O PROBLEMA DA PERIODIZAÇÃO NA HISTÓRIA DAS IDÉIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL (RESUMO)
Tema n.6: Historia de las ideas pedagógicas en Latinoamérica.
Dermeval Saviani, UNICAMP – Brasil
A questão da periodização é, sem dúvida,
uma das mais relevantes e também das mais complexas e, por isso
mesmo, das mais controvertidas no campo dos estudos históricos.
No caso da história da educação brasileira a periodização
mais freqüentemente adotada se guiava pelo parâmetro político
abordando-se, em conseqüência, a educação no período
colonial, no Império e na República. As críticas a
essa forma de periodizar levaram, primeiro, ao critério da determinação
econômica. Depois, se buscou uma periodização centrada
não nos aspectos externos mas naqueles internos ao processo educativo.
Na investigação que estou desenvolvendo sobre a história
das idéias pedagógicas no Brasil, guiando-me pelo próprio
movimento das idéias pedagógicas, construí uma periodização
preliminar, distribuindo-as em oito períodos. Já no primeiro
relatório parcial da pesquisa, redigido em fevereiro de 1998, me
adverti de um problema nessa periodização consistente no
fato de que os dois primeiros períodos se caracterizavam pela grande
extensão temporal em contraste com os demais que eram pouco extensos
no tempo. No relatório seguinte, elaborado em fevereiro de 2000,
esbocei uma solução mais satisfatória que reduzia
os seis últimos períodos a dois grandes períodos o
que me permitia periodizar o conjunto da história das idéias
pedagógicas no Brasil não mais em oito e sim em quatro períodos
subdivididos, por sua vez, em fases que indicam os momentos específicos
que atravessaram as idéias pedagógicas ao longo da história
da educação brasileira. Neste trabalho indico os períodos
que marcam a predominância das idéias pedagógicas na
história da educação brasileira com os respectivos
eventos que se constituíram nos marcos da periodização
e faço a discussão dos critérios, dos problemas detectados
e dos caminhos através dos quais procurei equacionar os referidos
problemas.
Palavras-chave: História da educação; história das idéias pedagógicas no Brasil; periodização das idéias pedagógicas no Brasil.