EIXOS TEMÁTICOS

1.CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS À EDUCAÇÃO Aspectos Neuropsicológicos do TDAH

Bases biológicas da construção dos conhecimentos

Bases neurais da moralidade

Dificuldades de Aprendizagem

Medicalização da educação

Neurobiologia da violência e fatores de resiliência

Neurociência Cognitiva

Neurociências e políticas educacionais

Neurociências e fonoaudiologia

Neurociências e formação de professores

Neurociências e inclusão educacional

Neurociências e linguagem

Neurociências, espiritualidade e religião

Neuromitos e educação

O papel das emoções e sentimentos na construção do raciocínio

Piaget e a neuroeducação

Neuroeducação e primeira infância

Os ciclos da neuroeducação: um caminho pessoal

Neurociências e comportamento econômico

Processamento neurolinguístico e alfabetização

Neuroendocrinologia e funções cognitivas

2. ALFABETIZAÇÃO
Construção da narrativa

Construtivismo piagetiano na alfabetização

Jogos e alfabetização

Literatura infantil e alfabetização

Neurolinguística e alfabetização

Síndrome de Irllen e alfabetização

Como ensinar noções referentes ao passado não vivido

3. PRÁTICAS EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Como ensinar o que se há de inventar

Contribuições das neurociências para a educação matemática

Educação física: questões e reflexões

Interdisciplinaridade

Jogar e aprender matemática

Neurociências e construção do conhecimento escolar

Neurociências e arte na escola

Neurociências, jogos e brincadeiras

Transversalidade e construção do conhecimento escolar

4. AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Auto avaliação do aluno

Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental

Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental II

Avaliação da aprendizagem no Ensino Médio

Avaliação do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos da Educação Infantil

Avaliação do desenvolvimento da criança de 4 a 6 anos da Educação Infantil

Avaliação do comportamento operatório concreto e formal dos alunos da Educação Básica

Avaliação do Ensino Fundamental

Avaliação do Ensino Médio

Avaliação do projeto curricular da escola

5. GESTÃO DA EDUCAÇÃO
Políticas Educacionais e os processos de gestão na escola

Projeto político pedagógico

Gestão democrática

Parceria escola/família

Escola de tempo integral

6. TEORIA PIAGETIANA
Aprendizagem e desenvolvimento

Construção do conhecimento físico

Construção do conhecimento lógico matemático

Construção do conhecimento social

Diagnóstico do comportamento operatório concreto e operatório formal

Função simbólica

Processos cognitivos implícitos na construção do conhecimento

Representação do real

Sistemas lógicos e sistemas de significação




lpgunicamp@hotmail.com