Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
“PELA PROMOÇÃO DA BOA EDUCAÇÃO” PADRE RAPHAEL MARIA GALANTI: AUTOR DE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
Ligia Bahia Mendonça

Última alteração: 2016-07-06

Resumo

Busco neste artigo refletir sobre a apropriação da escrita de padre Raphael Maria Galanti, com intuito de perceber como os autores operam com sua escrita, bem como a escrita do padre. O sacerdote italiano que se dedicou a Companhia de Jesus, desde 1860 até 1917 – data do seu falecimento – foi sócio e correspondente de vários Institutos Brasileiros e autor de livros didáticos. Para este artigo elegeremos os livros de História, que foram escritos, entre 1895 e 1913. Partindo da História dos Intelectuais abordamos a rede de sociabilidade, experiências e trajetórias vividas pelo padre. Consideramos ainda, o relevante crescimento da História do livro didático no campo da Historiografia da Educação, a partir daí fazemos uma análise de estudos que destacaram autores contemporâneos de Galanti, que ora se apropriaram, ora criticaram a escrita do padre. Finalmente, buscamos a partir da operação historiográfica, que Galanti expôs no seu livro, explorar as especificidades de sua escrita em consonância com seu tempo.

Intelectual; padre Raphael Maria Galanti; livro didático.

Texto completo: PDF