Ciclo de Palestras - Estado, Políticas Públicas e Educação

05/12/2018 - 09:00 a 07/12/2018 - 12:00
Período de inscrições:
15/10/2018 - 08:00 a 05/12/2018 - 09:00
Salão Nobre (Prédio Principal, 1º andar, Bloco E)
  • Prof. Dr. Licínio Lima - Universidade do Minho, Portugal (Uminho)
Responsáveis:
Prof. Dr. Pedro Ganzeli , Profa. Dra. Cristiane Machado
Laboratório de Gestão Educacional (LAGE), Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE), Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
Faculdade de Educação - Unicamp

Programação:

Dia 05/12 (quarta-feira) - 09h às 12h

• Metodologia de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Escolar;

Dia 06/12 (quinta-feira) - 09h às 12h

• Estado, Educação e Mercado;

Dia 07/12 (sexta-feira) - 09h às 12h

• Fronteiras da Educação Democrática.

Objetivo:

Promover o debate e a reflexão sobre temas proeminentes da política educacional como forma de integração dos/as pesquisadores/as da Linha 5 com grupos de pesquisa, instituições de pesquisa e programas de Pós-Graduação internacionais e nacionais.

Textos do autor disponibilizados:

• Investigação e investigadores em educação: anotações críticas (Para acesso, clique
  • Planos, Estruturas e Regras Organizacionais: problemas de focalização no estudo da escola (Para acesso, clique
  • Produções e reprodução de regras: normativismo e infidelidade normativa na organização educativa (Para acesso, clique)
  • Reforma da Educação Pública: Democratização, Modernização, Neoliberalismo (Para acesso, clique)
  • Faz sentido a escola pública distinguir o mérito e a excelência? Reflexões críticas a partir de perspectivas de diretores escolares (Para acesso, clique)
  • Elementos de hiperburocratização da administração educacional (Para acesso, clique)
  • Evaluación Hiperburocrática (Para acesso, clique)
  • Privatização latu sensu e impregnação empresarial na gestão da educação pública (Para acesso, clique)
  • Universidade Gestionária: hibridimo institucional e adaptação ao ambiente competitivo (Para acesso, clique)