2011 - II Congresso de Pesquisas em Psicologia e Educação Moral - Conflito na instituição educativa. Perigo ou oportunidade?
- Apresentação
-
Mesas redondas
INDISCIPLINA ESCOLAR: UM BREVE BALANÇO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Juliana Aparecida Matias ZechiEDUCAÇÃO MORAL E SUBJETIVIDADE DOCENTE: REFLEXÃO PSICANALÍTICA SOBRE O TRABALHO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A ESTÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA
Fernando Cézar Bezerra de Andrade -
Simposios
Aspectos afetivos da conduta em situações lúdicas: uma proposta de avaliação
Betânia Alves Veiga Dell’Agli
Rosely Palermo BrenelliO JULGAMENTO DOCENTE ACERCA DO BULLYING ESCOLAR
Catarina Carneiro Gonçalves
Fernando Cézar Bezerra de AndradeA afetividade no processo de escolarização: as formas de corrigir e avaliar
E. Cristina M. TassoniBULLYING E CYBERBULLYING: EXPLICAÇÕES E SUPERAÇÃO DE UMA VIOLÊNCIA PRESENTE NA ESCOLA
Fernando Cézar Bezerra de Andrade
Catarina Carneiro Gonçalves
Loriane Trombini Frick
Thais Cristina Leite BozzaOS CONFLITOS NAS AVALIAÇÕES
Jussara Cristina Barboza Tortella
Betânia Alves Veiga Dell’Agli
E. Cristina M. TassoniAvaliação de condutas prossociais e antissociais na escola
Jussara Cristina Barboza Tortella
Orly Zucatto Mantovani de Assis
Francisco Caloia Hombo AlfredoTECENDO RELAÇÕES ENTRE OS CONFLITOS INTERPESSOAIS E O BULLYING
Loriane Trombini Frick
Maria Suzana de Stefano Menin
Luciene Regina Paulino TognettaCYBERBULLYING: INCIDÊNCIA E A RELAÇÃO COM AS REPRESENTAÇÕES DE SI EM ADOLESCENTES
Thais Cristina Leite Bozza
Luciene Regina Paulino Tognetta -
Relatos de pesquisas
Brinquedoteca e oficinas lúdicas: formação moral de crianças do rio de janeiro
Adelaide Rezende de SouzaClasses “difíceis” no ensino fundamental II: relação professor/aluno
Adriana de Melo Ramos
Telma Pileggi VinhaEducação moral: análise de experiências das regiões sudeste e nordeste
Alana Paula de Oliveira
Maria Suzana De Stefano MeninVivências morais na escola: análise piagetiana em situações de jogos infantis
Aline Aparecida Cardoso Fernandes Benetti
Maria Suzana de Stefano MeninA construção de histórias como mediação de conflitos entre adolescentes e escola
Aline Vilarinho Montezi
Vera Lúcia Trevisan de SouzaA avaliação das crianças sobre os sentimentos dos personagens em situações de conflitos
Ana Lúcia Pinto de Camargo Pimenteli
Melissa de Castro Lopes dos Santos
Monica Cristina de Souza Segura
Lívia Maria Silva LicciardiEducação moral/resolução de conflitos: desafio a educadores de abrigos provisórios
Carla Andressa Placido Ribeiro
Adrián Oscar Dongo Montoya
Patrícia Unger Raphael BatagliaAs representações sociais da criança negra na educação infantil: mecanismos de discriminação
Caroline F. Jango da SilvaAnálise de experiências de educação em valores da região norte e sudeste
Claudiele Carla Marques da Silva
Maria Suzana De Stefano MeninSentido de vida, esperança e futuro pessoal em adolescentes de petrópolis – RJ
Cleia Zanatta Clavery Guarnido DuarteAfetividade e projetos de vida de jovens estudantes de ensino superior
Cristina Satiê de Oliveira PátaroSupernanny e as práticas cotidianas de professores: analisando as possíveis influências
Daniela Borges Silva
Sarah Enedina Vieira
Carolina de Aragão Escher Marques
Eliane MoraesBullying: Percepção de crianças com dificuldade de aprendizagem sobre este tipo de violência.
Daiana de Paula Couto
Marcella Cristiane da Cunha Ribeiro
Marina Antunes Pinto Catunda
Betânia Alves Veiga Dell’AgliCompreensão de educadores sobre o bullying: cenários do cotidiano em foco
Daniela Dresch
Maria Teresa Ceron TrevisolOs projetos vitais de jovens de nível sócio econômico baixo na cidade de São Paulo
Daniela Haertel
Ulisses AraújoAdolescência e formação para o trabalho
Denise D´Aurea Tardeli
Lucian da Silva Barros
Amanda Cavalcante de OliveiraA ética nas escolas do distrito federal, um caminho para novas violências?
Diogo Acioli LimaReconhecimento da singularidade nas relações educativas: reflexões e desafios para a escola
Elisabete CardieriRelações entre desenvolvimento moral, agressividade e estilos de resolução de conflitos interpessoais
Fabricio Costa de Oliveira
Alessandra de Morais-ShimizuRepresentação de escola em adolescentes com histórico de fracasso escolar
Flávia Maria de Campos Vivaldi
Betânia Alves Veiga Dell’ AgliMoral e ética: a importância dos projetos de vida
Fernanda Helena de Freitas Miranda
Heloisa Moulin de AlencarA noção de autoridade em crianças e adolescentes
Haller Elinar Stach. Schunemann
Juliana de Jesus Queiroz
Liliane Silva Oliveira
Priscilla Aparecida. Rabaneda. da FonsecaDa heteronomia à autonomia: ambiente escolar e desenvolvimento moral
Jaqueline Barbieri PierettiEducação moral com adolescentes privados de liberdade: apontando limites e desafios
Josemar Soares Rosa Filho
Leonardo Rodrigues SampaioCompetência moral de profissionais que atendem o adolescente em conflito com a lei
Julia Ferreira Bernardo
Raul Aragão MartinsFormação de professores aptos a diagnosticar e trabalhar gestão do fenômeno bullying no ensino superior: uma necessidade
Juliana de Lima da Silva
Suely A. do N. Mascarenhas
José Maria Avilés MartinezVontade: instrumento de autorregulação em situações de conflito
Lia Beatriz de Lucca FreitasIntervenções pedagógicas da escola nas manifestações de cyberbullying
Luciano Blasius
Araci Asinelli-LuzAnálise da educação moral em escolas do ensino médio de muriaé-mg
Maria do Carmo Vegi de SouzaCenas do cotidiano em discussão na escola: como agir diante delas?
Maria Teresa Ceron Trevisol
Letycia Cristina ToigoA justiça restaurativa como instrumento de resolução de conflitos escolares
Mariana Custódio de Souza Baroni
Loriane Trombini FrickAvaliação: qual a moral desenvolvida?
Mariana Nagamine Costanzi Ferreira
Nicole Stephania Strohmayer Lourencetti
Gabriel Gonçalves Freire
Ana Claudia SaladiniCrianças com e sem queixa escolar: uma análise sobre resolução de conflitos hipotéticos
Mariana Tavares Almeida
Betânia Alves Veiga Dell’ AgliBullying na escola: uma reflexão sobre suas características
Monica Valentim da Silva
Telma Pileggi VinhaO conceito de indisciplina e aulas de educação física
Nicole Stephania Strohmayer Lourencetti
José Augusto Victoria PalmaBioética e educação ético-moral: desafios à formação de professores
Paulo Fraga da SilvaTrabalhando relações afetivas através dos jogos cooperativos
Raquel Rodrigues da Costa
Elaine ProdócimoEstratégia de projetos e educação em valores
Ricardo Fernandes PátaroA percepção dos alunos de licenciatura sobre o uso do apelido
Ricardo Leite CamargoProfessores de educação infantil: auto-valor
Rosana Akemi Kawashima
Raul Aragão MartinsQuando o agressor também é a vítima
Rosiane Gonçalves Coelho Silva
Elaine ProdócimoO retrato da inclusão escolar no município de Franca
Sabrina David de Oliveira
Célia Maria DavidJuízo moral e violência: um estudo sob a luz da teoria Piagetiana
Sabrina Sacoman Campos
Adrian Oscar Dongo MontoyaO processo de resolução de conflitos entre pré-adolescentes: o olhar do professor
Sandra Cristina Carina
Orly Zucatto Mantovani de AssisComunicação com a família do aluno: refletindo sobre os bilhetes enviados pela escola
Sandra Cristina Dedeschi
Telma Pileggi VinhaValores podem ser educados? Avaliação de uma proposta em educação moral
Solange Maria Beggiato Mezzaroba
Euclides Lunardelli Filho Evagelina Sanches LimaÉtica como tema transversal: relacionando a ética e a geometria
Sônia Maria Pereira VidigalRepresentações de estudantes universitários sobre a ocorrência do bullying no contexto acadêmico
Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas
José María Avilés Martínez
Juliana Lima da SilvaA solução para a violência na visão de crianças e adolescentes
Tamires Alves Monteiro
Eliane Giachetto SaravaliAções afirmativas: um estudo sobre a integração do aluno negro na universidade
Tamyris Proença BonilhaDesenvolvimento sociomoral: uma experiência com crianças do ensino fundamental I
Terezinha Ferreira da Silva Colombo
Carmen Lúcia DiasCurrículo, democracia, autonomia: procedimentos de educação moral em uma escola de salvador
Thais Almeida Costa
Roberta Carvalho SabackE se eu rasgar o livro?
Thatiane Paola de Moraes
Luciane Guimarães Batistella Bianchini