Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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ESCOLAS POLIVALENTES NA DITADURA CIVIL MILITAR: MARCO NO MODELO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE OU INSTRUMENTOS DE PROPAGANDA DO REGIME?: O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO POLIVALENTE DE ITUIUTABA-MG (1974-1985)
Genis Alves Pereira de Lima, Sauloéber Társio de Souza

Última alteração: 2016-06-26

Resumo


Este texto apresenta resultados da pesquisa em torno da história da Escola Estadual "Antônio de Souza Martins" - o Polivalente, na cidade de Ituiutaba-MG, no período que abrange os anos de 1974 a 1985, e parte da observação do contexto de sua criação legal, no período da Ditadura Civil-Militar, sendo este o fator da implantação desse tipo de escola em nosso país. Tem como objetivo destacar processos históricos que deixaram marcos em nossa sociedade, na vida dos atores que participaram das vivências neste âmbito escolar, valorizando a identidade da instituição, bem como os conhecimentos gerados para o campo da história da educação de nosso país e da região em específico. É fato que o Brasil no contexto da Ditadura Civil-Militar, encontrava-se sob influências internacionais que contribuíram para o seguimento de novos paradigmas ideológicos; neste sentido a educação também foi articulada como um mecanismo importante para o alcance das novas propostas educacionais ligadas ao setor industrial, com ênfase ao ensino técnico profissionalizante, forçando um alinhamento do país à nova ordem econômica imposta pelo capitalismo monopolista. As escolas Polivalentes surgem em meio a essa vertente pedagógica, tendo como principal característica serem as precursoras da implantação do modelo educativo tecnicista do regime, o qual se baseou nas relações entre o Brasil e Estados Unidos, por meio de acordos entre MEC/ USAID (Ministério da Educação e Cultura/ United States Agency of International Developmetn). Metodologicamente o estudo se pautou por pesquisas bibliográfica, documentais e iconográficas e entrevistas com ex-gestores, ex-alunos e ex-professores que tiveram participação em meio as vivências e experiências da referida instituição. A escola Polivalente de Ituiutaba-MG, desde sua criação, contou com boa infraestrutura diferenciando-se das demais escolas públicas criadas anteriormente, marcadas pela precariedade de suas instalações, contou, portanto, com condições boas para efetivar, desde sua criação, práticas norteadoras de uma formação pautada na qualidade do ensino ofertada aos seus alunos, desenvolvendo trabalho integrado entre o ensino regular e o técnico, este último representava pequena parcela da carga horária curricular, o que permite afirmar que a ambição profissionalizante dessas escolas não foi exitosa, nesse quesito, como pretendia o governo civil-militar.

Palavras-chave


Instituições Escolares; Escolas Polivalentes; Ditadura Civil-Militar; Ensino Profissionalizante.

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