SEMINÁRIOS DE ESTUDOS
OS INTELECTUAIS E A EDUCAÇÃO

2009 - GRAMSCI E A EDUCAÇÃO

Início
Apresentação
Programação
Palestrantes
Resumos
Coordenação e Comissões
Instituições Promotoras
Acomodação e Transporte
Como Chegar
Links



PALESTRANTES

Convidados

ALBERTO AGGIO - UNESP/Franca
Graduação em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (1982). Mestrado em História Social na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (1990). Doutorado em História Social na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (1996). Pós-Doutorado na Universitat de Valencia, UV, Espanha, em História da América Latina Contemporânea. (1997-1998). Professor livre-docente de História da América (Unesp, 1999). É professor adjunto da UNESP - Franca. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Política da América Latina Contemporânea, atuando principalmente nas seguintes áreas temáticas: história política da América Latina, cultura política e democracia, intelectuais e pensamento político, Chile contemporâneo. É autor/organizador, entre outros, de Gramsci: a vitalidade de um pensamento (Unesp, 1998), Democracia e socialismo: a experiência chilena (Annablume, 2002, 2. ed.) e Uma nova cultura política (Fundação Astrojildo Pereira, 2008).

ALVARO GABRIEL BIANCHI MENDEZ - IFCH - UNICAMP
Professor Doutor do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas. Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2004). É membro do Centro Studi Trasformazioni Economico Sociali (Roma, Itália); Secretario de redação da revista Outubro, do Instituto de Estudos Socialistas; Membro do Conselho Editorial da revista Lutas Sociais, do Núcleo de Estudos em Ideologias e Lutas Sociais da PUC-SP, e pesquisador do Centro de Estudos Marxistas da Unicamp. Atua na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Contemporânea e Classes Sociais e Grupos de Interesse. No âmbito do Grupo de Pesquisa Marxismo e Teoria Política coordena pesquisa sobre o Pensamento Político de Antonio Gramsci.

ANA MARIA SAID - UFU/MG - Grupo de Estudos Marxistas: Marx e Gramsci
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006) com período sanduíche em Fondazione Instituto Gramsci (Orientador: Giuseppe Vacca ) - Orientadora: Patrizia Piozzi. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Política, Antonio Gramsci, Contemporaneidade e Democracia. Pós-Doutorado Università degli Studi di Roma "Tor Vergata".
<Texto para download>: Resumo - "O conceito de democracia em Gramsci"

ANA PAULA SOARES SILVA - USP/Ribeirão Preto - Grupo Seminário Gramsci de Ribeirão Preto
Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio no doutorado junto à Katholieke Universiteit Nijmegen (Holanda). Atualmente é Professora Doutora da Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, identidade, narrativa, violência.

ANITA HELENA SCHLESENER - UNIV. TUIUTI DO PARANÁ
Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1975), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC/SP, Brasil. Título: Gramsci: uma nova concepção de Filosofia, Ano de Obtenção: 1983. Orientador: Dr. Dermeval Saviani. e Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2001), Título: A Recepção de Gramsci no Brasil: a interpretação no contexto do PCB nos anos 60., Ano de Obtenção: 2001.Orientador: Luiz Carlos Ribeiro, com período sanduíche na Universita Degli Studi di Milano, U.D.S.M., Itália e Fondazione Feltrinelli (Orientador: Alceo Riosa e Marcos Gervasoni). Recebeu o Prêmio Jabuti em 2001. Professora de Filosofia da UFPR de 1976 a 2005. Atualmente é professora da Universidade Tuiuti do Paraná. Projetos: Política e Educação em Gramsci: os Cadernos do Cárcere - uma leitura da relação entre política e educação, tema que nos permite pensar questões referentes aos objetivos da linha de pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação. Esclarecer os elos entre política e educação no contexto da obra de um autor e pensar alternativas concretas para a gestão da educação e a formação do profissional da área. Política e Educação em Gramsci: os escritos de juventude - abordagem do conceito de educação nos escritos pré-carcerários de Antonio Gramsci, com acento no vínculo entre educação com a política - desenvolver uma leitura da relação entre política e educação, tema que permite pensar questões referentes aos objetivos da linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação. Gramsci e a política do início do século XX - Estudo dos escritos Gramscianos, realizado no sentido de explicitar sua posição política ante o comunismo soviético no início do século XX. Gramsci em relação a Trotski e Stalin.
<Texto para download>: Resumo - "A cultura e a escola como dimensões da disputa pela hegemonia"

CARLOS ROBERTO PAIVA - Doutorando PAIDÉIA /UNICAMP
Licenciatura em Filosofia (1974), Licenciatura em Pedagogia (1989), Pós Lato-Sensu em Cultura e Educação Popular pela UNISANTOS (1986), Pós Lato-Sensu em Filosofia e História da Educação pela UNICAMP (1995), Pós Lato Sensu em Gestão Universitária pelo UNIMONTE (2002), Mestrado em Educação e Ciências Sociais pela PUC-SP (2006), Doutorando em Filosofia e História da Educação na UNICAMP. Professor do Ensino Médio desde 1974 e do Ensino Superior desde 1990. Experiência na área de Filosofia, nos seguintes temas: Introdução à Filosofia, Fundamentos Filosóficos da Educação, Ética e Filosofia Política, Filosofia da Educação e Gramsci, e na área da Educação: Ensino de Filosofia, História da Educação, Ensino Médio e Escola Pública.

CARMEN SYLVIA VIDIGAL MORAES
Possui graduação em Psicologia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade de São Paulo (1973), Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1978) e Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professora associada, ref. ms-5, da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia e Historia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, trabalho e educação, educação do trabalhador, ensino público profissional e políticas públicas. Pós-doutorado (2004) pela Universidade de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Livre docente (2006) pela Faculdade de Educação da USP.

CESAR APPARECIDO NUNES - Chefe do DEFHE/UNICAMP
Doutorado em Filosofia e História da Educação pela UNICAMP/1996. Professor associado da UNICAMP. Livre-docente na área de Filosofia da Educação/2006. É chefe do Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da UNICAMP, Coordenador do grupo de estudos e pesquisas em filosofia e educação Paidéia, e presidente nacional da Abrades. Atua na linha de pesquisa ética, filosofia e educação.

DERMEVAL SAVIANI - Professor Emérito da UNICAMP
Professor Emérito da UNICAMP, onde é pesquisador e Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR). Doutor em Filosofia da Educação pela PUC-SP (1971). Pós-Doutorado na Universita di Bologna / UNIBO, Itália (1994-1995). Em 1986 obteve o título de livre-docente e em 1991 foi aprovado no Concurso de Professor Titular de História da Educação da UNICAMP.

EDUARDO MAGRONE - UFJF/MG
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) , mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (2004) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora e Pró-Reitor de Graduação.

EDUARDO PINTO E SILVA - UFSCar
Graduado em Psicologia pela PUC-SP (1990). Mestrado em Educação pela UNICAMP (2000) e Doutorado em Educação pela UNICAMP (2005). É Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos, no Curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, nas linhas de pesquisa Trabalho e Educação e Estado, Políticas e Gestão da Educação. Sua atuação e produção acadêmicas situam-se nas interfaces da Psicologia Social e do Trabalho com a Psicopatologia e Psicodinâmica do Trabalho, Psicanálise, Sociologia do Trabalho, Trabalho e Educação e Sociologia da Educação, nas quais aborda os seguintes temas: instituições; gestão e organização do trabalho; subjetividade; poder; saúde do trabalhador, formação profissional; trabalho docente; Estado e políticas educacionais. É vice-líder do grupo Economia Política da Educação e Formação Humana e pesquisador do grupo de Estudos e Pesquisa História, Trabalho e Educação, ambos vinculados à UFSCar. Artigo - Revista Trabalho&Educação, v. 17, p. 89-102, 2008 (UFMG) - As concepções de subjetividade em Gramsci e Lukács e a práxis educacional.
<Texto para download>: Resumo - "Gramsci e o sujeito da vontade concreta"

EDMUNDO FERNANDES DIAS - IFCH - UNICAMP
Professor aposentado do Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ex-Secretário Geral da Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior (Andes). Publicou O outro Gramsci (Xamã Editora, 1996), Gramsci em Turim (Xamã Editora, 2000) e Política brasileira: embate de projetos hegemônicos (Editora Instituto José Luis e Rosa Sunderman, 2006), além de numerosos artigos.

GIOVANNI SEMERARO - UFF/RJ
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Pós-Doutorado - Universita Degli Studi Di Urbino, U.D.S.U., Itália. Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: Gramsci e a Questão da Sociedade Civil", Ano de Obtenção: 1998. Orientador: Carlos Nelson Coutinho. Doutorado em Filosofia Política. Università degli Studi di Padova, UNIPD, Itália. com período sanduíche em Università degli Studi di Padova (Orientador: Giuseppe Duso). Título: Gramsci e a questão da sociedade civil, Ano de Obtenção: 1998. Orientador: Carlos Nelson Coutinho. Mestrado em Educação. Fundação Getúlio Vargas - RJ, FGV-RJ, Brasil. Título: A Esquerda Católica no Brasil, Ano de Obtenção: 1990. Orientador: Osmar Fávero. Mestrado em Teologia. Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma Itália, PUG*, Itália. Título: O Helenismo, nas cartas paulinas. Ano de Obtenção: 1977. Orientador: Ugo Vanni. Graduação em Filosofia Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, política, democracia e Gramsci.
<Texto para download>: Resumo - "Gramsci educador de “relações hegemônicas"

GIORGIO BARATTA - Presidente da INTERNATIONAL GRAMSCI SOCIETY
Professor de Filosofia na Universidade de Urbino, Itália. Presidente da International Gramsci Society e da Rede Terra Gramsci. Autor de "Antonio Gramsci in contrappunto: dialoghi col presente" (Roma:Carocci, 2007), "As rosas e os cadernos" (Editora DP&A, 2007) e dezenas de outros livros.
<Texto para download>: "Organicamente inorgânico" - O compromisso dos intelectuais na era de sua marginalização

JOSE CLAUDINEI LOMBARDI - UNICAMP
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1976), Mestrado em Agronomia, Área de Concentração: Sociologia Rural, pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em educação; história da educação brasileira; historia, trabalho e educação; e historiografia da educação. É coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR)

JOSÉ LUÍS SANFELICE - UNICAMP
Possui graduação em Filosofia pela PUC-SP (1971), mestrado em Filosofia da Educação pela PUC-SP (1978) e doutorado em Educação pela PUC-SP (1985). Livre docência em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas.

LIDIA MARIA RODRIGO - UNICAMP
É licenciada em Filosofia pela PUCCAMP. Mestre em Filosofia da Educação pela UNIMEP (1984). Doutora em Filosofia pelo IFCH da UNICAMP (1996). Publicou "O nacionalismo no pensamento filosófico: aventuras e desventuras da filosofia no Brasil" (1988), "Maquiavel: educação e cidadania" (2002), ambos pela editora Vozes e "Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio" (2009) pela Editora Autores Associados, além de capítulos de livros e vários artigos em revistas especializadas. Lecionou na PUC de Campinas (SP), na Universidade Metodista de Piracicaba (SP) e na Universidade Federal de Uberlândia (MG). Atualmente é professora no Departamento de Filosofia e História da Educação (DEFHE) da Faculdade de Educação da UNICAMP. Está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA da FE-UNICAMP, nas linhas de pesquisa Epistemologia e Teorias da Educação e Ensino de Filosofia.

LINCOLN FERREIRA SECCO - USP
Lincoln Secco nasceu na cidade de São Paulo 1969. Formou-se nas escolas públicas Santos Dumont e Nossa Senhora da Penha e na USP - Universidade de São Paulo, onde ingressou mediante vestibular em 1987 no curso de Letras e em 1990 em História. Bacharelou-se e licenciou-se em História em 1993. Em 1998 obteve o título de mestre e em 2003 o título de doutor em História Econômica. Desde 2003 é professor do Departamento de História da USP. Mestrado em História Econômica. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: A Recepção das Idéias de Gramsci no Brasil, Ano de Obtenção: 1998. Orientador: Benedito Heloiz Nascimento e Osvaldo Coggiola. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

LUCÍLIA MARIA SOUSA ROMÃO - FFCL/Ribeirão Preto
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1988) e doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2002). Atualmente é Professor Doutor MS-3 da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto e Membro de corpo editorial da Editora Alphabeto. Tem experiência na área de Lingüística , com ênfase em Teoria e Análise Lingüística. Atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, sujeito, memória, historicidade, MST.

LUIS SÉRGIO HENRIQUES - Site Gramsci.org
Editor do site Gramsci.org e co-editor dos cadernos do cárcere da Editora Civilização Brasileira (10 volumes). Tradutor vários textos de Gramsci. Responsável pela seleção e tradução de textos do livro de Giuseppe Vacca - Por um novo reformismo, da Fundação Astrojildo Pereira e da Editora Contraponto, lançado no Brasil em 2009.

MARA REGINA MARTINS JACOMELI - UNICAMP
Pedagoga, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Campinas na Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história da educação, pedagogia, política educacional e instrução publica. Desenvolve pesquisa intitulada " História das Instituições Escolares da região de Campinas, Americana, Santa Bárbara D´Oeste, Piracicaba e Limeira".

MÁRCIA FERREIRA CHAVES-GAMBOA - PAIDEIA/UNICAMP
Possui Licenciatura Curta em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (1973), Mestrado em Educação Física pela UNICAMP (1993), Doutorado em Educação pela UNICAMP (1999), e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005). Professora colaboradora e orientadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. É pesquisadora voluntária no grupo PAIDÉIA, Linha de Pesquisa - Epistemologia das Teorias da Educação, na Faculdade de Educação da Unicamp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos sobre a Formação Profissional e a análise da produção do conhecimento em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação profissional, educação física e epistemologia. Diretora de Divulgação e comunicação da Se-CBCE-SP (2007-2009). Coordenadora do GTT Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2007-2009).

MARCOS FRANCISCO MARTINS - UNISAL e UNIFAL
Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP (1993), com mestrado (1999) e doutorado (2004) em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Foi Coordenador do Programa Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação - do Unisal (2006-2007), onde trabalha como docente permanente. É Editor da Revista de Ciências da Educação e atua também como Professor Adjunto na UNIFAL (Universidade Federal de Alfenas) - Campus Poços de Caldas. Tem experiência na área da pesquisa em Educação com ênfase em seus fundamentos, o que lhe possibilitou publicar o texto Introdução à pesquisa em educação (3ª edição em 2009) pela Editora Biscalchin, de Piracicaba-SP. Dedica-se ao estudo da epistemologia e, a partir do legado teórico-metodológico de Antonio Gramsci, dialoga com temas relacionados aos fundamentos da educação escolar e não-escolar. Entre suas publicações, destacam-se artigos e capítulos de livros que adotam o cabedal gramsciano com referência de análise e compreensão dos fenômenos. Entre seus livros, ressaltam as publicações pela Editora Autores Associados: Ensino técnico e globalização: cidadania ou submissão? (2000); Marx, Gramsci e o conhecimento: ruptura ou continuidade? (2008); Fundamentos da educação contemporânea: sociedade civil e educação (no prelo).
<Texto para download>: Resumo

MARCOS TADEU DEL ROIO - UNESP/Marília
Livre-docência: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Título: O raio e os prismas: Gramsci e a fórmula política da frente única (1919-1926), Ano de obtenção: 2003. Pós-Doutorado: Università degli studi di Roma Tre, UNIROMA3, Itália. Pós-Doutorado. Universita Degli Studi di Milano, U.D.S.M., Itália. Doutorado em Ciência Política: Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Ano de Obtenção: 1995. Mestrado em Ciência Política. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Ano de Obtenção: 1989. Orientador: Leôncio Martins Rodrigues Neto. Especialização em Storia e Istituizioni Dei Paesi Afro Asiatici: Universita Degli Studi di Milano, U.D.S.M., Itália. Orientador: Enrica Collotti-Pischel. Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais. USP, Brasil. Graduação em Licenciatura em História e Sociologia. USP, Brasil. Graduação em Bacharelado em História. USP, Brasil. É professor Livre-Docente em Ciências Políticas na UNESP-FFC (CAMPUS DE MARÍLIA). Pesquisa e orienta nas áreas de Teoria Política do socialismo e Política Operária. Conta com diversas publicações em forma de livro, capítulos de livros, artigos e outras.

MARCOS VINICIUS PANSARDI - UNIV. TUIUTI DO PARANÁ
Doutorado em Ciências Sociais pela IFCH-UNICAMP, Brasil. Título: Da Revolução Burguesa à Modernização Conservadora: a Revolução de 1930 vista pelos historiadores. Ano de Obtenção: 2002. Orientador: Armando Boito Júnior. Mestrado em Ciência Política. IFCH-UNICAMP, Brasil. Título: Republicanos e Operários: os primeiros anos do movimento socialista no Brasil (1888-1903). Ano de Obtenção: 1993. Orientador: Armando Boito Júnior. Atualmente é professor adjunto do mestrado em educação da Universidade Tuiuti do Paraná e também professor do curso de relações internacionais da mesma instituição. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política e pensamento político brasileiro, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência política, teoria das relações internacionais e políticas públicas em educação. Projetos: O Banco Mundial e as Políticas Públicas em Educação no Brasil: uma leitura gramsciana. Descrição: Este projeto busca aliar o desenvolvimento de conceitos originários do campo das relações internacionais, em particular o uso dos conceitos gramscianos desenvolvidos por autores como R. Cox e S. Gill entre outros, para a análise das instituições internacionais, com o estudo do papel do Banco Mundial na definição das políticas públicas em educação no Brasil. O trabalho se compõe de duas partes: na primeira, pretende-se desenvolver a aplicação do conceito de hegemonia no campo das relações internacionais, no segundo, procura-se fazer um balanço dos estudos sobre a atuação do Banco Mundial no Brasil.
<Texto para download>: Resumo - "Políticas públicas em educação no Brasil: uma leitura gramsciana"

PAOLO NOSELLA - UNINOVE
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A. Licenciado em Filosofia na Itália (1942). Em 1967, veio ao Brasil trabalhar em educação popular, criando as Escolas da Família Agrícola, da Pedagogia da Alternância. Revalidou o curso de Filosofia na UNISINOS (1971), onde colou grau de Bacharel em Teologia (1972). Fez Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação na PUC/SP (1977 e 1981). Professor Titular em Filosofia da Educação na UFSCar/SP de 1979 a 2007, nos cursos de Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Fundamentos da Educação. Na UFSCar foi Diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas (1980-1984), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (1999-2000), Chefe do Departamento de Educação (2002-2005). Hoje integra o corpo docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UNINOVE, onde orienta em: Trabalho e Educação; Instituições Escolares; História e Teoria do Trabalho Docente e do Educador Social. Publicou artigos e ensaios sobre problemas da educação brasileira, em revistas especializadas. É autor de capítulo dos livros: Trabalho e Conhecimento; Educação e Cidadania; Trabalho, Educação e Prática Social; Educação como Ato Político Partidário; A Reinvenção do Futuro; Educação e Crise do Trabalho; Os Intelectuais na História da Infância. É co-autor dos livros: A Educação Negada; Schola Mater: a antiga Escola Normal de São Carlos; A Escola Profissional de São Carlos; A Escola de Engenharia de São Carlos/USP; O Parque de Alta Tecnologia de São Carlos: a difícil integração universidade-empresa; Os professores não erram: ensaios de história e teoria sobre a Profissão de Mestre. Autor dos livros: Por que Mataram Santo Dias?; A Escola de Gramsci; O Centro Universitário de Jaraguá do Sul: uma história de ousadia e determinação; Qual Compromisso Político? ensaios sobre educação brasileira pós-ditadura. Estuda a produção teórica de Antonio Gramsci. Atualmente, desenvolve o projeto A Escola SENAI de São Carlos 1951-2001-Um Leonardo Mutilado(CNPq2008-2011). É vice-coordenador do GT09-Trabalho e Educação da ANPEd.

PATRIZIA PIOZZI - UNICAMP
Graduação em Filosofia pela USP (1973), mestrado em Filosofia pela USP (1983), Título: "O ato livre: considerações a respeito da política operária", Orientador: Maria Sylvia Carvalho Franco, e doutorado em Filosofia pela USP (1991), Título: Natureza e Artefato: a Ordem Anárquica, Algumas Considerações sobre a Gênese da Idéia Socialista Libertária, Orientador: Maria Sylvia C. Franco. Pós-Doutorado - University of Cambridge, Inglaterra (1992). Professora Assistente Doutor MS3 da Faculdade de Educação da UNICAMP, atuando nos seguintes temas: instrução pública e sociedade moderna, educação e utopias reformadoras (do Iluminismo às teorias críticas da sociedade mercantil nos séculos XIX e XX). Projeto - 2004 - Atual - Entre o real e o impossível. O progresso das "ciências e artes" e a educação: dos reformadores das luzes às utopias anticapitalistas do século XIX e XX (Pesquisa Básica). Descrição: Área: Pensamento Social e Educação. Situação: Em andamento. Integrantes: Patrizia Piozzi - Coordenador. Artigos: Mito e razão: Gramsci e a cultura popular (2001); Sensibilidade e razão: Gramsci e o espírito popular criativo (2004); Gramsci, o iluminismo e a democratização da educação e da cultura (2006).

REGINA MARIA MICHELOTTO - UFPR
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1989), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e doutorado SANDUICHE na Università degli Studi di Padova (1997). Realizou pós doutorado em Cuba, sobre Políticas da Educação Superior, em 2007. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política para a Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, compromisso político, avaliação da universidade e Antônio Gramsci.
<Texto para download>: Resumo - "O conhecimento em Gramsci "

RITA MEDICI
Professora de História da Filosofia da Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Bolonha (Itália). Participou dos Seminários de Estudos: Gramsci e l'Occidente; Gramsci e le tradizioni politiche dell'Emilia-Romagna; Gramsci, il linguaggio della politica; Gramsci e il suo tempo (Università di Vienna); Gramsci e la riforma del sistema educativo di base; Ler Gramsci, entender a realidade (Università federale di Rio de Janeiro); Immaginare l'Europa nel mondo postcoloniale. Gramsci e i Sud del mondo (Univeristà Federico II, Napoli); Terza conferenza internazionale di Studi Gramsciani Poder y egemonia hoy: Gramsci en la era global (Università di Puebla, Messico); Marxismo e teoria democratica, sezione del Terzo Congresso della Società latino-americana di Scienza Politica ALACIP, Campinas (S. Paolo, Brasile); Il pensiero di Marx e le intepretazioni successive (Università di Milano Bicocca); III convegno Internazionale della IGS, nel 70° anniversario della morte di Antonio Gramsci, Cagliari-Ghilarza; IV Conferenza internazionale di Studi Gramsciani, Università di Mexico City; congresso AAIS-ATI, Secondo Panel su Gramsci. Proferiu as seguintes conferências: Gramsci writer and politician, Socialist Scholars Conference, New York City University; Gramsci, cosmopolitismo e questione nazionale, La casa dei pensieri, Bologna; Mondolfo et Gramsci entre tradition machiavelienne et philosophie politique moderne, Université Libre de Bruxelles; Gramsci teorico della politica, La casa dei pensieri, Bologna; Gramsci, un pensatore mediterraneo?, dottorato in Mediterranean Cultural Studies, Università "Rovira i Virgili" di Tarragona; lezione sul lemma Giacobinismo, Seminario sul lessico gramsciano della IGS Italia, Università di Roma 3; Il lessico politico gramsciano, presso Istituto Gramsci di Ferrara. Autora de: Gramsci e o Estado: para uma releitura do problema; L''utopia gramsciana tra antropologia e politica; Le parole di Gramsci: Per un lessico dei Quaderni del carcer; L'utopìa Gramsciana: entre antropologìa y political.

RENÊ JOSÉ TRENTIN SILVEIRA - UNICAMP
Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Moji Mirim (1983). Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998). É professor assistente doutor do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. É coordenador da linha de pesquisa ‘Ensino de Filosofia’ e Coordenador de Extensão da Faculdade de Educação. Tem experiência profissional na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação. Principais áreas e temas de pesquisa: Ensino de Filosofia; Ética, Filosofia e Educação.

ROBERTO AKIRA GOTO - UNICAMP
Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1976). Mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1994), e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). É professor doutor MS-3 da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, trabalhando principalmente com os seguintes temas e áreas: educação, filosofia, antropologia filosófica, literatura.

ROSEMARY DORE HEIJMANS - UFMG
É professora associada da Faculdade de Educação da UFMG, onde leciona no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação. Atua na linha de Políticas Públicas e Educação: Formulação, Implementação e Avaliação. Mestrado na Faculdade de Educação da UFMG ("Formação de técnicos de nível superior no Brasil: do engenheiro de operação ao tecnólogo"). Dedicou-se a estudos sobre o aporte teórico do socialista italiano, sobre Antonio Gramsci, que analisou a cultura e a escola como dimensões fundamentais da disputa pela hegemonia na sociedade capitalista. Doutorado concluído na PUC/SP, que resultou no livro “Gramsci, o Estado e a escola”, publicado em 2000, pela Editora Unijuí. Entre 2000 e 2001, realizou um programa de pós-doutorado no Istituto di Scienze Filosofiche e Pedagogiche da Universidade de Urbino, na Itália, dando prosseguimento a investigações sobre a contribuição do pensamento gramsciano à análise do Estado e da escola. E, no âmbito de um acordo de colaboração internacional entre a UFMG e a Universidade Ca' Foscari (Itália), do qual é a coordenadora, realizou seu segundo pós-doutorado, entre 2005 e 2006, na instituição italiana. Em virtude de seus estudos sobre a escola na sociedade capitalista, também coordenou, entre 1996 e 2000, um projeto que envolveu pesquisadores de cinco instituições de ensino superior de Minas Gerais, investigando a introdução de modernas tecnologias no setor industrial mineiro e as mudanças na organização da escola média profissional. É também nessa perspectiva que, a partir de 2006, deu início à participação em um grupo de trabalho internacional, coordenado pelo Norwegian research institute for studies in innovation, research, and education (NIFU STEP) e pelo Centre for Post-Compulsory Education and Lifelong Learning (CPELL ), de Melbourne/Austrália, com o objetivo de examinar a formação educacional voltada a jovens de 16 a 20 anos. Em consonância com essa investigação, passou a coordenar o projeto Observatório da Educação profissional no Brasil e evasão escolar , a partir do final de 2006, o qual conta com o apoio da CAPES e do CNPq.

SÉRGIO EDUARDO MONTES CASTANHO - UNICAMP
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1964), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993), ambos na área de Filosofia e História da Educação. Atualmente é avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e professor assistente doutor da Universidade Estadual de Campinas, lecionando História da Educação. É pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas História, Educação e Sociedade no Brasil - HISTEDBR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História cultural e história da educação, Formação de professores nos períodos colonial, imperial e republicano no Brasil, Educação e trabalho na Colônia e no Império no Brasil e Teoria da História e história da educação. É titular do IHGGC - Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas e da Academia Campinense de Letras.

SILVIO ANCISAR SÁNCHEZ GAMBOA - UNICAMP
Graduação em Filosofia pela Universidade de San Buaventura (1973). Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1982). Doutorado em Educação pela UNICAMP(1987) e Livre docência em Filosofia da Educação pela UNICAMP (2000), onde é Professor colaborador MS-5. Pesquisador visitante nas Universidades Nacional da Colômbia (UN), Católica de Chile (Campus Villa Rica), Estadual de Maringá, (UEM), Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor visitante da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO, Argentina). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando e publicando nos seguintes temas: fundamentos da educação, epistemologia das ciências da educação, pesquisa educacional, teorias da educação, teorias do conhecimento, pesquisa e epistemologia da educação física. Membro do GTT Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE (2003 a 2009). Secretário da Secretaria Paulista do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2007-2009).

SONIA MARIA VICENTE CARDOSO - PAIDEIA/UNICAMP
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Pós -Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino aprendizagem, cursos de graduação com ênfase em Medicina e Odontologia, Avaliação do desempenho do aluno, e ensino noturno.