O PROBLEMA DA PERIODIZAÇÃO NA HISTÓRIA DAS IDÉIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL (RESUMO)

Tema n.6: Historia de las ideas pedagógicas en Latinoamérica.
Dermeval Saviani, UNICAMP – Brasil
 
A questão da periodização é, sem dúvida, uma das mais relevantes e também das mais complexas e, por isso mesmo, das mais controvertidas no campo dos estudos históricos. No caso da história da educação brasileira a periodização mais freqüentemente adotada se guiava pelo parâmetro político abordando-se, em conseqüência, a educação no período colonial, no Império e na República. As críticas a essa forma de periodizar levaram, primeiro, ao critério da determinação econômica. Depois, se buscou uma periodização centrada não nos aspectos externos mas naqueles internos ao processo educativo. Na investigação que estou desenvolvendo sobre a história das idéias pedagógicas no Brasil, guiando-me pelo próprio movimento das idéias pedagógicas, construí uma periodização preliminar, distribuindo-as em oito períodos. Já no primeiro relatório parcial da pesquisa, redigido em fevereiro de 1998, me adverti de um problema nessa periodização consistente no fato de que os dois primeiros períodos se caracterizavam pela grande extensão temporal em contraste com os demais que eram pouco extensos no tempo. No relatório seguinte, elaborado em fevereiro de 2000, esbocei uma solução mais satisfatória que reduzia os seis últimos períodos a dois grandes períodos o que me permitia periodizar o conjunto da história das idéias pedagógicas no Brasil não mais em oito e sim em quatro períodos subdivididos, por sua vez, em fases que indicam os momentos específicos que atravessaram as idéias pedagógicas ao longo da história da educação brasileira. Neste trabalho indico os períodos que marcam a predominância das idéias pedagógicas na história da educação brasileira com os respectivos eventos que se constituíram nos marcos da periodização e faço a discussão dos critérios, dos problemas detectados e dos caminhos através dos quais procurei equacionar os referidos problemas.

Palavras-chave: História da educação; história das idéias pedagógicas no Brasil; periodização das idéias pedagógicas no Brasil.