Sobre

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA

 

 

Proponentes do grupo

O grupo envolve professoras do Departamento de Psicologia Educacional: Profa. Dra. Ana Archangelo, Profa. Dra. Ângela Soligo,  Profa. Dra.Regina Maria de Souza, Profa. Dra. Elisabete Figueroa

Descrição do grupo

O Grupo de Estudos e Pesquisa Diferenças e Subjetividades em Educação surgiu em agosto de 2005, a partir de afinidade teórica e empírica de alguns docentes da Faculdade de Educação, e de crescente demanda de discentes interessados/as na investigação e no aprofundamento conceitual relacionados aos vários aspectos que envolvem as situações de convivência com as diferenças e produção de subjetividades nos processos educacionais e pedagógicos.

Objetivo geral

A partir da formação atual do grupo, busca-se produzir conhecimentos na transversalidade de campos epistemológicos que tenham como perspectiva a condição humana, em especial, com a Filosofia da Diferença,  a Psicologia Social, a Psicanálise, a Lingüística e as Ciências Sociais afins às questões que envolvam as subjetividades e as dimensões interseccionais. Nesse contexto, destacam-se os estudos surdos, sobre racismo e africanidades, gênero/ sexualidades e infâncias.

Objetivos específicos

  • Criar possibilidades para analisar e problematizar a formação de professores/as, levando em consideração a ética como diferença nos processos de atuação no campo educacional; 
  • Realizar análise genealógica das produções históricas das diferenças; 
  • Investigar as múltiplas faces constitutivas dos distintos traços/ operadores da diferença (surdez, "deficiências", raça/etnia, sexualidade, gênero, modos de aprendizagem, infâncias, juventudes, classes sociais, religiosidades, dentre outros), as tensões que produzem e nas quais se reproduzem, estruturam-se e configuram suas dinâmicas; 
  • Pesquisar os processos psíquicos/subjetivos que atualizam e nomeiam tais tensões;
  • Examinar os processos de constituição de subjetividades, tomando a diferença como principal categoria;
  • Analisar a constituição de uma filosofia da diferença.

O trabalho acadêmico entre proponentes deste grupo vem se constituindo há alguns anos, conforme será apresentado a seguir.

Propostas gerais de atuação

A partir da preocupação central de sistematizar a reflexão sobre o que a Filosofia, a Psicologia Social e a Psicanálise têm a dizer sobre as dinâmicas atuantes nos sujeitos e instituições que, diariamente, criam e/ou reproduzem estratégias de enfrentamento das diferenças, o grupo se propõe a proporcionar aos/às participantes, além das atividades de pesquisa que os nucleia:
• Grupo de Estudos
• Orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado
• Participação na oferta e orientação de atividades extracurriculares, inclusive de estágios conforme possibilidade de participação no programa de estágios da Faculdade de Educação.
• Publicações em conjunto
• Projetos de Extensão voltados, em especial, para a formação de profissionais em educação, oportunizando momentos, ao grupo e aos/às estudantes, para pensar as possibilidades de reinvenção das práticas e do cotidiano escolar a partir das diferenças que o constitui.

Atividades de Ensino

  1. Graduação

As docentes do grupo oferecem disciplinas da graduação em Pedagogia e demais cursos de Licenciatura regularmente.

  1. Pós-graduação
As docentes do DiS estão envolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação oferecidos pela Faculdade de Educação: Mestrado e Doutorado Acadêmicos (algumas também participam do Mestrado Profissional). Além de ministrar disciplinas regularmente e de coordenar Seminários e Atividades Programadas de Pesquisa (APPs), orientam dissertações e teses.
Stricto senso:
Disciplinas coordenadas ou que contam com a participação de docentes do DiS:
ED525 – Afetividade no contexto pedagógico
ED 528– Representações Sociais e diferenças: relações raciais e de gênero
ED 530 - Educação da infância com enfoque de direitos
ED531 – Psicanálise e Educação

 

Atividades de Extensão

As docentes do DiS oferecem ou participam regularmente de cursos de extensão e de atividades de extensão à comunidade (projetos em escolas públicas, palestras, etc.). Algumas das atividades recentes estão listadas abaixo:
 
- A sobrevivência psíquica do professor em tempos de crise: aspectos afetivos da relação professor-aluno
- Contando a História do Samba e a lei 10639 – História da África

 

Participações externas em associações científicas e outros grupos de pesquisa

Profa. Ana Archangelo: filiada à APCS – Association for the Psychoanalysis of Culture and Society, membro filiado da Sociedade de Psicanálise de São Paulo.
Profa. Ângela Soligo: membro do GT EaD do Conselho Federal de Psicologia; filiada à ABRAPEE – Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; filiada à ABRAPSO – Associação Brasileira de Psicologia Social; filiada e ex-presidente da ABEP – Associação Brasileira de Ensino de Psicologia; filiada e ex-presidente da ALFEPSI – Associação Latino-americana de Formação e Ensino em Psicologia; membro do Conselho de Honra da ALFEPSI; membro  do Comitê de Ética da ULAPSI – União Latino-americana de Psicologia.
Profa. Elisabete Figueroa: vice-líder do DiS no CNPq
Profa. Regina Maria de Souza: membro do GT Linguagem e Surdez da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Lingüística.

 

Professores/as externos/as à Unicamp que desenvolvem colaborações com docentes do grupo e que podem ser convidados para colaboração direta com o grupo

Profa. Dra. Marisa Lopes da Rocha – Depto. de Psicologia Social e Institucional - UERJ;
Prof. Dr. Walter Matias Lima – Núcleo de Pesquisas em Ética e Ensino de Filosofia - UFAL;
Prof. Dr. Márcio Danelon – Faculdade de Educação - UFU; 
Prof. Dr. Fabio Camargo Bandeira Villela – Unesp - SP
Prof. Dr. Michael O’Loughlin – Adelphi University – NY
Profa. Dra. Soraya Souza – Univap – São José dos Campos - SP
Profa. Dra. Maria Antonieta Impedovo - Aix Marseille Université (França)
Profa. Dra. Natália Fernandes - UMinho (Portugal)
Profa. Ms. Norma Bregagnolo - Universidad Nacional del Nordeste,UNNE (Argentina)
Profa. Dra. Caroline Jango – Instituto Federal de São Paulo – campus Hortolândia
Prof. Dr. Ronaldo Alexandrino – Prefeitura Municipal de Hortolândia
Prof. Dr. José Artur Molina – Universidade Estadual de Maringá – UEM
Profa. Dra. Mônica Ramos Daltro – Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Profa. Dra. Sônia da Cunha Urt – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS