APRESENTAÇÃO

As neurociências constituem uma área de conhecimento que se utiliza dos achados das subáreas que a compõem, tais como: neuroimageamento, psicologia evolutiva, neuroanatomia, neurofisiologia, neurofarmacologia, neurociência cognitiva que têm com finalidade explicar o funcionamento do sistema nervoso, isto é, os processos pelos quais o cérebro processa, retém e evoca informações que modificam o comportamento do indivíduo. Trata-se de um campo interdisciplinar que fornece as bases neurais para a compreensão de processos cognitivos tais como: atenção, aprendizado, memória, motivação, afetividade, interação social, e outros mais que explicam como o ser humano adquire o conhecimento da realidade em que vive e como se comporta diante desta realidade. Pesquisas sobre os processos implícitos na aprendizagem, na criatividade, na memorização tornaram-se possíveis, em decorrência do surgimento de modernas técnicas e da invenção de novos aparelhos e equipamentos apropriados ao estudo da atividade cerebral de pessoas durante a realização de tarefas cognitivas. Os avanços conseguidos pelas neurociências permitem que sejam explicados de modo mais preciso os circuitos neuronais subjacentes às funções básicas do sistema nervoso e envolvidos nos processos cognitivos de tomada de consciência, abstração, generalização, que por sua vez são inerentes à construção dos conhecimentos. A partir desses subsídios fornecidos pelas neurociências os profissionais da educação podem escolher com mais segurança dentre as práticas educativas as que são mais eficazes do que outras, tanto para os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem quanto para aqueles que aprendem rapidamente. O evento deste ano destina-se a profissionais da educação infantil e ensino fundamental, psicopedagogos, psicólogos, alunos de graduação e pós-graduação e contará com a presença de pesquisadores de renome nacional e internacional e interessados em discutir as possíveis relações entre as neurociências e a educação.

lpgunicamp@hotmail.com