PROGRAMAÇÃO

11 | Novembroquarta-feira

Dia 11/11/2020 – 9h às 10h

Abertura do evento (Assistir no YouTube)

Prof. Dr. Renê J. Trentin Silveira (Diretor da FE-UNICAMP)
Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-UNICAMP)

Live: Aprendizagem Autorregulada e Formação de Professores no Brasil. Iniciativas, Inovações e Desafios para pesquisa e prática pedagógica (Assistir no YouTube)
Profa. Dra. Jussara Cristina Barboza Tortella (PUC-Campinas)
Profa. Dra. Lourdes Maria Bragagnolo Frison (UFPel)
Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE/Unicamp)
Coordenação: Evely Boruchovitch

Sessão musical

Dia 11/11/2020 – 10h30 às 11h30 (Assistir no YouTube)

Live: Conferência A aprendizagem estratégica e autorregulada. Implicações para o contexto educativo
Strategic and self-regulated learning: implications for educational context. (Assistir no YouTube)
Prof. Dr. Prof. Taylor W. Acee (Texas State University)
Coordenação: Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)

Dia 11/11/2020 – 14h às 15h
Projetos ancorados na Autorregulação da Aprendizagem
Sala 1 - Projetos que promovem a autorregulação da motivação, o gerenciamento de tempo e as estratégias de aprendizagem na Formação de Professores
Profa. Dra. Danielle Ribeiro Ganda (Universidade Patos de Minas)
Profa. Dra. Natália Moraes Góes (FE-Unicamp)
Coordenação: Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)

Sala 2 - Projetos que promovem a Autorregulação nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Profa. Dra. Carla Regina Gonçalves de Souza (Supervisora da rede de Ensino/PUC-Campinas)
Profa. Ms. Jady Ariéle Cavalcanti Ruas (PUC- Campinas)
Profa. Ms. Bárbara Sparapan (PUC- Campinas)
Coordenação: Profa Dra Jussara Cristina Barbosa Tortella (PUC- Campinas)

Sala 3 - Projetos que promovem a autorregulação no Ensino Superior
Doutoranda Célia Artemisa Gomes Miranda (Universidade Federal de Pelotas)
Doutoranda Vera Lúcia dos Santos Schwarz (Universidade Federal de Pelotas)
Coordenação: Profa. Dra. Lourdes Maria Bragagnolo Frison (Universidade Federal de Pelotas)

Dia 11/11/2020 – 15h30 às 16h30
Live: Autorregulação da Emoção e da Motivação. Como promovê-las no contexto educativo? (Assistir no YouTube)
Prof. Dr. José Aloyseo Bzuneck (Universidade Estadual de Londrina)
Coordenação: Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)

12 | Novembroquinta-feira

Dia 12/11/2010 – 10h às 11h

Apresentação dos trabalhos submetidos como pôsteres na forma de diálogos autorregulatórios**

Sala 1 - EIXOS: Autorregulação das Ações, dos comportamentos e das Interações
Autorregulação da motivação e das emoções
Mediadora: Profa. Dra. Katia Regina Xavier da Silva (Colégio Pedro II)

Sala 2 - EIXO: Autorregulação da aprendizagem no contexto da formação de professores
Mediadora: Liz Cristiane Dias (UFPel)

Sala 3 - EIXO: Aprendizagem autorregulada nos diferentes segmentos da escolarização
Mediadora: Dra Sueli Edi Rufini (UEL)

Dia 12/11/2010 – 11h às 12h
Sala 4 - EIXO: Aprendizagem autorregulada nos diferentes segmentos da escolarização
Mediadora: Dra. Cleidilene Ramos Magalhães (UFCSPA)

Sala 5 - EIXO: Práticas Pedagógicas e Estratégias Autorregulatórias para o Ensino e a Aprendizagem
Mediadora: Profa. Dra. Paula Maria Zedu Alliprandini (UEL)

Sala 6 - EIXO: Práticas Pedagógicas e Estratégias Autorregulatórias para o Ensino e a Aprendizagem
Mediadora: Dra. Camila Alves Flor (UNICAMP)

** Para maiores informações, ver a seção Apresentação de Trabalhos

Dia 12/11/2010 - 14h às 15h
Live: Autorregulação social: as interações sociais e a aprendizagem (Assistir no YouTube)
Profa. Dra. Ana Margarida da Veiga Simão
Coordenação: Profa. Dra. Lourdes Maria Bragagnolo Frison (UFPel)

Dia 12/11/2020 – 15h às 15h20
Lançamento do livro: Autorregulação da aprendizagem: cenários, desafios, perspectivas para o contexto educativo.
Coordenação: Profa. Dra. Lourdes Maria Bragagnolo Frison (UFPel)

Dia 12/11/2010 – 15h30 às 16h30
Live: Delineando propostas instrucionais para apoiar a aprendizagem autorregulada de estudantes em risco de fracasso. (Assistir no YouTube)
Designing Instruction to Support At-Risk Student Self-Regulation
Profa Dra Helena Seli (University of Southern California, Los Angeles)
Coordenação: Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)

13 | Novembrosexta-feira

Dia 13/11/2020 – 9h às 10h30
Live: Autorregulação em diferentes áreas do conhecimento. (Assistir no YouTube)
Profa. Dra. Cleidilene Ramos Magalhães (UFCSPA)
Profa Dra. Katia Regina Xavier da Silva (Colégio Pedro II)
Profa Dra. Liz Cristiane Dias (UFPel).
Coordenação: Profa Dra. Jussara Cristina Barboza Tortella (PUC-Campinas)

Dia 13/11/2020 – 11h às 11h30
Live: Crenças de autoeficácia: Impactos na aprendizagem autorregulada (Assistir no YouTube)
Prof Dr. José Aloyseo Bzuneck (UEL)
Coordenação: Profa. Dra. Sueli Edi Rufini (UEL)
11h30 às 12h - Homenagem ao Prof. Dr. José Aloyseo Bzuneck (UEL)
Coordenação: Profa. Dra. Sueli Edi Rufini (UEL)

Dia 13/11/2020 – 12h às 12h20 - Lançamento do livro: Estratégias de Aprendizagem: como promovê-las? (Assistir no YouTube)
Coordenação: Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE-Unicamp)

Dia 13/11/2020 – 14h às 15h30
Live: Conferência de encerramento: Promovendo a Autorregulação da Aprendizagem em Contextos Educativos: Práticas Atuais e Direções Futuras
Closing Conference: Fostering strategic and self-regulated learning within educational contexts: Current practices and future directions. (Assistir no YouTube)
Prof. Dr. Taylor W. Acee (Texas State University)
Coordenação: Profa. Dra. Evely Boruchovitch (UNICAMP)

Dia 13/11/2020 – 16h às 17h
Premiação de pôsteres e Encerramento do II Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação: desafios e aplicações no contexto educativo (Assistir no YouTube)
Profa. Dra. Evely Boruchovitch (FE/Unicamp)
Profa. Dra. Jussara Cristina Barboza Tortella (PUC-Campinas)
Profa. Dra. Lourdes Maria Bragagnolo Frison (UFPel)
Sessão musical

Palestrantes

Prof. Dr. Taylor W Acee
(Texas State University)
Profa. Dra. Helena Seli
(University of Southern California, Los Angeles)
Profa. Dra. Ana Margarida V. Simão
(Faculdade de Psicologia - Universidade de Lisboa)
Prof. Dr. José Aloyseo Bzuneck
(Universidade Estadual de Londrina)



Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados à Faculdade de Educação da Unicamp (FE/Unicamp)