Sistema de Submissão de Trabalhos, X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ED

Tamanho da fonte:
A CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS ESCOLARES DE NOSSA SENHORA DA ALEMANHA AOS ESTADOS UNIDOS SÉCULOS XVIII E XIX: PRIMEIROS APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO PRIMÁRIO
Moacir da Costa Belliato, André Paulo Castanha

Última alteração: 2016-06-27

Resumo

O presente texto objetiva reconstituir historicamente a caminhada da Congregação das Irmãs Escolares que surgiu a partir do desejo de Carolina Gerhardinger e orientado por sacerdotes que foram durante sua trajetória acadêmica seus conselheiros espirituais. Estes sacerdotes influenciaram diretamente Carolina na criação desta instituição educacional, que a partir do século XIX, transformou pelo itinerário educacional rigoroso e disciplinado a vida de milhares de meninas europeias e americanas. Enquanto os poderes públicos estatais machistas não cumpriam com suas obrigações frente aos direitos basilares de uma educação de qualidade, as religiosas da Congregação das Irmãs Escolares demonstraram que outro mundo era possível. Isto aconteceria apenas quando houvesse vontade política e o ser humano passasse a ser visto como gente e não meramente como peças de uma enorme engrenagem movida pelo sistema capitalista opressor e explorador. Para tanto, utilizamos fontes bibliográficas que caracterizam essa trajetória de acontecimentos antes e depois da fundação da Congregação e o ensino na Alemanha, Europa e Estados Unidos. Alguns autores são próprios da Congregação como Nelson, Oesthel, Dix e Arns. As bibliografias foram articuladas de tal forma que facilitasse a compreensão dos acontecimentos que permearam a época histórica. A articulação das bibliografias nos permitiu a aproximação com questões políticas, sociais e religiosas específicas da época. O contexto do qual Carolina fez parte foi palco de grandes conflitos. Estes eram impulsionados por grandes interesses políticos e sociais movidos por forças antagônicas que combatiam veementemente os interesses do Sacro Império Romano na Alemanha tendo como religião oficial o catolicismo. Constatamos que o período em que viveu Carolina foi antecedido por cinco épocas distintas que necessariamente precisaram ser levadas em consideração para compreendermos que esta história nada mais foi que resultado de uma sequência ou consequência de vários acontecimentos dentro das exigências de seu tempo. Entenderemos que muitas vezes são nos momentos de tensões e conflitos que surgiram projetos educacionais ousados capazes de responderem às necessidades de seu tempo. Veremos que o contexto em que viveu Carolina foi o de grande instabilidade e guerras constantes. Com a Revolução Industrial, apesar de muitos benefícios que esta proporcionou, a população europeia precisou também arcar com as consequências desastrosas das contradições e impactos prejudiciais na vida de muitos a começar pela divisão de classes. Desta forma, ficou evidente a abundância para a burguesia e a miséria para a grande maioria da população de modo geral. O surgimento da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora naquele contexto de barbárie social se tornou um ato profético silencioso em meio a tanta miséria humana e intelectual. Veremos nitidamente que através da disseminação e da manutenção de projetos educacionais ousados a exemplo da Congregação das Irmãs na Alemanha, a realidade social das pessoas pode mudar para melhor. Isto se evidenciará para além das fronteiras da Alemanha se espalhando pela Europa e Estados Unidos a partir da chegada das Irmãs no ano de 1847. Assim, concluímos dizendo que o projeto educacional das Irmãs Escolares de Nossa Senhora funcionou na Alemanha e da mesma forma em várias cidades nos Estados Unidos. Os resultados positivos se deram, devido à grande força de vontade e determinação de Madre Teresa bem como de suas colaboradoras que movidas por uma inspiração divina, se dedicaram totalmente pela causa da educação de qualidade tendo em vista a dignidade e a promoção humana das meninas europeias e americanas.

Palavras-chave

Palavras-chave: Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora; Educação de Meninas na Alemanha; Estados Unidos.

Texto completo: PDF