Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
OS REFLEXOS DA DITADURA CIVIL- MILITAR NO COTIDIANO E NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO GRUPO ESCOLAR CÔNEGO ÂNGELO (1964- 1985)
Talita Costa Alves, Sauloéber Tarsio de Souza

Última alteração: 2016-06-13

Resumo

Este estudo refere-se ao projeto de pesquisa de mestrado que está em desenvolvimento, procura refletir sobre as práticas educativas realizadas no precário processo de implantação e consolidação do Grupo Escolar Cônego Ângelo no município de Ituiutaba-MG, entre as décadas de 1960 a 1980. Desde o início, construiu-se a ideia de que esta escola fora criada para atender as classes sociais populares e marginalizadas de regiões periféricas da cidade.A investigação do seu processo de constituição e desenvolvimento remonta ao período marcado pela ditadura civil-militar, entre os anos de 1964 e 1985. No processo de fundamentação teórica, buscamos subsídios para nossas questões problematizadoras tais como: quais os principais interesses por detrás de sua criação? quem eram os alunos atendidos pela escola? e o corpo docente? quais as propostas educacionais da época? Foram realizadas leituras de artigos e livros que tratam do contexto educacional de criação da instituição escolar estudada (BUFFA; CUNHA; GERMANO; GÓES), além da análise das fontes compostas por livros de matrículas, algumas matérias jornalísticas, publicações oficiais e iconografia.Também nos apoiamos em fontes orais recorrendo a ex-alunos, ex-professores e ex-diretores para a realização de entrevistas, que trouxeram muitas informações sobre o cotidiano da instituição no período proposto.Os resultados mostraram que o Grupo Escolar Cônego Ângelo foi criado sem planejamento o que gerou dificuldades aos gestores, docentes e discentes, não tendo espaço adequado e próprio por muitos anos. Contudo, representou ao mesmo tempo, a oportunidade de escolarização dos filhos das classes populares que até então, estavam excluídas do sistema escolar.

Instituições Escolares; Grupo Escolar Cônego Ângelo; Ditadura Civil-Militar