Recursos Técnicos

Durante a videoconferência

 

Streaming

Disponibilização do conteúdo (vídeo e áudio) da sessão de videoconferência em tempo real, para que os interessados possam assistir ao evento através de um computador em qualquer localidade distante.

Como funciona: Basta que o usuário interessado tenha um computador com acesso à internet (preferencialmente banda larga), o programa FlashPlayer instalado e se conecte ao link Eventos em andamento.

Condições para assistir o streaming: clique aqui

 

Audioconferência

É a comunicação do apresentador/professor e alunos através de ligação telefônica realizada diretamente do equipamento de videoconferência. É possível a realização de audioconferência durante uma sessão de videoconferência. A ligação telefônica é gerada pelo equipamento da FE para o outro participante em um telefone fixo, celular ou sistema de rádio (Nextel por exemplo).

Quando utilizar: Quando houver necessidade de comunicação (entrevista, opinião, parecer, etc) de alguma pessoa que pretende participar da sessão de videoconferência e não dispõe deste tipo de equipamento, ou está em trânsito, ou não pode comparecer a algum local que dispõe de equipamento de videoconferência. 

 

Chat

Permite que pessoas que estão assistindo à sessão de videoconferência através do streaming realizem perguntas através do computador conectado à internet. As perguntas são apresentadas a todos os participantes do evento no monitor da Sala de Videoconferência durante o evento.

Como funciona: Basta que o participante interessado acesse o site do equipamento de videoconferência da FE e, através de uma senha de autorização, envie suas perguntas. É permitida a realização de apenas uma pergunta de cada vez.

 

Internet

Através do notebook instalado no púlpito, é possível acessar conteúdos da internet e apresentá-los de diversas maneiras: no quadro eletrônico, nos monitores da sala de videoconferência para os alunos presentes, nos sites remotos durante a sessão de videoconferência, bem como para os participantes que estiverem assistindo ao evento através do streaming, pela internet.

 

Sala de tradução simultânea

Permite a tradução simultânea durante as sessões de videoconferências realizadas com outros países. Tanto as conversações locais quanto as remotas (traduzidas) podem ser gravadas em diversas mídias. 

 

Após a videoconferência

 

Acesso sob demanda

Mediante a disponibiização do conteúdo do evento realizado na Sala de Videoconferência no servidor definido pela Faculdade, é possível assistí-lo posteriormente acessando:

https://www.fe.unicamp.br/ead/fe/videoconferencia_fe.html

 

Gravação dos conteúdos em mídias

A equipe técnica da videoconferência da FE responsabiliza-se pela gravação dos eventos em diversos tipos de mídias, podendo as mesmas serem disponibilizadas de acordo com o interesse do usuário, ou seja:  DVD ou arquivos eletrônicos que podem ser enviados aos interessados pela internet ou disponibilizados no endereço portal de vídeos da Unicamp ou em nosso canal no Youtube.