e 50.
PUC-SP-1991.
Educaçao e Hegemonia
no Brasil: nota para uma reflexão crítica.
PUC-SP-1991.
Historia na escola de
1º e 2º graus: transmissão ou produção de conhecimentos/
PUC-SP-1991.
Educaçao e
informática no Brasil: 1937 a 1989. O processo decisório da política no setor.
UNICAMP-1991.
A concentração do
Capital e as contradições do capitalismo.
PUC-SP-1992.
A Educaçao
politécnica no Brasil: concepção em construção, 1984-1992).
UFF-1993.
A educaçao escolar
jesuítica no Brasil Colonia: uma leitura da obra de Serafim Leite
"História da Cia. de Jesus no Brasil".
UNICAMP-1993.
As estratégias de
seduçao: mulheres escravas apre(e)ndendo a liberdade, 91850-1888).
UNICAMP-1993.
As expressões
simbólicas nas atividades lúdicas com crianças na pré-escola.
UNICAMP- 1995.
Conteúdo Curricular
para Crianças de creche de dois e três anos: teoria e prática.
UNICAMP- 1996.
O ensino de história
no pensamento de autores brasileiros nos anos 80: contribuição à crítica ao
ensino "tradicional" em história.
UEMaringá- 1998.
A imigração
norte-americana para a região de Campinas: análise da Educação Liberal no
contexto histórico-educacional brasileiro.
UNICAMP- 1998.
Financiamento da
Escola Púlbica: Uma tarefa da Sociedade?
UFMT- 1999.
Mestrado- 1999.
UNICAMP.
Mestrado- 1999.
UNICAMP.
Um Novo Enfoque em
Orientação Educacional.
FFCL de Rio Claro- 1973.
Política de Formação
de Professores do Ensino Superior.
PUC-SP
1978.
Tecnologias Avançadas
em Educação e o Ensino Superior no Brasil.
PUC-SP 1974.
Objetivos do Ensino
na Lei 5692/71.
PUC-SP 1975.
Estado, Educação e
Desenvolvimento Econômico.
PUC-SP 1979.
Educação e
Contradição.
PUC-SP 1979.
A Universidade
Crítica.
PUC-SP 1980.
Estado, Educação e
Ideologia.
PUC-SP 1980.
Psicologia e
Ideologia.
USP- 1981.
Educar para
Transformar.
USP 1982.
Pensamento Operário.
PUC-SP 1981.
A Prática docente na
Escola de 1º grau.
PUC-SP
1981.
A Relação
Professor-Estado.
PUC-SP 1981.
A Formação Política
do Professor no Exercício Profissional durante os Anos 70: Organização e
Liderança.
PUC-SP
1983.
A Transformação do
Comportamento em Mercadoria.
PUC-SP 1981.
História do Brasil: a
Versão fabricada nos Livros Didáticos de 2º grau.
PUC-SP 1981.
A Produtividade da
Escola Improdutiva.
PUC-SP 1983.
Supervisão da
Educação: do Autoritarismo Ingênuo à Vontade Coletiva.
PUC-SP
1983.
Educação
extra-escolar e a Realidade Brasileira.
PUC-SP 1983.
Valor e Educação.
PUC-SP 1983.
As Relações de
Produção e a Educação do Trabalhador.
PUC-SP
1984.
Liberalismo e
Educação.
PUC-SP 1984.
Uma Pedagogia da
Participação Popular.
PUC-SP 1984.
Unificação Escolar e
Hegemonia.
PUC-SP
1984.
Tendências
Ideológicas no Ensino de 1º grau.
UFRGS 1983.
Da Ação à Operação: o
Caminho da aprendizagem.
Uma Proposta de
atuação do Orientador Educacional na Escola Pública.
PUC-SP 1985.
Epistemologia da
Biblioteconomia.
PUC-SP 1985.
Magistério e
Imigração Alemã.
PUC-SP 1985.
História da Educação
do "Deficiente Mental" no Brasil.
UNICAMP 1985.
A Representação da
Criança Pré-Escolar no Brasil.
USP 1985.
Administração
Escolar: uma Introdução Crítica.
PUC-SP 1986.
Prendas e
Antiprendas: uma História da Educação Feminina no Rio Grande do Sul.
UNICAMP- 1986.
Quando o conteúdo vai
além da frase...
PUC-SP-1987.
Pedagogia
Universitária e Transformação Social.
PUC-SP-1987.
Trabalho e Orientação
Profissional.
PUC-SP-1987.
A (ex)tensão do
Ensino Básico no Brasil: o avesso de um Direito Democrático.
USP-1988.
Capitalismo e Escola
no Brasil.
PUC-SP-1988.
Conteúdo Curricular e
Organizaçao da Educaçao básica: a experiência paulista.
PUC-SP-1988.
Educaçao e
Consciência de Classe: um outro determinante na formação do educador.
PUC-SP-1988.
Objetividade e
Educaçao.
PUC-SP-1989.
Infância e
Historicidade.
PUC-SP-1989.
Universidade Católica
no brasil: elite intelectual para a restauração da igreja.
PUC-SP-1989.
Fundamentos da
educaçao: de uma revisão epistemológica a uma proposta ontológica.
O Ensino
Técnico-Profissional e sua Representação Social: análise de uma escola técnica
estadual do município de São Paulo.
USP-1989.
Apesar das Amarras,
há vida na Escola – uma leitura da escola formal feita a partir das falas dos
alunos do ensino supletivo: modalidades suplência de 2º grau.
PUC-SP-1989.
O Primeiro ano na
escola.
PUC-SP-1989.
Origens do Pensamento
Conservador Liberal Modernizador.
UNICAMP-1989.
Pedagogia e Luta de
classes no Brasil, (1930-1937).
PUC-SP-1990.
Educaçao e Estado
Novo em Minas Gerais.
PUC-SP-1990.
Universidade Federal
nos anos 80: o jogo da política Educacional.
PUC-SP-1990.
Fundamentos teóricos e
práticas do trabalho docente.
PUC-SP-1990.
Conselho Federal de
Educaçao: o coração da reforma.
UNICAMP-1990.
Estado Militar e
Educaçao.
UNICAMP-
1990.
A Educaçao científica
comeniana.
UNICAMP-1991.
O mundo capitalista e
as transformações do fordismo: a reabilitação da escola clássica na era das
máquinas inteligentes.
PUC-SP-1991.
O Pensamento burguês
e o plano de estudos do Seminário de Olinda, (1800-1836).
UNICAMP-1991.
Razão e Adaptação.
PUC-SP-1991.
Educaçao Especial
Brasileira.
PUC-SP-1991.
Escolaridade e
processo de trabalho: o impacto das inovações tecnológicas na qualificação do
trabalhador da indústria mecânica.
PUC-SP-1991.
A Burguesia sem
disfarce: a defesa da ignorância versus as lições do capital.
UNICAMP-1992.
De Professor a ator
social: os andaimes de uma construção.
PUC-SP-1992.
A formação da
Universidade Metodista de Piracicaba.
PUC-SP-1992.
Indivíduo e
emancipação humana: contribuição a discussão da base comum da formação do
educador.
PUC-SP
1992.
A formação do
indivíduo e a objetivação do gênero humano
UNICAMP-1992.
Processo de trabalho,
sindicato e conhecimento operário no contexto da reconversão produtiva: o caso
AAU do Uruguai.
UNICAMP-1992.
· JOSÉ CLAUDINEI LOMBARDI,
Marxismo e História
da Educaçao: algumas reflexões sobre a historiografia educacional brasileira
recente.
UNICAMP-1993.
Infância e Poder: a
conformação da Pedagogia moderna.
UNICAMP-1993.
As práticas
avaliativas e a Organizaçao do trabalho pedagógico.
UNICAMP-1993.
A utopia da
Participaçao: a posição dos movimentos docentes na formulação da política
educacional na Argentina 1983-1988).
UNICAMP-1993
O trabalho como
princípio articulador da teoria-prática: uma análise da prática de ensino e
estágios supervisionados na habilitação magistério do Curso de Pedagogia.
UNICAMP-1993.
A instrução pública
no município de Limeira.
UNICAMP-1993.
História e
Historiografia: as escritas da história da educação brasileira na
contemporaneidade, (1971-1988)
UNICAMP- 1994.
Oralismo como método
pedagógico: contribuição ao estudo da História da Educação do surdo no Brasil.
UNICAMP- 1996.
Trabalho infantil e
educação: o cotidiano dos aprendizes no arsenal de guerra de Mato Grosso
(Segunda metade do século XIX).
UFMT- 1998.
Literatura de Cordel,
educação e formação da consciência crítica.
UNICAMP- 1999.
A apropriação do
conhecimento público pelo o setor privado na transferência de tecnologia da
Unicamp.
UNICAMP- 2000.
A era das cadeiras
isoladas e dos grupos escolares: uma contribuição para a História da Educação
Brasileira.
UNICAMP- 2000.
Educação comunitária:
além do Estado e do mercado? A experiência da campanha nacional das escolas da
comunidade- CNEC.(1985-1998).
UNICAMP- 2000.
A gênese do
magistério público catarinense.
UNICAMP-
2000.
A cernidade da
Dialética da Educação.
UNICAMP-2000.
· MARIA HELENA DE SOUZA PATTO,
USP.
1987.
UNESP-
1990.
USP.
1991.
UNESP.
1993.
UNICAMP.
1993.
· MARIA LUÍSA SANTOS RIBEIRO,
Nível:
Professor-Assistente Mestre.
PUC-SP 1981.
Nível:
Professor-Assistente Mestre.
PUC-SP 1981.
Nível:
Professor-Assistente Mestre.
PUC-SP 1981.
Nível: Professor
Titular.
PUC-SP 1981.
Nível: Professor
Titular.
PUC-SP
1981.
Nível: Professor
Titular.
PUC-SP 1981.
Nível: Professor
Titular.
PUC-SP 1981.
Nível:
Professor-Assistente Mestre.
PUC-SP 1982.
Nível:
Professor-Titular.
PUC-SP 1983.
Nível:
Professor-Assistente Doutor.
PUC-SP 1983
Nível: Professor
Assistente-Doutor.
PUC-SP 1983.
Nível:
Professor-Assistente Doutor.
PUC-SP 1985.
Nível:
Professor-Assistente Doutor.
PUC-SP 1985.
Nível:
Professor-Assistente Doutor.
PUC-SP 1985.
Nível:
Professor-Assistente Mestre.
PUC-SP-1987.
Nível: Professor
Associado.
PUC-SP-1987.
Nível:
Professor-Assistente.
UNICAMP-1989.
Nível:
Professor-Assistente.
UNICAMP-1989.
Nível:
Professor-Assistente, (MS-2).
UNICAMP-1989.
Nível: Professor
Assistente Doutor.
PUC-SP-1990.
Nível:
Professor-Assistente, (MS-02),
UNICAMP-1990.
Nível: Professor
Titular,
UFSCar-1991.
Nível: Professor
Titular.
UFSCar-1992.
Nível: Professor
Titular.
UFRJ-1992.
Nível: Professor
Adjunto (MS-05)
UNICAMP-1992.
Nível: Professor
Assistente-Doutor.
UNICAMP- 1995.
Nível: Professor
Adjunto.
UNICAMP- 1999.
Nível: Professor
Adjunto.
UNICAMP- 1999.
Nível: Professor
Titular.
UNICAMP- 1998.
Nível: Professor
Assistente-Doutor.
UNICAMP- 1999.