Apresentações de Trabalhos:

Os trabalhos selecionados para apresentação no IV Congresso Internacional de Pedagogia Social serão classificados em três categorias:

  • comunicação oral, restrito à trabalhos acadêmicos, com direito à publicação nos Anais do IV CIPS e certificado;
  • vídeo pôster, com certificado de participação, sem publicação, restrito à apresentação de experiências;
  • mini cursos, com certificado, sem publicação e de livre proposição por parte dos inscritos.


Dos Trabalhos para Comunicação Oral:
Alterações do Regulamento feitas em 16.03.2012

As Comunicações Orais serão feitas, exclusivamente, na Faculdade de Educação da USP, na PUC/SP e na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Entende-se por Comunicação Oral os trabalhos selecionados que requerem a presença física do(a) autor(a) para sua comunicação.

A apresentação para esta modalidade é reservada, exclusivamente, para mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e professores de programas de pós-graduação strictu senso. Também podem apresentar trabalhos alunos regularmente matriculados em cursos latu senso e professores com titulação de doutor, independente do nível de atuação.

Os trabalhos deverão ser classificados pela Comissão Científica em uma das seguintes linhas de pesquisas, formação e trabalho:

  • Domínio Epistemológico (estudos e pesquisas sobre os fundamentos teóricos e metodológicos das práticas de educação popular, social e comunitária).
  • Domínio Sociocultural (estudos e pesquisas sobre Arte, Cultura, Dança, Meio Ambiente, Religião, tecnologia, alimentação, música, teatro, cinema, esportes e atividades físicas, saúde, etc relacionados à Pedagogia Social.
  • Domínio Sociopedagógico (estudos e pesquisas que tenham como foco a promoção, garantia e defesa de direitos de crianças, adolescentes, jovens, adultos e Terceira Idade).
  • Domínio Sociopolítico (estudos e pesquisas que tenham como foco a participação, cooperação, associativismo, empreendedorismo, profissões, representações profissionais, protagonismo e impactos nas políticas públicas e sociais).

Todos os candidatos à Comunicação Oral de trabalhos remeterão, por meio de formulário eletrônico específico para este fim, Resumo em formato .doc ou equivalente, com as seguintes especificações:

  • resumo de no máximo 400 palavras em português, inclusos até cinco descritores como palavras-chave como parte integrante do texto;
  • resumo de no máximo 400 palavras em inglês, inclusos até cinco descritores como palavras-chave em inglês como parte integrante do texto;

Após a seleção, os candidatos aprovados remeterão artigo completo com as seguintes especificações:

  • máximo de 40.000 caracteres, com espaços, tipo Arial tamanho 12, incluindo eventuais quadros, tabelas, ilustrações e referências bibliográficas;
  • redação em páginas tamanho A4;
  • margens inferior e direita de 2,5cm;
  • margens esquerda e superior de 3cm;
  • título do trabalho;
  • nome do autor e orientador(a), se for o caso, com as referências acadêmicas e endereço de e-mail imediatamente abaixo do título e à direita;
  • objetivo;
  • problema;
  • justificativa;
  • embasamento teórico-metodológico;
  • metodologia de pesquisa;
  • resultados;
  • bibliografia.

Todos os trabalhos selecionados para apresentação oral serão informados no Caderno de Resumos e integrarão os anais do IV Congresso, a ser publicado no Scientific Electronic Library Online (Scielo), de livre acesso pela Internet.

Dos Trabalhos para Apresentação em Vídeo Pôster:

A apresentação de trabalhos na forma de vídeo pôster é reservada, exclusivamente, para apresentação de relatos de experiências desenvolvidas como atividades de cultura e extensão universitária no âmbito das instituições superiores de ensino, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.

No IV CIPS, o que nos eventos em geral denomina-se “poster”, passa a ser entendido como “Vídeo Pôster”, caracterizando-se por uma composição multimídia que incorpora múltiplas linguagens expressas em um arquivo de áudio e vídeo.

Além das instituições de ensino superior, podem apresentar trabalhos em vídeo pôster órgãos governamentais e não governamentais, empresas, entidades sem fins lucrativos, projetos e programas desenvolvidos em parcerias com as primeiras.

Todos os candidatos à apresentação de vídeo pôster anexarão no ato da inscrição, resumo de no máximo 400 palavras em português, inclusos até cinco descritores como palavras-chave como parte integrante do texto, além de título e nome do autor. Não é necessário anexar resumo em inglês.

Para candidatar-se à apresentação na modalidade vídeo pôster também é necessário enviar, após a inscrição pelo site, arquivo digital, com duração máxima de 07 (sete) minutos, em padrão/formato “wmv”, com tamanho  até  200MB.

O arquivo de vídeo também deve conter:
1-nome da instituição, órgão ou entidade do candidato e do orientador, se houver;
2- título do trabalho a ser apresentado;
3- local e data de produção do vídeo
4- créditos a demais autores, técnicos, colaboradores e patrocinadores

Após a inscrição, o candidato receberá um email que conterá um link para que o arquivo digital seja enviado.  O envio (upload) do arquivo digital poderá ocorrer até o dia 08.06.12, mas recomenda-se que o envio seja feito logo após o recebimento do email com o link para envio.  Solicitamos que os candidatos não deixem para enviar os arquivos na última hora, pois não poderemos nos responsabilizar por problemas técnicos como sobrecarga no sistema, arquivos danificados e outros desta natureza.
 
É de responsabilidade de cada autor(a) os custos relativos a preparação, edição e envio dos respectivos vídeo pôsteres.

A ausência física do autor do trabalho selecionado implicará na sua exclusão do programa, na impossibilidade de recebimento do respectivo certificado e na impossibilidade de sua publicação no Caderno de Resumos.

Da inscrição no evento com proposição de MINI-CURSO (inclusão em março de 2012):

A proposta de mini-curso deve conter título, objetivo, metodologia e material a ser utilizado. Também é importante anexar um resumo com 400 palavras e cinco palavras-chave. A organização do congresso acolherá quantas propostas de mini-curso se mostrarem viáveis, considerando os quesitos de tempo, espaço e infraestrutura do congresso. Após o recebimento de todas as propostas de mini-curso e o encerramento das inscrições com apresentação de trabalho, a comissão enviará orientações específicas aos proponentes, em data a ser informada oportunamente.