Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

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O PÚBLICO E O PRIVADO NO NOVO PNE (2014-2024): APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR
Lalo Watanabe Minto

Última alteração: 2016-05-20

Resumo


O estudo trata de algumas das principais tendências para a educação superior no Plano Nacional de Educação (PNE - Lei nº 13.005, de 24/06/2014), enfatizando a dimensão dos conflitos entre os setores público e privado. Adota-se como procedimento a análise do texto final da Lei do PNE e de seu anexo. Público e privado não são tomados como esferas autônomas e pré-determinadas, mas examinados em função dos conflitos sociais, políticos e econômicos que, no âmbito do ensino superior, expressam disputas em torno de interesses de classe e de visões de mundo antagônicas. Nesse sentido, aponta-se que, a despeito das resistências e mobilizações ocorridas durante as conferências municipais, estaduais e nacional, âmbito em que se debateu e elaborou a proposta inicial, no conteúdo do novo PNE prevalecem os interesses privados no ensino superior, conforme tendências consolidadas sobretudo nas últimas duas décadas.


Palavras-chave


Plano Nacional de Educação; Ensino superior; Público-privado.

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