Sistemas

Quadro eletrônico

Modos de operação:

  1. Desenho: Permite que qualquer escrita no quadro eletrônico durante apresentação na Sala de Videoconferência possa ser transmitida através de streaming para interessados que estiverem em diversas situações de participação. 
  2. Interativo: Possibilita a exploração de qualquer conteúdo disponibilizado ou acessado através do notebook. Neste modo de operação, o quadro eletrônico transforma-se em um "teclado virtual" do notebook, permitindo exploração de todos recursos, inclusive a gravação dos conteúdos escritos no mesmo. 

 

Leitor de Documentos

Permite a captação, tratamento, ampliação e envio de imagens disponibilizadas em qualquer tipo de material impresso, tais como: livros, transparências, folders e outros.

 

DVD player

Permite apresentações de conteúdos de mídias do tipo DVD para a Sala de Videoconferência da FE e para outros sites.

 

Videocassete

Permite a gravação dos eventos realizados na Sala de Videoconferência (inclusive com as apresentações dos outros sites). Possibilita também a apresentação de vídeos para os participantes das videoconferências.

 

Notebook

Permite a apresentação de qualquer conteúdo armazenado em CDs, DVDs, Pen drive, bem como arquivos disponíveis em sites da internet. 

 

Microfones das mesas dos alunos e professores/apresentadores

Permitem que os alunos e/ou professores sejam localizados automaticamente pelas câmeras da Sala de Videoconferência, mediante leve toque na base do microfone. Instantaneamente, o microfone inicia a captação da voz do usuário.

 

Microfones de lapela

Permite que qualquer professor/apresentador locomova-se na Sala de Videoconferência durante sua apresentação, sem ter que permanecer nas proximidades das mesas dos alunos e/ou professores. 

 

Monitores

Os 02 monitores de 50” instalados na parte frontal da Sala de Videoconferência permitem que os participantes visualizem tanto as imagens do site remoto, quanto as imagens apresentadas pelos equipamentos locais (leitor de documentos, notebook, aparelho de DVD, etc.) 

 

Observação: Encontra-se em fase de estudo a aquisição de equipamentos complementares para as Salas de Videoconferência, Edição e Tradução Simultânea, de maneira a aprimorar a infra estrutura das mesmas para geração de conteúdos que terão como objetivo atender a demanda de ensino, pesquisa e extensão.