Desejando que todas as pessoas inscritas tenham uma participação prazerosa e autorregulada, adiantamos algumas questões, com o intuito de sanar dúvidas:
Os anais dos trabalhos apresentados no evento serão disponibilizados em arquivo pdf no site a partir de 30 de agosto.
Os certificados dos painéis serão entregues pelos monitores no dia da apresentação. Os certificados de participação como ouvinte serão disponibilizados no site, para download, a partir de 30 dias após o término do evento.
Se houver alguma pendência ou necessidade de retificação não realizada durante o Seminário, solicitamos que, posteriormente ao término do mesmo, seja contatada a comissão organizadora, via email aprendizagemautorregulada2016@gmail.com e teremos prazer em atendê-los assim que for possível.
Se for o caso de frequência no dia o atestado deverá ser procurado com algum integrante da comissão organizadora para solicitá-lo. O pessoal da organização estará devidamente identificado no local do evento durante sua realização. Se precisar de atestado de frequência dos três dias do evento, poderá pegá-lo no último dia, a partir das 17:00h.
Caso o seu resumo não conste na lista de aprovados, a comissão lhe enviará um e-mail, a partir do dia 06/06, com o parecer de seu texto, solicitando-o que faça as alterações e depois o devolva para passar por uma nova avaliação. Após essa segunda avaliação, haverá a divulgação da lista de aprovados final, no dia 21/06.
O I Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Contexto Educativo é uma importante iniciativa, de caráter internacional, envolvendo países como Brasil, Portugal e Estados Unidos. Tem como objetivos principais:
Tem como tema as iniciativas e investigações que adotam como referencial a perspectiva da aprendizagem autorregulada, nas suas dimensões cognitivas, metacognitivas, motivacionais, afetivas e sociais, no contexto da escolarização formal, desenvolvidas por pesquisadores e estudantes de pós-graduação..
A sua realização contará com a participação conjunta de 3 programas de Pós-graduação em Educação de universidades brasileiras: FE/ Unicamp- Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia (GEPESP); FaE/ Universidade Federal de Pelotas Grupo de Estudos e Pesquisas da Aprendizagem Autorregulada - GEPAAR e Programa de Pos-graduação em Educação da PUC-Campinas, programas esses os mais vinculados à pesquisa e a produção de conhecimento em Autorregulação da Aprendizagem no Brasil.
O grupo tem como finalidade principal produzir conhecimentos teóricos e práticos em Psicopedagogia, com foco na aprendizagem e no rendimento escolar e suas relações com o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motivacional e social de estudantes. Reúne professores, pesquisadores e estudantes interessados na pesquisa e no estudo aprofundado de temas como afetividade, dificuldades de aprendizagem, motivação para aprender, interações entre pares, relações familiares, estratégias de aprendizagem, autorregulação da aprendizagem, metacognição, entre outros processos relacionados à aprendizagem.
O grupo tem como objetivo ampliar a reflexão teórica e empírica sobre os processos implícitos no construto da autorregulação da aprendizagem, investindo na relação entre práticas educativas e o desenvolvimento de competências e estratégias com foco na aprendizagem. Discute e reflete acerca das contribuições que a autorregulação da aprendizagem possibilita aos estudantes nas diferentes dimensões: cognitiva, metacognitiva, motivacional, afetiva, social e comportamental. Investe em estudos acerca da prática educativa, tendo como meta a criação de oportunidades para o desenvolvimento de competências autorregulatórias, como também a interlocução com narrativas de (auto)formação para o fortalecimento da formação inicial e continuada de professores
Os estudos realizados no grupo buscam analisar a formação de professores da educação básica e suas práticas pedagógicas, sobretudo as referentes à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Há especiais investimentos no exame crítico da formação inicial e continuada de professores, nas relações destas com as práticas pedagógicas concretizadas na vida da escola e da sala de aula, na vida das crianças e das famílias. As abordagens teóricas que fundamentam as pesquisas realizadas pelos participantes do grupo são, prioritariamente: a tendência Histórico-crítica (na Pedagogia) e a teoria Histórico-cultural (na Psicologia). As produções dos pesquisadores tem sido publicadas em livros integrais, em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados e divulgadas através de apresentação em eventos científicos. Os participantes do grupo realizam, também, assessorias a Secretarias de Educação (em Campinas, Amparo, Itatiba e Pedreira) e tem tido, regularmente, oportunidade de ministrar cursos e palestras para professores, equipes gestoras e educadores das redes de ensino estadual e municipais.
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