I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI

05 a 07 de março de 2018 | Centro de Convenções da UNICAMP


Comunicado Importante

Prezados inscritos,
A comissão organizadora do I Seminário Internacional de Educação para o Século XXI comunica que, por motivo de saúde da Profa. Dra. Orly Zucatto Mantovani de Assis, o evento programado entre os dias de 03 a 05 de julho foi prorrogado para os dias 05, 06 e 07/03/2018.
Eventuais pedidos de informações, esclarecimentos e solicitações de reembolso da taxa de inscrição, deverão ser encaminhados para: central@funcamp.unicamp.br
Laboratório de Psicologia Genética (LPG)
Faculdade de Educação

Apresentação

O Seminário Internacional – organizado e promovido pelo Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP – a realizar-se de 3 a 5 de julho do corrente ano, pretende ser um espaço de aprofundamento e ampliação de conhecimentos, que permita discussão e reflexão sobre a Educação do Século XXI a partir dos quatro pilares propostos por Jacques Delors: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver juntos, os quais foram adotados pela UNESCO e declarados em seu relatório Educação: um tesouro a descobrir. Buscando assim, interrogar o sentido dos referidos pilares e do discurso da educação que neles se fundamentam. A partir desses quatro pilares, os profissionais da educação podem escolher com mais segurança dentre as práticas educativas que utilizam quais são as mais eficazes a fim de que os nossos alunos possam aprender a conhecer, pois consideram prazeroso o ato de compreender ou construir o conhecimento. Para isso, é necessário que o aluno construa as estruturas de pensamento específicas para conhecer, por meio das quais desenvolvem o raciocínio dedutivo, indutivo e a memória que possibilitam a aquisição do conhecimento físico, do conhecimento lógico matemático e o do conhecimento social, os quais correspondem a todos conteúdos das disciplinas que compõem os currículos da educação infantil ao ensino médio. Nesse ínterim, sem ter construído essas estruturas que são os instrumentos para aquisição de conhecimentos, segundo Piaget, a crianças, os pré-adolescentes, jovens e adultos não podem compreender nada do que a escola ensina. Além disso, a tarefa da educação estará quase completa quando os estudantes aprendem a fazer, isto é, quando eles se tornam capazes de ir além do conhecimento teórico adquirido e sabem utilizá-lo na vida prática ao exercer a profissão que escolheram como meio de subsistência e realização pessoal e profissional. O saber fazer ou dominar competências implica necessariamente o aprender a conhecer, pois ambos transformam o aluno num técnico ou profissional capaz de aplicar esses saberes teóricos e práticos no trabalho que realiza. Segundo Jean Piaget, a interação social é um dos fatores do desenvolvimento e da aprendizagem. Entretanto, para que esse fator desempenhe seu papel, é preciso que nossos alunos em toda a sua trajetória escolar tenham tido a oportunidade de aprender a viver com os outros compreendê-los, realizar trabalhos em equipes, cooperar, trocar pontos de vista, tanto com os colegas que apresentam dificuldades de aprendizagem quanto com aqueles que não têm dificuldades, assim também com relação aos que têm crenças e valores semelhantes aos seus ou não. Para aprender a ser, é imprescindível que o aluno desenvolva a autonomia intelectual e moral, a criatividade, a sensibilidade, a espiritualidade, a responsabilidade, o respeito aos outros e, ademais esteja comprometido em contribuir para o progresso tecnológico, material e cultural de sua comunidade. Nesse sentido, para que a qualidade de nossa educação melhore, é imperativo que esses quatro pilares sejam considerados igualmente. Assim, estamos certos de que as palestras, conferências, oficinas, relatos de pesquisas, relatos de experiências que serão apresentados neste Seminário poderão contribuir para aumentar a nossa crença no valor da Educação.

Objetivos

Criar espaços para reflexão e debates sobre a Educação que se fundamenta nos quatro pilares da Educação do Século XXI e de temas que estão intimamente relacionados com os saberes e fazeres dos profissionais da educação é o objetivo principal deste evento.

Público-alvo

Este evento destina-se a profissionais da educação que atuam em todos os graus de ensino, psicopedagogos, psicólogos, alunos de graduação e pós-graduação e contará com a presença de pesquisadores de renome nacional e internacional interessados em discutir as possíveis medidas necessárias para melhorar a qualidade da educação.





Programação

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Inscrições

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Valores


de 26/04/17 a 10/05/17 de 11/05/17 a 25/06/17 após 26/06/17
Com envio de trabalho R$ 125,00
Ouvinte R$ 100,00 R$ 125,00 R$ 150,00


Inscreva-se     2ª via do boleto



Submissão de Trabalho


Os trabalhos que serão apresentados no 1º Seminário Internacional a Educação do Século XXI- Temas em Debate, versarão sobre os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio ambiente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três anteriores. É importante ressaltar que essas quatro vias do saber constituem apenas uma, porque entre elas existem vários pontos de contatos e de relacionamento.

Prazos importantes
Inscrições Resultados
Submissão de comunicação oral, pôster, relato de pesquisa e relato de experiência 25/04/17 a 05/06/2017


Eixos Temáticos

4 Pilares da Educação do Século XXI:



Modalidades



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Comunicação Oral

É um trabalho único, que pode ser organizado por um ou mais autores. Sua apresentação se dá de forma oral, com tempo de 10 a 15 minutos, com discussão no fim das apresentações. Os trabalhos completos nessa modalidade deverão conter entre 10 a 12 páginas, incluindo-se as referências e o resumo. Essa modalidade de trabalho consiste no relato de pesquisas teóricas (bibliográficas) concluídas. Portanto, é necessário que o texto seja elaborado de acordo com as normas da ABNT e apresente uma introdução contendo o tema que foi investigado, objetivo da pesquisa, referencial teórico, revisão bibliográfica, e considerações finais. O conteúdo da comunicação refere-se a um dos eixos temáticos que será mencionado antes do título. O autor deverá mencionar resultados de pesquisas bibliográficas, bem como suas próprias ideias sobre o tema pesquisado e elaborar o texto contendo os seguintes itens: título, autor(es) com e-mail, instituição que representa(m), eixo temático, introdução, desenvolvimento (justificativa, objetivos, marco teórico, metodologia) resultados (da pesquisa bibliográfica) considerações finais, referências.

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Pôster

É um trabalho único, que pode ser organizado por um ou mais autores. Sua apresentação se dá por meio da exposição em painéis em local, data e horário a ser estipulado pela organização do evento. O(s) autor(es) deve(m) permanecer ao lado de seu pôster durante o tempo indicado na programação para a exposição. Os trabalhos completos nesta modalidade deverão conter entre 6 e 9 páginas, incluindo-se as referências e o resumo. Esta modalidade de trabalho comportará Relatos de Pesquisa concluídas ou em andamento e Relatos de experiência. Portanto, o texto deverá seguir as normas da ABNT e apresentar eixo temático, introdução contendo o problema da pesquisa, objetivo da pesquisa, referencial teórico, metodologia, resultados, discussões e considerações finais e referências. Se aprovado, preparar uma apresentação gráfica, com qualidade estética e atrativa, com as seguintes especificações: eixo, título, autor(es) com e-mail, Instituição que representa(m), introdução, desenvolvimento (justificativa, objetivos, marco teórico, metodologia, resultados), considerações finais e referências. Deve atender às medidas de 90 cm de largura por 1,10 m de comprimento.

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Relato de Pesquisa

Trata-se de um trabalho único, que pode ser organizado por um ou mais autores. Sua apresentação se dá de forma oral, com tempo de 10 a 15 minutos, com discussão no final das apresentações. Os trabalhos completos nessa modalidade deverão conter entre 08 e 10 páginas, incluindo-se as referências e o resumo. Consta de uma pesquisa concluída e relatada de acordo com as normas da ABNT, contemplando os seguintes itens: eixo, título, autor(es) com e-mail, instituição que representa(m), introdução ( justificativa, objetivos, marco teórico, metodologia, resultados, discussão dos resultados), considerações finais e referências.

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Relato de Experiência

Trata-se de um trabalho único, que pode ser organizado por um ou mais autores. Sua apresentação se dá de forma oral, com tempo de 10 a 15 minutos, seguido de discussão no final das apresentações. Os trabalhos completos nessa modalidade deverão conter entre 08 e 10 páginas, incluindo-se as referências e o resumo. Trata-se de relatos de experiência referentes aos eixos temáticos. O texto completo deverá seguir as normas da ABNT e conter os seguintes itens: eixo, título, autor(es) com e-mail, instituição que representa(m), introdução, desenvolvimento (justificativa, objetivos, marco teórico, atividades realizadas, resultados da experiência) considerações finais e referências.




Recomendações

  1. A educação ao longo de toda a vida baseia-se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser.
  2. Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.
  3. Aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional mas, de uma maneira mais ampla que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Mas também aprender a fazer, no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferecem aos jovens e adolescentes, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho.
  4. Aprender a viver juntos desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências — realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos — no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.
  5. Aprender a ser, para melhor desenvolver a sua personalidade e estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não negligenciar na educação nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se
  6. Numa altura em que os sistemas educativos formais tendem a privilegiar o acesso ao conhecimento, em detrimento de outras formas de aprendizagem, importa conceber a educação como um todo. Esta perspectiva deve, no futuro, inspirar e orientar as reformas educativas, tanto em nível da elaboração de programas como da definição de novas políticas pedagógicas.
Envio de trabalhos

O Comitê Científico irá considerar somente os trabalhos que se pautarem estritamente nas normas de diagramação e formatação, uso do modelo disponível no site do evento e pelas seguintes condições gerais:

  1. Os trabalhos deverão ser obrigatoriamente encaminhados para o e-mail: seminario2017internacional@gmail.com, com a identificação de um dos eixos temáticos do Seminário. Baixar modelo
  2. A submissão de trabalhos está vinculada à comprovação do pagamento da inscrição de todos os autores, cuja cópia deverá ser encaminhada juntamente com o trabalho para o e-mail: seminario2017internacional@gmail.com
  3. Caso o trabalho não seja aceito, a taxa de pagamento da inscrição não será devolvida.
  4. Cada participante poderá submeter até 2 trabalhos como autor.
  5. Cada trabalho poderá ter, no máximo, 1 autor e 2 coautores, contudo todos deverão realizar inscrição no evento.
  6. Os pareceres dos membros do Comitê Científico são conclusivos e, como tal, não estão sujeitos a recurso e/ou revisão.
  7. Serão aceitos os trabalhos sob as seguintes modalidades: Comunicação Oral, Pôster, Relato de Pesquisa, Relato de Experiência.
Obervações

Para elaboração dos trabalhos utilizar "MODELO PARA FORMATAR O TEXTO COMPLETO". Baixar modelo
Não serão aceitos trabalhos de nenhuma modalidade nos quais se constatem plágio e autoplágio.

Avaliação da Comissão Técnica de Editoração


Inscreva-se

Dicas

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Hotéis

CASA DO PROFESSOR VISITANTE - UNICAMP
Telefones: (19) 3521-2809 / 3521-2810 / 3521-2811
Endereço: Avenida Érico Veríssimo, 1251, Unicamp, Barão Geraldo

HOSTEL CHAPLINS
Telefones: (19) 3325-0097
Endereço: Rua Germano Casellatto, 199 - Jardim Santa Genebra II (Barao Geraldo)

POUSADA SOLÁR DOS PÁSSAROS
Telefones: (19) 9172-7072, (19) 2121-0925 e (19) 3288-0912
Endereço: Rua Jean Nassif Mokarzel, 201 - Barão Geraldo

VITÓRIA HOTEL PAULÍNIA
Telefones: (19) 3517-8500
Endereço: Rua Geraldo Ballone, 110 - Jardim América, Paulínia/SP

HOTEL MATIZ BARÃO GERALDO
Telefones: (19) 3749-8500 / 3749-8505
Endereço: Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1700, Barão Geraldo

IBIS HOTEL CAMPINAS
Telefone: (19) 3731-2300
Endereço: Av Aquidaban, 440, Centro

HOTEL VITÓRIA CONCEPT CAMPINAS
Telefone: (19) 3755-8000
Endereço: Avenida José de Souza Campos, 425, Cambuí

CONFORT SUITE
Telefone: (19) 2137-9000
Endereço: Rua Embiruçu, 300, Alphaville, Campinas

TRYP CAMPINAS
Telefone: (19) 3753-8000
Endereço: Rua Severo Penteado, 140, Cambuí, Campinas

SLEEP INN GALERIA
Telefone: (19) 2137-2200
Endereço: Rua Dr. Carlos Grimaldi, 1653, Jd. Conceição, Campinas

HOTEL DAN INN CAMBUI
Telefone: (19) 3255-6730
Endereço: Julio de Mesquita 139, Cambui, Campinas

HOTEL MERCURE CAMPINAS
Telefone: (19) 3733-7700
Endereço: Avenida Aquidaban, 400, Centro, Campinas

Alimentação

PANETTERIA DI CAPRI
Endereço: Rua Maria Tereza Dias da Silva, 530
Telefone: 3289-3338
Buffet variado por pessoa

PADARIA ALEMÃ
Endereço:Av. Dr. Romeu Tórtima, 285
Telefone: (19) 3289-2581
Lanches rápidos, café da manhã e café da tarde

TÁBUA PRAIAS
Endereço: Rua Maria Tereza Dias da Silva, 288
Telefone: 3289-3261
Culinária caiçara, ribeirinha e internacional - à la carte

CASA DA MOQUECA
Endereço: Rua Maria Ferreira Antunes, 123
Telefone 3289-3131
Peixes e frutos do mar e carnes - à la carte

SUBWAY
Endereço: Av. Albino J. B. de Oliveira, 1556 - Tilli Center
Telefone: 3201-8410
Fast-food

MC DONALD'S
Endereço: Av. Albino J. B. de Oliveira, 1430
Telefone: 3289-0318
Fast-food

AULUS VIDEOBAR & RESTAURANT
Endereço: Av. Prof. Atílio Martini, 939
Telefone: 3289-4453
Buffet variado por quilo

ESTÂNCIA D'OLIVEIRA
Endereço: Av. Albino J. B. Oliveira, 576
Telefone: 3289-5369
Rodízio de massas e carnes

SUPERMERCADOS DALBEN
Endereço: Av. Albino J. B. Oliveira, 511
Telefone: 3789-6300
Buffet variado por quilo

ESTÂNCIA GRILL CHURRASCARIA
Endereço: Av. J. B. Oliveira, 271
Telefone: 3289-1511
Rodízio de carnes

SOLAR DOS PAMPAS RESTAURANTE E CHURRASCARIA
Endereço: Av. Dr. Romeu Tórtima, 165
Telefone: 3289-1484
Buffet variado por pessoa (R$ 24,95) ou por quilo (R$ 33,90)

SUMIRÊ
Endereço: Av. Dr. Romeu Tórtima, 304
Telefone: 3249-1264
Comida japonesa

BARDANA RESTAURANTE
Endereço: Av. Doutor Romeu Tórtima, 1500
Telefone: 3289-9073
Buffet variado por quilo

DEL SOL RESTAURANTE
Endereço: R. Roxo Moreira, 1644
Buffet variado por quilo

TERRAÇO RESTAURANTE
Endereço: R. Roxo Moreira, 1344
Telefone: 3289-7920
Buffet variado por quilo

Translados

De Guarulhos/Cumbica
Existe um ônibus que realiza o translado até a Rodoviária de Campinas. Os horários e valores encontram-se no site da Lira Bus.

De Viracopos/Campinas
Existe um ônibus que realiza o translado até a Rodoviária de Campinas. Os horários e valores encontram-se no site da Lira Bus.

Transporte Público

Da Rodoviária de Campinas/Unicamp
Existem diversas linhas que realizam o trajeto da Rodoviária de Campinas até a Unicamp:

3.32 - Rodoviária - Unicamp - Da Rodoviária de Campinas à Unicamp. Funciona das 6h às 23h, a cada meia hora, todos os dias.
3.30 - Terminal Central- Unicamp - Do Terminal Central de Campinas à Unicamp. Funciona das 6h às 9h30 e das 15h30 às 17h, a cada 15 minutos, de segunda a sexta-feira.
3.31 - Rodoviária - Terminal Barão Geraldo - Da rodoviária de Campinas ao Terminal Barão Geraldo. Para chegar à Unicamp, deve pegar a linha 3.37 no Terminal Barão Geraldo. Não é necessário pagar mais uma passagem. Funciona das 5h30 às 23h30, a cada 20 minutos, todos os dias.
3.33 - Terminal Central - Terminal Barão Geraldo - Do Terminal Central de Campinas ao Terminal Barão Geraldo. Para chegar à Unicamp, deve pegar a linha 3.37 no Terminal Barão Geraldo. Não é necessário pagar mais uma passagem. Funciona das 5h30 às 23h30, a cada 10 minutos, todos os dias.
3.29 - Terminal Barão Geraldo - Unicamp (circular) - Do Terminal Barão Geraldo à Unicamp. Funciona das 5h30 às 23h30, a cada 15 minutos, de segunda a sexta-feira.

Para consultar as linhas e horários acesse o site da EMDEC.

Taxi

Ponto de Taxi em Barão Geraldo
Telefone: (19) 3289-3300

Unicamp

Circular interno
A Unicamp possui duas rotas de ônibus circular interno gratuito. Informações e horários disponíveis no site da UNITRANSP.

Contato

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Laboratório de Psicologia Genética (LPG)

email

seminario2017internacional@gmail.com



Organização

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Comissão Geral

Profa. Dra. Orly Zucatto Mantovani de Assis

Organização

Andrea Patapoff Dal Coleto
Ana Lúcia Pinto de Camargo Meneghel
Daniela Borges da Silva Melo
Daiane Magalhaes Simão
Edison Manoel da Silva
Leonardo Crevelário

Comissão Científica

Profa. Dra. Orly Zucatto Mantovani de Assis
Profa. Dra. Andréa Patapoff Dal Coleto
Profa. Dra. Jussara Cristina Barboza Tortella
Profa. Dra. Eliete Godoy
Profa. Dra. Telma Pileggi
Profa. Dra. Nádia Maria Bádue Freire
Prof. Dr. Valério José Arantes