Prática social como objeto de investigação

Social practice as object of investigation

 

A formação da identidade lingüística e cultural da criança indígena e o ensino escolar: vantagens de retardar o ingresso na escola

Alfabetização de jovens e adultos: práxis contribuidora à constituição de um sujeito de poder, saber e amor

Appropriation through collaboration: analysis of discussion in a Japanese first graders’ classroom

Colaboración entre iguales y aprendizaje escolar

Conversations and the representation of mind in preschool children

Cultural activities of students: how a culturology of education can explain them

Educação diferenciada: o projeto colonialista da etno-escola. Ou: duas palavras sobre Paulo Freire, educação libertadora e autonomia.

A organização do trabalho pedagógico da escola Kambeba: quando a cultura alicerça o fazer pedagógico

El discurso cívico en la escuela

Étude de l'impact d'une situation de production coopérative d'orthographes inventées sur la construction de la dimension phonogrammique chez des enfants de maternelle

Étude des stratégies de travail des enfants dans deux situations pédagogiques différentes: les  influences du milieu socio-culturel

Functional participation: interactive production of conceptions and schematizations as preliminaries to entering the dynamics of adult learning

Gêneros ensinados em inglês como língua estrangeira: uma problemática de transposição

La lectura en albergues de refugiados: un espacio de diversidad e interculturalidad

Las practicas sociales y la construccion de la identidad profesional

Leitura escrita de crianças e adolescentes na contemporaneidade

Leitura e escrita como prática cultural de jovens brasileiros e alemães: o "olhar estrangeiro" como metodologia de pesquisa em culturas diferentes

Entrée dans l’écrit: influence des contextes didactiques

Memoriais de formação: processos de autoria e de (re)construção identitária

Modernidade e produção de subjetividades

Os professores e o processo de significação em um contexto institucional. O caso do Município do Rio de Janeiro.

Práticas culturais de leitura e construção da subjetividade

Preferências e significados culturais nas estratégias educacionais com crianças pequenas: um estudo sobre educadores de creches e jardins de infância

Reading and writing labels: ADD, PDD, LD, Torettes, and so forth

Rememoração de histórias de leituras da professora-alfabetizadora: possibilidade de re-significação da prática da leitura

Socializing through verbal comments: a comparison of families from different socio-cultural  background

Tempo, trabalho, Elias e pesquisa em organizações

The lost dialogue: communication in families where there is concern about sexual abuse

Narrative construction of the problem of juvenile delinquency in Japan

Um olhar e um meta-olhar sobre os encontros entre bebês na creche

Violência, educação e subjetividade: algumas reflexões sobre a violência em jovens na atualidade

Work motivation in the context of culture and activity - A study of foreign and local enterprises in South China