Apresentação de Trabalhos


ATENÇÃO: Confira os horários e salas das apresentações

Cada apresentação deverá durar até 10 minutos.
Cada trabalho poderá ser apresentado por apenas um(a) dos(as) autores(as).
A/o autor(a) responsável pela apresentação deverá acessar o link privado do stream yard - que será enviado por e-mail e entrar na sala com 20 minutos de antecedência.
É de responsabilidade dos autores garantir as condições técnicas para o sucesso de sua apresentação (verifique antes o seu equipamento e a sua internet).

Tabela de Seções de Apresentações de Trabalhos

Submissão de Trabalhos

As propostas de trabalhos a serem apresentados no Seminário deverão dialogar com um dos seguintes eixos do evento:

EIXOS TEMÁTICOS:

1 - Gênero, sexualidades, diversidade sexual e docências
Esse eixo pretende agregar os trabalhos que abordem discussões sobre gênero e sexualidades, sobretudo na perspectiva da diferença e da diversidade na educação da infância, de modo que possam trazer reflexões sobre os efeitos, os impactos e as potências desse debate nas práticas educativas, nas experiências docentes, no ser e se tornar docente.

2 - Relações étnico-raciais e docência
Abrange discussões e reflexões relativas as relações étnico-raciais, tendo como foco pesquisas e relatos de experiências ocorridas em instituições de Educação Infantil. O objetivo é a troca em torno das possibilidades e desafios para a construção de outras formas de relações para a não racialização, ocorridas por meio das interações entre crianças e adultos em espaços da EI.

3 - Culturas, diferenças e docência
Visa reflexões e trocas direcionadas a pesquisas e a experiências docentes tanto no âmbito de formação quanto da prática que que considerem as diversas perspectivas da cultura, como territórios da diferença, para a constituição da subjetividade de crianças em espaços da Educação Infantil, particularmente, aquelas produzidas, entre outros, por coletivos de quilombolas, indígenas, lgbtqia+, migrantes, negros.

4 - Infância(s), diferenças e desafios atuais para a docência
Reúne estudos e práticas que tenham como foco a noção de diferença e seus desdobramentos sobre a infância dentro e fora da escola e sobre a docência junto a bebês e crianças pequenas. Este eixo tem como objetivo identificar desafios contemporâneos para a construção de uma educação infantil como prática de diferença bem como partilhar estratégias de enfrentamento de tais desafios.

5 - Corpo e diferenças
Promover diálogos que evidenciem a multiplicidade de experiências, investigações e produções de caminhos de rupturas e decolonização de perspectivas estéticas, epistemológicas e metodológicas, que envolvem os corpos e as diferenças nos espaços de Educação Infantil, tendo como foco as categorias identitárias de gênero, idade, geração, raça, etnia, considerando a diversidade de linguagens corporais e artísticas, como por exemplo, dança, teatro, cinema, performance, artes visuais, literatura, etc.

CONDIÇÕES DOS CANDIDATOS E DA AUTORIA

Poderão enviar trabalhos, alunos regularmente matriculados em cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado das áreas das Ciências Sociais e Ciências Humanas. Também estão aptos ao envio docentes, pesquisadores e profissionais cuja atuação e estudos tenham relação com os eixos temáticos do Seminário.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Sugerimos ler atentamente as regras para submissão dos trabalhos

O II Seminário Internacional Docência e Diferenças na Educação Infantil, ocorrerá entre 06 e 08 de setembro de 2021, por meio de Plataforma virtual.

Resumos

Os resumos dos trabalhos deverão ser submetidos exclusivamente por meio do link ao final desta página, utilizando os templates do evento (também disponíveis ao final desta página) de acordo com a modalidade:

  • Pesquisa Científica: trabalho de conclusão de curso, resultados preliminares de pesquisa em andamento e pesquisas concluídas;
  • Relato de Experiência: descrição de boas práticas desenvolvidas em instituições de Educação Infantil.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO – PESQUISA CIENTÍFICA

Título
Deve identificar com clareza a natureza do trabalho, ser escrito em letras maiúsculas, não utilizar abreviações.

Autoria
Será permitido número ilimitado de autoras/es. No campo Nome/Sobrenome, inserir o nome completo das/os autoras/es. Indicar instituição e endereço eletrônico, para o primeiro autor, em nota de rodapé.

Corpo do Resumo
Extensão entre 300 a 1000 palavras com espaços, contando com os nomes dos autores. O texto propriamente dito deverá ser iniciado com parágrafo, e continuar sem interrupções até o fim. O corpo do resumo deverá incluir, obrigatoriamente: Introdução: o autor deverá apresentar o problema da pesquisa, Objetivo: propósito do estudo; Metodologia: a metodologia utilizada; Resultados: destacar os principais resultados obtidos no estudo e Conclusão: apresentar a resposta ao objetivo descrito no estudo.

Palavras-chaves
Inserir no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, com suas iniciais em letra maiúscula e separadas com ponto e vírgula.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Título
Deve identificar com clareza a natureza do trabalho, ser escrito em letras maiúsculas, não utilizar abreviações.

Autoria
Será permitido número ilimitado de autores. No campo Nome/Sobrenome, inserir o nome completo dos autores. Indicar instituição e endereço eletrônico, para o primeiro autor, em nota de rodapé.

Corpo do Resumo
Extensão entre 300 a 1000 palavras com espaços. O texto propriamente dito deverá ser iniciado com parágrafo, e continuar sem interrupções até o fim. O corpo do resumo deverá incluir, obrigatoriamente: Introdução: Síntese do assunto, com ênfase no relato da experiência; Descrição da Experiência: descrição detalhada, referente à faixa-etária das crianças, tema e objetivos, materiais pedagógicos utilizados, brinquedos etc; Resultados: destacar os principais resultados da experiência e Conclusão: apresentar a síntese dos resultados.

Palavras-chaves
Inserir no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, com suas iniciais em letra maiúscula e separadas com ponto e vírgula.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MODALIDADE VÍDEO

O vídeo deverá ter no máximo 5 minutos. Os vídeos deverão conter o Objetivo da experiência desenvolvida e relacionada a um dos eixos temáticos do seminário, sua importância, Metodologia utilizada e os Resultados. O vídeo deverá ser disponibilizado no youtube, em formato não-listado ou vimeo e o link de acesso ao vídeo deverá ser indicado no formulário de inscrição, em espaço específico. É encargo dos responsáveis pela inscrição a averiguação sobre autorização para uso de imagens e sons. A comissão organizadora do Seminário não se responsabiliza por submissões não recebidas por motivos de ordem técnica, falhas nos links/vídeos ou outros fatores que impossibilitem o recebimento dos dados ou vídeo.

Cada participante poderá submeter até 2 (dois) resumos ou relatos de experiência, vinculados à sua inscrição.
Os trabalhos científicos aceitos serão publicados nos Anais online exatamente como submetidos pelos autores, ou seja, o estilo, a gramática e o conteúdo não serão editados pelos organizadores.
É obrigatório o pagamento da inscrição do autor que fará a apresentação do trabalho. O valor da inscrição será de acordo com a tabela vigente na data do pagamento.
Somente autores que pagarem inscrição, receberão certificado.
Toda comunicação entre a organização do evento e os autores será por e-mail. Certifique-se de que o e-mail informado no cadastramento do trabalho e na inscrição no Seminário seja o mesmo e que esteja correto.



PRAZOS E MÉTODO PARA ENVIO DOS RESUMOS
O QUÊ? QUANDO? COMO?
Envio de trabalhos, sob a forma de resumo. Até 23h59min (horário de Brasília) do dia 16/07/2021 Exclusivamente pelo site do evento, por meio do preenchimento do formulário disponível.
Envio de trabalhos, sob a forma de relato de experiência. Até 23h59min (horário de Brasília) do dia 16/07/2021 Exclusivamente pelo site do evento, por meio do preenchimento do formulário disponível.
Envio de trabalhos, sob a forma de relato de experiência, vídeo. Até 23h59min (horário de Brasília) do dia 16/07/2021 Exclusivamente pelo site do evento, por meio do preenchimento do formulário disponível.
Resultado da análise da Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos Até 23h59min (horário de Brasília) do dia 30/07/2021 Disponível no site e enviado ao e-mail do autor responsável pela inscrição no dia 30/07/2021



Todos os trabalhos devem ser enviados nos moldes do template fornecido a seguir:

Template para pesquisa Template para relato de experiência

Todos os trabalhos devem ser enviados no link abaixo:

SUBMISSÃO DE TRABALHOS



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