Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
A “DEMOCRATIZAÇÃO” DO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS NEOLIBERAIS: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS PELA VIA DA INTERIORIZAÇÃO
Ana Paula Ribeiro de Sousa, Leonardo José Pinho Coimbra

Última alteração: 2016-06-02

Resumo

Análise do processo de expansão das instituições federais de ensino superior induzida nos últimos anos pela reforma do ensino superior em curso, com destaque para a vigência do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, no período de 2007-2012. Toma-se como objeto empírico o processo de expansão da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, com destaque ao intenso movimento de interiorização desta IES a partir da adesão da mesma ao REUNI. Discute-se as condições e os impactos da atual expansão quantitativa da universidade sobre a suposta “democratização” do acesso ao ensino superior, especialmente através do processo de interiorização. Utiliza-se como categorias de análise a historicidade das políticas educacionais, evidenciando sua inserção na totalidade histórica, donde apreende-se a contradição entre o discurso da suposta “democratização” do ensino superior e as bases econômicas, sociais, políticas e culturais que sustentam os pressupostos da reforma do ensino superior em curso, que significam um aprofundamento da lógica neoliberal no âmbito das políticas educacionais. Foram utilizadas fontes bibliográficas e estatísticas, além dados compilados em outros estudos sobre o tema para efeito de análise comparativa. O presente estudo ainda não apresenta resultados conclusivos, apenas as questões preliminares que permeiam a investigação atual em torno das políticas educacionais voltadas para o ensino superior no Brasil.

reforma do ensino superior; REUNI; Expansão; Interiorização.

Texto completo: PDF