Coleção Educação Contemporânea
|
História da Educação:
Perspectivas p/ um Intercâmbio Internacional José Sanfelice - Dermeval
Saviani - José Lombardi O intercâmbio internacional no âmbito da História da Educação, a oportunidade de se avançar da troca de experiências já realizadas quer para a formulação de projetos de pesquisas conjuntas, quer de projetos sobre temas comuns é, em última instância o sentido da publicação desta obra. |
|
História e História da
Educação: O Debate Teórico-Metodológico Atual Esta Obra reúne importantes contribuições de experientes estudiosos da História e da História da Educação resultantes do IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil", realizado em dez./97, cujo e tema central foi o debate teórico e metodológico na História e sua importância para a pesquisa educacional. |
|
Política e Educação no Brasil Através do estudo crítico do processo político de produção da legislação do ensino, este livro traz importante contribuição ao trabalho dos professores em geral, especialmente de Estrutura e Funcionamento do Enslno e História da Educação Brasileira. |
|
A Nova Lei da Educação (LDB):
Trajetória, Limites e Perspectivas Um livro-documento. Através desta obra os leitores têm acesso não apenas à
análise e interpretação da nova LDB, mas também aos principais documentos
legais produzidos no processo de sua tramitação no Congresso Nacional.
Reconstruindo a trajetória da lei, o livro põe em evidência os embates entre
as diferentes propostas, os limites do texto aprovado e as perspectivas de
superação. Com este lançamento o autor e a Editora Autores Associados
acreditam estar prestando um valioso auxílio a todos os que atuam no campo
educacional, tendo em vista a necessidade de se atingir uma compreensão
objetiva e ao mesmo tempo crítica da nova lei geral que passa a reger os
destinos da educação em nosso país. Juntamente com Educação Brasileira:
Estrutura e Sistema e Política e Educação no Brasil, do mesmo autor, este
livro completa uma trilogia imprescindível à compreensão global da ordenação
jurídico-politíca da educação brasileira contemporânea |
|
Educação: Do Senso Comum à
Consciência Filosófica Instrumento útil ao ensino das diterentes disciplinas pedagógicas em especial das cadeiras de Introdução à Educação e Estruturpe Funcionamento do Ensino este livro pode ser também incluído na programação do primeiro período letivo da disciplina Filosofia da Educação. |
|
Educação Brasileira-Estrutura
e Sistema Abordando a realidade humana a partir da qual evidencia a razão de ser e os limites das principais correntes pedagógicas, esta obra já pode ser considerada um clássico da literatura educacional brasileira. |
|
Da nova LDB ao novo Plano
Nacional de Educação: por uma outra política educacional Dando continuidade ao trabalho realizado na obra A Nova Lei da Educação
(LDB): trajetória, limites e perspectivas, este livro coloca à disposição dos
leitores as medidas de política educacional levadas a efeito pelo governo
federal na transição entre a entrada em vigor da nova LDB e sua efetiva
implantação a partir de 1998, cujo ponto culminante é atingido com a
apresentação do texto do novo Plano Nacional de Educação. A par do nível
analítico em que se avalia o alcance das medidas legais aprovadas, são
transcritos, na forma de anexos, os próprios documentos que deram eficácia
legal às medidas adotadas. Tendo em vista os limites da política educacional
atual, o livro traz, ainda, a proposta de uma outra política educacional cujo
esboço é delineado através de um Plano Nacional de Educação alternativo
àquele apresentado pelo MEC ao Congresso Nacional |
Coleção Polêmicas Do Nosso Tempo
|
Pedagogia Histórico-Crítica
Primeiras Aproximações Dando continuidade a "Escola e Democracia", este livro explicita a origem e significado da corrente pedagógica que se propõe a superar tanto os limites das pedagogias não-criticas como das teorias crítico-reprodutivistas. |
|
Para uma História da Educação
Latino-Americana Abordando em perspectiva de conjunto e sob o eixo educativo a história do desenvolvimento social dos países latino-americanos, este livro traz importante contribuição para a compreensão de suas potencialidades e limites. |
|
Escola e Democracia Já em trigésima primeira edição e traduzido para o espanhol, este livro é referido como um clássico do pensamento pedagógico latino-americano. |
Coleção Memória da Educação
|
Nostalgia do Mestre Artesão Atraves de rigorosa pesquisa histórica o autor reconstrói a evolução das corporações de oficio, evidenciando o fascínio que o trahalho artesanal exerceu sobre os grandes pedagogos e as grandes correntes da educação moderna e contemporãnea |
Coleção Formação de Professores
|
Form. de Professores: A
Experiência Internac. sob o Olhar Brasileiro Analisando os sistemas de ensino da Alemanha, Itália, Canadá, Colômbia, Cuba e Japão, esta obra pôe em evidência o problema da formação de professores, construindo importante referência para a melhoria qualitativa da educação brasileira. |