Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
FOTOGRAFIAS DE ESCOLAS: FONTES PARA UMA HISTÓRIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO DE IGUAÇU (1933)
Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra

Última alteração: 2016-06-09

Resumo

A partir do resultado de pesquisa acerca dos processos de escolarização em Iguaçu (1916-1933), município do estado do Rio de Janeiro, apresentamos uma análise sobre as possibilidades de contextualização das origens sociais dos alunos e docentes que aparecem num conjunto de fotografias de escolas, encomendadas pelo prefeito, por ocasião da comemoração do centenário do município, em 1933. A
distribuição espacial das escolas é investigada à luz das funções econômicas destinadas às distintas paisagens do munícipio, posto que as funções da escola também são compreendidas como partícipes de um projeto político de hegemonia de setores daquela sociedade local em correlação com projetos estaduais e nacionais. As fotografias são examinadas em confluência com a historiografia acadêmica existente sobre a região da Baixada Fluminense. Os resultados da pesquisa buscam diminuir a lacuna de estudos sobre história da educação local no estado do Rio de Janeiro, posto que a maior parte dos estudos trata da cidade do Rio de Janeiro, em diferentes períodos históricos.

Iguaçu; fotografia; escolas.

Texto completo: PDF