APRESENTAÇÃO

O primeiro ENEQ foi realizado na Faculdade de Educação da Unicamp em 1982 e depois disso, passou a ser bienal tendo sido realizado já em doze edições. No período de 1984 a 1992, ele era realizado em conjunto com as reuniões da SBPC e, posteriormente,foi desvinculado, tendo ocorrido em 1994: Belo Horizonte; 1996: Campo Grande MS; 1998: Aracajú SE; 2000: Porto Alegre RS; 2002: Recife; 2004: Goiânia.

A última edição do ENEQ congregou cerca de 1000 participantes entre pesquisadores na área, professores da escola básica, alunos de pós-graduação e graduação e outros interessados. Foi realizado na Universidade Federal de Goiás, com o apoio do CEFET - GO, da UnB e da Universidade Católica de Goiás, UCG.

Para 2006, foi então proposto que o XIII ENEQ fosse realizado na Unicamp, com a coordenação da Faculdade de Educação em conjunto com o Instituto de Química, e que fosse um evento comemorativo dos 25 anos de realização desses eventos, que de certa forma, contribuíram para consolidar uma área de pesquisa e de pós-graduação no Brasil, que é a área de Educação Química, integrante da área de Educação em Ciências.

O ENEQ é um evento da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química, cuja diretoria hoje é composta por: diretora: Lenir Basso Zanon (UNIJUI); vice-diretora: Maria Inês Petrucci Rosa (UNICAMP); tesoureira: M. do Carmo Galiazzi (URG).

O XIII ENEQ será realizado com a colaboração e apoio de outras universidades paulistas que também mantém cursos de química, e especialmente de licenciatura em química, como USP (campi São Paulo; Ribeirão Preto; São Carlos); PUC- CAMPINAS; UNESP; UFSCar; UNIMEP; USF e a Fundação Santo André (SP). Os vários representantes dessas universidades compõem a Comissão Organizadora.

Paralelamente ao XIII ENEQ, estarão ocorrendo outros eventos relacionados com o Ensino de Química, que são realizados no Estado de São Paulo: o VI SIMPEQ – Simpósio de Profissionais do Ensino de Química e o III EPPEQ - Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.

O SIMPEQ é um evento anual, dirigido para professores que dão aulas de Química no Ensino Médio e está em sua sexta edição no Instituto de Química da UNICAMP. Trata-se de uma iniciativa do GPQUAE (Grupo de Pesquisas em Química Analítica e Educação), com apoio das Diretorias de Ensino de Campinas Região Leste e Região Oeste da Secretária de Educação de Estado de São Paulo), Regional Campinas da Sociedade Brasileira de Química e Diretoria do IQ-UNICAMP. A proposta vem promovendo a interação entre membros da universidade e professores do ensino médio e atende professores de Campinas e quase 40 cidades paulistas am atividades que incluem palestras, seminários, experimentos e apresentação de trabalhos orais e em painéis. Desde sua criação em 2001, o número de participantes vem crescendo e junto com o ENEQ, em 2006, será uma excelente oportunidade de integração com os profissionais de todo o Brasil. Para saber um pouco mais sobre o SIMPEQ, acesse o site:

Vale lembrar que para participar do VI SIMPEQ, os interessados devem fazer sua inscrição no XIII ENEQ porque toda a programação será simultânea.

O EPPEQ é um evento que foi criado para articular os pesquisadores da área de Ensino de Química do estado de São Paulo, a fim de criar espaços de discussão e consolidar grupos regionais que possam contribuir para o fortalecimento da área no Estado. A idéia de organizar um evento dessa natureza surgiu simultaneamente entre representantes do Grupo de Trabalho “Químicas Integradas” (G6) e da Faculdade de Educação da UNICAMP. A primeira edição aconteceu em 2004 no IQ UNICAMP, paralelo ao IV SIMPEQ. Em 2005, o II EPPEQ foi realizado em Araraquara, no Instituto de Química da UNESP.

Vale lembrar que para participar do III EPPEQ, os interessados devem fazer sua inscrição no XIII ENEQ porque toda a programação será simultânea.