Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte: 
UMA MINERVA MAIS CRASSA: A MODERNIDADE E O PROJETO DE FORMAÇÃO HUMANA COMENIANO
Marco Aurélio Gomes Oliveira, Mario Borges Netto, Carlos Alberto Lucena

Última alteração: 2016-07-07

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de formação humana comeniano expressa na sua obra-prima A Didáctica Magna. A primeira parte do texto constitui-se num panorama histórico do contexto social vivenciado pelo pensador durante os séculos XVI e XVII, no que diz respeito aos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. Em seguida, apresentamos a concepção de homem, educação e infância em Coménio e sua ligação com o projeto social almejado pelo mesmo, portanto, evidenciando as influências filosóficas, políticas e econômicas que marcaram o período de transição entre a Idade Média e a Modernidade. Por fim, apresentamos as nossas considerações finais e salientamos a importância de pensarmos a infância como uma categoria social vista sob os diversos aspectos sociais (econômico, político, cultural e social).


Palavras-chave


Coménio; Educação; Modernidade; Formação Humana.

Texto completo: PDF