Apresentação de Trabalhos

ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

O II Seminário Internacional de Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Contexto Educativo organizou as apresentações de trabalhos, em formato inovador, Diálogos Autorregulatórios, os quais priorizarão a troca de ideias sobre as pesquisas submetidas.

As sessões serão coordenadas por um mediador que conduzirá os trabalhos na forma de diálogo, estimulando a troca de experiências. Como os mediadores terão lido antecipadamente todos os resumos dos trabalhos da sala que coordenam, farão perguntas especificas sobre cada trabalho, para que cada apresentador tenha a oportunidade de falar sobre sua pesquisa. Os participantes terão que discorrer sobre indagações feitas pelos mediadores. Por exemplo, se a pesquisa for sobre aprendizagens em tempos de pandemia, o medidor poderá perguntar sobre o que foi mais relevante neste estudo e que indicadores poderiam propor para o enfrentamento do problema ou ainda, o mediador poderá perguntar sobre quais foram os maiores desafios para realizar tal pesquisa e, assim cada trabalho será questionado sucessivamente.

Os mediadores terão liberdade de conduzir seu grupo, buscando estimular que os participantes apresentem seus trabalhos sem definir um caminho pré-estabelecido a ser percorrido. Os questionamentos feitos pelos mediadores contribuirão para que os apresentadores abordem aspectos relevantes de sua pesquisa, com a intenção de potencializar a troca de experiências. Essa estratégia possibilitará que os envolvidos reflitam e verbalizem o que mais os inquietaram em suas pesquisas, ampliando o conhecimento temático e contribuindo para avanço do conhecimento.

Os ouvintes são muito bem-vindos ao debate! Para tal, deverão acessar o link da sala que tratará do eixo temático de sua preferência a ser disponibilizado, oportunamente, na página do evento.

A dinâmica dos Diálogos Autorregulatórios proporcionará aos participantes a possibilidade de expor suas pesquisas em forma de diálogo com a intenção de que todos possam refletir sobre a pluralidade de temas de pesquisa que compõem cada eixo temático. Assim, os 79 trabalhos aprovados serão organizados em seis salas virtuais, conforme os eixos temáticos, no dia 12/11/2020, em dois horários distintos (das 10 às 11h e das 11h às 12h) como se segue:

Dia 12/11/2020 – 10h às 11h

SALA 1

EIXOS: Autorregulação das ações, dos comportamentos e das interações
Autorregulação da motivação e das emoções

Mediadora: Profa. Dra. Kátia Regina Xavier da Silva (Colégio Pedro II) – total de trabalhos - 11

Pôsteres do Eixo Autorregulação das ações, dos comportamentos e das interações:

A construção de um material didático para potencializar processos de autorregulação moral relacionados ao tema da violência contra a mulher
Simone Emiliano de Jesus simonecaej@hotmail.com
Kátia Regina Xavier da Silva katiarxsilva@gmail.com

Arena Solidária
Pablo Fabiano Barbosa Carneiro emaildopablo@bol.com.br
Anderson Bezerra Silva anderson.be.silva@gmail.com

Assistência nutricional e autorregulação da saúde alimentar em estudantes universitários do sul do Brasil
Fabiana Hitomi Tanabe tanabefabi@gmail.com
Cleidilene Ramos Magalhães cleidilene.ufcspa@gmail.com

Controle e disciplinamento de discentes: uma análise das normas escolares de instituições de ensino de nível Fundamental
Cristina Misturini Sato cristinamisturini@yahoo.com.br

Pôsteres do eixo Autorregulação da motivação e das emoções:

A prática de atenção plena com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental
Felipe Naday fnaday@gmail.com
Jussara Cristina Barboza Tortella jussaratortella@gmail.com

As estratégias de regulação das emoções de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública
Carolina Serracchiani Ananias carool_ananias@hotmail.com
Evely Boruchovitch evely@unicamp.br

Investigando a autoeficácia de alunos do 6º ano para aprender Francês
Veronica Passos Alves vealves@gmail.com
Kátia Regina Xavier da Silva katiarxsilva@gmail.com

Monitoramento das emoções na realização das tarefas de casa: um relato de experiência
Dayane Pelacine Marques Faiam dayane_pelacine@yahoo.com.br
Thais Salomão thais.salomao90@gmail.com
Vania Alboneti Terra Dias vaniaatd@gmail.com
Paula Mariza Zedu Alliprandini paulaalliprandini@gmail.com

Pense bem
Anderson Bezerra Silva anderson.be.silva@gmail.com
Aline Tuon Armansa atuon@cefsa.edu.br

Percepções sobre autoavaliação entre estudantes do Ensino Médio: relações com gênero e escolaridade
Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira cordeiro@iq.ufrj.br
Evely Boruchovitch evely@unicamp.br

Regulação emocional e suas relações com o desempenho escolar de crianças do Ensino Fundamental em dois estados brasileiros
Ana Maria da Conceição Calixto Dantas anamariacdantas@yahoo.com.br
Evely Boruchovitch evely@unicamp.br

Dia 12/11/2020 – 10h às 11h

SALA 2

EIXO: Autorregulação da aprendizagem no contexto da formação de professores

Mediadora: Profa. Dra. Liz Cristiane Dias (UFPEL) – 17 trabalhos

Pôsteres:

A aprendizagem autorregulada: o uso de estratégias de aprendizagem e sua relação com variáveis sociodemográficas por estudantes de um curso de especialização em EaD
Letícia Chudis Victrio levictrio@hotmail.com
Maria Antônia Romão Silva maria.antonia.romao@gmail.com
Nathalia Caroline de Souza Favaro nathalia-favaro@hotmail.com
Paula Mariza Alliprandini paulaalliprandini@gmail.com

A autorreflexão na prática de futuros professores de Geografia: uma proposta de abordagem a partir da climatologia
Pedro Rosa pedrocastilhos99@gmail.com
Carolina Borba Santos borbascarolina@gmail.com
Fernanda do Amaral Burkert fe_aburkert11@hotmail.com

A autorregulação e o uso de estratégias de aprendizagem no curso de Licenciatura em Geografia/UFPEL
Fernanda do Amaral Burkert fe_aburkert11@hotmail.com
Liz Cristiane Dias lizcdias@gmail.com

A formação de leitores e a qualidade das aprendizagens
Felix Barbosa Carreiro felix.carreiro@terra.com.br

Aprendizagem autorregulada: o uso de estratégias de aprendizagem por ingressantes e formandos de um curso de pedagogia
Marta Osana Rodrigues Caetano marta.morc@gmail.com
Nathalia Caroline de Souza Favaro nathalia-favaro@hotmail.com
Letícia Chudis Victrio levictrio@hotmail.com
Paula Mariza Alliprandini paulaalliprandini@gmail.com

As habilidades autorregulatórias de professores do Ensino Médio brasileiro
Natália Moraes Góes nataliamoraesg@gmail.com
Evely Boruchovitch evely@unicamp.br

Autorregulação da aprendizagem, neurociência e educação inclusiva: possibilidades para formação de professores
Fabiana Maris Versuti fabiana_versuti@usp.br
Carolina Magro de Santana Braga psi.carolinabraga@gmail.com

Criação de contextos investigativos da língua: uma proposta de formação docente na perspectiva do alfabetizar letrando
Andréa dos Nunes andrea.abraxas@gmail.com

Estratégias de aprendizagem: uma contribuição para a formação de professores e para o desenvolvimento do pensamento espacial
Carolina Borba Santos borbascarolina@gmail.com
Pedro Rosa pedrocastilhos99@gmail.com
Fernanda do Amaral Burkert fe_aburkert11@hotmail.com
Liz Cristiane Dias lizcdias@gmail.com

Estratégias de aprendizagem: uma formação de professores da Educação Básica
Luisa Gomes Portugal isa_portugall@hotmail.com
Elvira Maria Portugal Pimentel Ribeiro Parente elvirapribeiro@gmail.com

Estratégias de estudo e crenças de autoeficácia de estudantes de cursos de formação inicial de professores de Matemática
Angela Arcoverde anjoregis@ifpi.edu.br
Evely Boruchovitch evely@unicamp.br

Estratégias de leitura de textos acadêmicos: um estudo junto a estudantes de um curso de Pedagogia
Thais Salomão thais.salomao90@gmail.com
Dayane Pelacine Marques Faiam dayane_pelacine@yahoo.com.br
Paula Mariza Alliprandini paulaalliprandini@gmail.com

Formação continuada: efeitos de uma intervenção pedagógica sobre os processos metacognitivos e cognitivos dos professores
Glediane S G da Rosa glediane.gr@gmail.com
Lourdes Maria Bragagnolo Frison frisonlourdes@gmail.com

Formação de professores: do que se aprende ao que se ensina
Priscila Fabiana Rodrigues Terencio priscilaterencio@yahoo.com.br

Investigando o potencial do questionário de atitudes e abordagens na resolução de problemas de revelar crenças de autoeficácia
Kátia Calligaris Rodrigues virtualprofa@gmail.com
Luan Danilo Silva dos Santos danilo.ldss@hotmail.com
Ramiro Carvalho ramirogedeao@gmail.com
Ronise Correa ronise246@gmail.com

Oficina para a construção do instrumento de avaliação da aprendizagem - elaboração de questões objetivas de múltipla escolha: um relato de experiência
Gilmara Souza gilmaradefarias@yahoo.com.br
Allison Scholler de Castro Villas Boas
Neusa Fukuya
Priscyla Borges Miyamoto

Revisão de artigos científicos sobre autorregulação da aprendizagem no Ensino Superior (2015 a 2019)
Angela Arcoverde anjoregis@ifpi.edu.br
Evely Boruchovitch evely@unicamp.br

Dia 12/11/2020 – 10h às 11h

Sala 3

EIXO: Aprendizagem autorregulada nos diferentes segmentos da escolarização

Mediadora: Dra Sueli Edi Rufini (UEL) - 12 trabalhos

A autorregulação da aprendizagem de estudantes do Ensino Médio
Natália Moraes Góes nataliamoraesg@gmail.com
Evely Boruchovitch evely@unicamp.brevely@unicamp.br

A autorregulação da aprendizagem no Ensino Médio: possibilidades a partir de um estudo exploratorio sobre competências socioemocionais e crenças na maleabilidade das habilidades
Fabiana Maris Versuti fabiana_versuti@usp.br
Rafael Lima Dalle Mulle rafael.mulle@usp.br

A autorregulação da aprendizagem para compreensão leitora: contribuições do programa aprender a estudar textos no 4º ano do Ensino Fundamental
Juliana Silva julianadelimaesilva@gmail.com
Fabiana Maris Versuti fabiana_versuti@usp.br

A motivação de alunos de Ensino Médio para aprender Filosofia
Leonardo Giorno leonardo.giorno@gmail.com

A produção científica sobre o uso das tecnologias para a promoção da aprendizagem autorregulada no ensino superior
Deivid Alex Dos Santos mensagemprodeivid@gmail.com
Maria Antônia Romão Silva maria.antonia.romao@gmail.com
Natália Moraes Góes nataliamoraesg@gmail.com

A relação entre motivação para aprender no Ensino Médio e práticas parentais
Leonardo Giorno leonardo.giorno@gmail.com

Análise motivacional para a aprendizagem de Química pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos por meio da teoria da autodeterminação
Brenda Tavella Oliveira brendatavella@hotmail.com
Maria Inês de Affonseca Jardim inesaffonseca@gmail.com
Valmir Jacinto da Silva valmir.silva@ueg.br

Aprendizagem autorregulada da produção escrita: uma revisão de estudos brasileiros
Andreza Schiavoni andrezaschiavoni@uel.br

Aprendizagem autorregulada em âmbito musical: uma revisão sistemática integrativa
Veridiana de Lima Gomes Kruger limaveridianaa@gmail.com
Igor Mendes Krüger igormendeskruger@gmail.com
Lourdes Maria Bragagnolo Frison frisonlourdes@gmail.com

As crenças de autoeficácia de estudantes: indicativos para promoção da autorregulação da aprendizagem
Beatriz Silva Zivich beazivich@gmail.com
Aline Guilherme Maciel Santos alinemacielsantos@gmail.com
Paula Mariza Alliprandini paulaalliprandini@gmail.com

As estratégias de aprendizagem na Engenharia da Computação
Luísa Gomes Portugal isa_portugall@hotmail.com

Autorregulação da aprendizagem de estudantes de piano: efeito de fatores demográficos e acadêmicos
Adriana Akemi Kikuchi Calzavara adrianacalzavara.musica@gmail.com
Paula Mariza Alliprandini paulaalliprandini@gmail.com

Dia 12/11/2020 – 11h às 12h

SALA 4

EIXO: Aprendizagem autorregulada nos diferentes segmentos da escolarização

Mediadora: Dra. Cleidilene Ramos Magalhães (UFCSPA) – 11 trabalhos

Pôsteres:

Autorregulação da aprendizagem em estudantes no Ensino Superior: análise da produção científica nos anos 2008-2018
Débora Menegazzo de Sousa Almeida deboramenegazzo@hotmail.com

Autorregulação da aprendizagem na educação profissional: uma proposta para jovens e adultos
Amanda Pereira Pedrosa amandap_p@yahoo.com.br
Kátia Regina Xavier da Silva katiarxsilva@gmail.com

Autorregulação da aprendizagem: uma proposta para melhorar o desempenho escolar na transição para o 6º ano do Ensino Fundamental
Amanda Pereira Pedrosa amandap_p@yahoo.com.br
Kátia Regina Xavier da Silva katiarxsilva@gmail.com
Veronica Alves vealves@gmail.com

Autorregulação e busca de ajuda por estudantes matriculados em disciplinas de cálculo
Iron Pedreira Alves iron_alves@yahoo.com.br
Manuela Machado Santos manuelamedeiiros@gmail.com

Educação Física escolar como ferramenta de autorregulação da aprendizagem
Charles Santos Silva charles.gerrard10@gmail.com
Jussara Cristina Barboza Tortella jussaratortella@gmail.com

Estratégias de aprendizagem: revisão sistemática do período 2014-2019
Isabela Victória Teixeira isabelateix19@gmail.com
Isabella Farias Batista isabellafariasb@gmail.com
Elis Regina Costa elisufg@gmail.com
Maria Paulina de Assis paulina.assis@hotmail.com

Estudantes do ensino médio e suas estratégias de aprendizagem: vídeos digitais como recursos autorregulatórios
Ivo Fernandes Gomes ivo.x@ig.com.br

Intervenção em autorregulação para a compreensão de leitura: uma revisão integrativa de literatura
Adriana Satico Ferraz adrianasatico.as@gmail.com
Acácia Santos acacia.angeli@gmail.com

O sapo no fundo do poço: percepções face à escrita de alunos do 1º ciclo no projeto CriaTivo
Guilherme Correia guilherme.pires.correia@gmail.com
Ana Margarida Veiga Simão amsimao@psicologia.ulisboa.pt
Lourdes Maria Bragagnolo Frison frisonlourdes@gmail.com

Perfil de competências autorregulatórias de discentes de cursos de graduação de uma IES do sul do Brasil
Cleidilene Magalhães cleidilene.ufcspa@gmail.com
Helena Terezinha Hubert Silva hubert@ufcspa.edu.br
Ana Carolina Faedrich dos Santos anacarolinaf@ufcspa.edu.br
Márcia Rosa da Costa marciarc@ufcspa.edu.br

Projeto “brincando com a luz” e o desenvolvimento da argumentação e autorregulação em crianças da Educação Infantil
Karina Calça Mandaji ka_mandaji@hotmail.com
Jorge Megid Neto megid@unicamp.br
Fernando Paixão fernando.paixao@gmail.com

Dia 12/11/2020 – 11h às 12h

SALA 5

EIXO: Práticas pedagógicas e estratégias autorregulatórias para o ensino e a aprendizagem

Mediadora: Profa. Dra. Paula Maria Zedu Alliprandini (UEL) – 14 trabalhos

Pôsteres:

Trabalho colaborativo na sala de aula: possibilidades para a participação de alunos com TEA
Andreia Texeira Leão andreiat.leao@hotmail.com
Lourdes Maria Bragagnolo Frison frisonlourdes@gmail.com

A dimensão contextual da autorregulação da aprendizagem na resolução de problemas de Matemática
Amanda Pranke amandaprankematematica@gmail.com
Glediane Saldanha Goetzke da Rosa glediane.gr@gmail.com
Lourdes Maria Bragagnolo Frison frisonlourdes@gmail.com

A utilização do mapa conceitual para a autorregulação da aprendizagem no processo avaliativo no Ensino Fundamental
Ronise Ribeiro Correa ronise246@gmail.com
Kátia Calligaris Rodrigues virtualprofa@gmail.com
Luan Danilo Silva dos Santos danilo.ldss@hotmail.com

Análise dos artigos científicos brasileiros sobre o estudar
Filipe Augusto Colombini lucfilipe@yahoo.com.br
Melania Moroz

Ateliê (auto)formativo: o aprender na universidade
Vera Lúcia dos Santos Schwarz vlsschwarz@gmail.com
Lourdes Maria Bragagnolo Frison frisonlourdes@gmail.com
Célia Artemisa Gomes Rodrigues Miranda celiaro-drigues@hotmail.com

Autoeficácia e autorregulação: elementos propulsores da prática docente com tecnologias
Elis Renata de Britto Santos elisbritto26@gmail.com

Autorregulação da aprendizagem: contribuições da tecnologia BIM
Luciano de Vasconcellos arqvasconcellos@yahoo.com.br
Lourdes Maria Bragagnolo Frison frisonlourdes@gmail.com

Autorregulação e competência escrita: efeitos do feedback
Paula Mariza Zedu Alliprandini paulaalliprandini@gmail.com
Stéffani Priscila Léo dos Santos Rocco prisantosleo@gmail.com

Autorregulação: estratégias e mecanismos circunstanciais para intervenção do professor para com o aluno no Ensino Básico
Rosana Cardoso Moraes Oliveira m rcm_28@hotmail.co
Tiago Almeida thiagoalmeida2500@hotmail.com

Como aprender na universidade: estratégias de autorregulação
José Luiz Lourenço Ribeiro loubeiro@gmail.com
Lourdes Maria Bragagnolo Frison frisonlourdes@gmail.com
Célia Artemisa Gomes Rodrigues Miranda celiaro-drigues@hotmail.com

Estratégias autorregulatórias empregadas por estudantes do Ensino Médio para praticar atividades físicas: um estudo-piloto em um colégio público federal do Rio de Janeiro
Bruno dos Santos Gouvêa bruno.dgouvea20@gmail.com
Kátia Regina Xavier da Silva katiarxsilva@gmail.com
Thais Porto Amadeu tpamadeu@gmail.com

Estratégias de aprendizagem mais e menos utilizadas por alunos do Ensino Fundamental II de uma escola particular
Neide de Brito Cunha neidedebritocunha@gmail.com
Ana Carolina da Silva Toledo Moura caroltoledo93@gmail.com

Instagram como precursor da autorregulação de desempenho no processo de ensino aprendizagem da Genética no Ensino Básico
Cláudia Regina de Lima reginacacau@bol.com.br
Ramiro Gedeão de Carvalho ramirogedeao@gmail.com

Intervenção com alunos repetentes: ensino de estratégias de aprendizagem
Isabella Farias Batista isabellafariasb@gmail.com isabellafariasb@gmail.com
Isabela Victória Teixeira isabelateix19@gmail.com
Elis Regina da Costa elisufg@gmail.com
Maria Paulina de Assis paulina.assis@hotmail.com

Dia 12/11/2020 – 11h às 12h

SALA 6

EIXO: Práticas pedagógicas e estratégias autorregulatórias para o ensino e a aprendizagem

Mediadora: Dra. Camila Alves Fior (UNICAMP) – 14 trabalhos

Pôsteres:

Impacto da autoeficácia na formação superior e da procrastinação acadêmica no desempenho de universitários Camila Fior cafior@unicamp.br
Soely Polydoro soelypolydoro@gmail.com

Metodologia ativa para uma prática inclusiva e motivadora: a construção de maquetes táteis
Daniela Claudia Cardoso Ribeiro danielaclaudiacardoso@yahoo.com.br
Neide de Brito Cunha neidedebritocunha@gmail.com

Motivação e estratégias de aprendizagem para compreensão leitora: intervenção no Ensino Fundamental
Aline Guilherme Maciel Santos alinemacielsantos@gmail.com
José Aloyseo Bzuneck bzuneck35@gmail.com

O esporte como ferramenta para a promoção da autorregulação da aprendizagem: um estudo com pessoas com deficiência intelectual que buscam qualificação profissional
Vanderlei Palandrani Junior palandranijr@yahoo.com.br
Jussara Cristina Barboza Tortella jussaratortella@gmail.com

Oficinas de autorregulação da aprendizagem no Ensino Superior: experiências na sala de aula
Célia Artemisa Gomes Rodrigues Miranda celiaro-drigues@hotmail.com
Lourdes Maria Bragagnolo Frison frisonlourdes@gmail.com

Percepção de alunos participantes de uma intervenção de divulgação científica de Química em relação ao apoio às necessidades psicológicas básicas
Renata Torres Mattos Paschoalino de Souza renatatmps@usp.br

Professoras universitárias criam game para estimular aprendizagem de estudantes na área da saúde: relato de experiência
Gilmara de Faria Souza Klein gilmaradefarias@yahoo.com.br
Carolina Nóvoa Fernandes
Neusa Fukuya
Zaide Silva Frazão

Projeto CriaTivo: autorregulação na escrita em forma de aventura
Ana Margarida Veiga Simão amsimao@psicologia.ulisboa.pt
Lourdes Maria Bragagnolo Frison frisonlourdes@gmail.com

Projeto criativo: uma pequena amostra dos resultados do “que é escrever bem?”
Annelise Costa de Jesus annelise_cj@hotmail.com
Lourdes Maria Bragagnolo Frison frisonlourdes@gmail.com
Ana Margarida Veiga Simão amsimao@psicologia.ulisboa.pt

Promovendo estratégias de autorregulação da aprendizagem em aulas de Francês na escola: uma proposta de intervenção com narrativa
Verônica Passos Alves vealves@gmail.com
Kátia Regina Xavier da Silva katiarxsilva@gmail.com

Proposta de instrumento para investigação do automonitoramento no ensino da tripanossomíase americana
Ramiro Gedeão de Carvalho ramirogedeao@gmail.com
Cláudia Regina de Lima reginacacau@bol.com.br
Luan Danilo Silva dos Santos danilo.ldss@hotmail.com
Kátia Calligaris Rodrigues virtualprofa@gmail.com

Teoria da autodeterminação e Educação Física escolar
Gizele Eleonora Bernabé de Freitas giiz.eleonora@gmail.com
Cássia Maria Hess cassiahess@gmail.com
Paula Cristina da Costa Silva letpau13@gmail.com

Trilha de acompanhamento psicopedagógico - uma experiência com universitários
Karen Hyelmager Gongora Bariccatti karenhg@utfpr.edu.br
Leoni Terezinha Wammes ninhaw7@gmail.com

Um estudo sobre as abordagens à aprendizagem e autorregulação em escolas de educação integral em tempo integral e parcial do município de Campinas
Carla Regina Gonçalves de Souza carlaprofessora05@gmail.com
Jussara Cristina Barboza Tortella jussaratortella@gmail.com




Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados à Faculdade de Educação da Unicamp (FE/Unicamp)